Questões de Concursos: Professor de Biologia

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Biologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q383290 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências.

A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é:

2 Q386122 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

Os estuários e mangues possuem solos com baixa quantidade de gás oxigênio e por isso a vegetação apresenta adaptações que permitem sua sobrevivência. Os manguezais apresentam características muito específicas que condicionam a presença de um pequeno número de espécies de vegetais. Um estudante fez as afirmações abaixo sobre as adaptações presentes em plantas dos manguezais.

I. As chamadas raízes suporte são projeções do caule que ampliam a área de sustentação das plantas permitindo a fixação em solos lamacentos.

II. Os pneumatóforos são estruturas do sistema radicular que crescem para fora do solo permitindo uma aeração adequada das raízes.

III. As raízes suporte e pneumatóforos contribuem para o aumento dos sedimentos que chegam aos rios e canais dos estuários

Está correto o que se afirma APENAS em

3 Q386848 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

Após uma refeição, a glicemia aumenta devido à absorção da glicose no intestino delgado. A homeostase da glicemia precisa do transporte da glicose para o interior das células do organismo, o que depende da liberação de insulina pelas células beta do pâncreas.

As moléculas do hormônio interagem com canais proteicos na membrana das células provocando a sua abertura e, consequentemente, a entrada da glicose.

O controle da glicemia descrito depende de qual tipo de transporte de membrana?

4 Q382972 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,

5 Q383082 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

O sistema sanguíneo ABO em humanos é constituído por três alelos, entre os quais IA e IB são codominantes entre si e dominantes em relação ao alelo i. Uma mulher do tipo A deu à luz um bebê do tipo O. Os fenótipos do pai podem ser:

6 Q384564 | Biologia, Taxonomia, Professor de Biologia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

As categorias taxonômicas integram um sistema de classificação hierárquica proposto no ano de 1735 pelo botânico sueco Karl Von Linnée. Esse sistema agrupa os seres vivos de acordo com suas semelhanças e os separa de acordo com suas diferenças. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, na qual o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie.

7 Q386240 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN

Em relação ao tecido conjuntivo, é correto afirmar:

8 Q386265 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo que pode ser utilizado após o ato sexual desprotegido, para impedir uma gravidez indesejada. Esse medicamento

10 Q385086 | Biologia, Zoologia Vertebrados, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

As funções dos anexos embrionários dos vertebrados: saco vitelínico, âmnio (líquido e cavidade), cório e alantoide são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.