Questões de Concursos: Professor de Ciências Físicas Biológicas

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Ciências Físicas Biológicas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q901801 | Biologia, A química da vida, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

As reações exergônicas têm um ΔG negativo (desprendem energia livre) e são espontâneas. Já as reações endergônicas, têm um ΔG positivo (requerem energia livre) e não são espontâneas.
Nas reações celulares citadas abaixo, as que forem exergônicas ponha 1, e para reações endergônicas ponha 2, em seguida, assinale a alternativa que contempla a sequência correta de cima para baixo:

( ) Respiração Celular. ( ) Hidrólise do ATP. ( ) Fotossíntese. ( ) Fermentação. ( ) Síntese de Proteínas.

2 Q901811 | Biologia, Classificação biológica, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

[...] ”Muitos biólogos renomados ridicularizaram o trabalho de Woese. Em 1998, o biólogo Ernst Mayr escreveu um artigo sobre ele impregnado de desdém professoral, entendendo a história de maneira completamente errada. Woese não estava contestando a evolução, e sim a taxonomia. [...] Mas hoje, décadas depois, nós aceitamos, validamos e corroboramos sua teoria de modo que as arqueias agora são classificadas como um terceiro domínio distinto de criaturas vivas.”

MUKHERJEE, S. A Canção da Célula. São Paulo: Companhia das letras, 2023. (adaptado)

Quais moléculas Carl Woese utilizou para criar a categoria de domínio na classificação dos seres vivos?

3 Q901806 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a formação e a função de diferentes tipos de processos de endocitose em células?

4 Q901803 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Nos últimos anos, muitos setores da sociedade têm intensificado esforços para abordar as questões relacionadas ao meio ambiente. Em escolas, comunidades e empresas, têm sido promovidas atividades que visam aumentar a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis e o impacto das ações diárias sobre o planeta. Em contextos educacionais, os alunos participam de projetos que incluem a reciclagem de materiais e o cultivo de hortas, aprendendo a importância de reduzir o desperdício e conservar recursos. Nas empresas, são adotadas práticas para economizar energia e água, enquanto campanhas comunitárias incentivam a participação ativa em projetos de limpeza e preservação de áreas verdes. Esses esforços visam não apenas informar, mas também formar cidadãos que compreendam a relevância de suas escolhas e ações para o bem-estar do meio ambiente. O texto acima faz referência a:

5 Q901804 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

O Smog Londrino de 1952
O smog londrino de 1952, também conhecido como "Grande Smog", foi um evento ambiental devastador que ocorreu em Londres entre 5 e 8 de dezembro de 1952. Este episódio de poluição atmosférica teve um impacto significativo na saúde pública e na política ambiental da época. [...] Segundo medidas efetuadas na época, o teor de dióxido de enxofre no ar passou bruscamente de 0,07 – 0,23 a 1,34 – partes para 1 milhão, essa taxa sendo mesmo por vezes localmente muito superior. O smog foi responsável por uma crise de saúde pública, com estimativas de que cerca de 4.000 pessoas morreram devido a problemas respiratórios e complicações relacionadas à poluição do ar.

DORST, J. Antes que a natureza morra. São Paulo: Blücher, 1973. (adaptado)

Qual foi a principal causa do smog londrino de 1952?

6 Q901802 | Biologia, Sistema Reprodutor Humano, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Durante a reprodução humana, o homem libera o sêmen, que é uma suspensão heterogênea contendo células (espermatozoides), fluido seminal rico em frutose, secreção prostática que ajuda a neutralizar a acidez do trato reprodutivo feminino, secreção bulbouretral que promove a lubrificação da uretra e vitaminas.
Dentre os componentes do sêmen, qual é aquele que prevalece em maior quantidade?

7 Q901805 | Química, Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

[...] “O ouro puro é um metal muito usado na fabricação de joias. No entanto, ele é muito maleável, podendo deformar-se ou amassar-se com facilidade. Por isso, costuma ser misturado a outros metais, formando ligas. Para definir o teor de ouro em uma liga, foi criada a unidade chamada quilate. Um quilate equivale a 1/24 da liga em ouro. Assim, ouro 24 quilates é o ouro puro (100% ouro).”
LOPES, S. Viver Ciências 6. São Paulo: Moderna, 2021. (adaptado).

Se uma pequena barra metálica for feita de ouro 20 quilates e tiver a massa de 60 gramas, quantas gramas correspondem ao ouro?

8 Q901800 | Física, MCU, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Em física, existem vários tipos e categorias de movimentos. Um desses movimentos é o movimento curvilíneo, que pode ser de dois tipos principais:
Movimento Circular: uniforme e não uniforme.
Movimento Parabólico: movimento de um projétil sob a influência da gravidade.

Sobre os movimentos curvilíneos, assinale a alternativa correta:

9 Q901807 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Considerando as duas fases da fotossíntese — a fase clara e a fase escura (ou ciclo de Calvin) — por que um veneno que inibe o ciclo de Calvin também pode inibir as reações da fase clara?

10 Q901808 | Física, Dinâmica, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Para cada situação do cotidiano a seguir, ponha “1” para a 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia), “2” para a 2ª Lei de Newton (F = m . a) e “3” para a 3ª Lei de Newton (Lei da Ação e Reação):

( ) Quando um nadador empurra a água com suas mãos, ele se move para frente na piscina.

( ) Uma bola de futebol em repouso em um campo não começará a rolar sozinha. Ela permanecerá parada até que uma força externa, como um chute, a faça se mover.

( ) Quando um trem que está em movimento para repentinamente, os passageiros dentro do trem continuam a se mover para frente.

( ) Se você está levantando uma sacola de compras, a força que você aplica deve ser suficiente para superar a força da gravidade que atua sobre a sacola.


A ordem correta das respostas, de cima para baixo, é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.