Questões de Concursos: Professor de Educação Artística

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Artística de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q324228 | Pedagogia, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

“A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação de objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros”. (Beauchamp,2007)

Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação

3 Q321797 | Pedagogia, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Para Paulo Freire (1997), “não há docência sem discência”. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige

4 Q318831 | Artes Cênicas, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sobre o Teatro e a sua origem assinale a alternativa incorreta:

5 Q809041 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Conforme a LDB (Lei nº 9394/96), artigo 32, o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo

6 Q322119 | Pedagogia, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Sobre a Pedagogia Tradicional, analise as seguintes assertivas:

I. A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.

II. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria.

III. O aluno é sujeito da aprendizagem, constrói e articula conhecimentos a partir de seu contexto.

IV. A matéria de ensino é tratada interdisciplinarmente, através de problemas reais da sociedade e da vida dos alunos.

Quais estão corretas?

7 Q810374 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

De acordo com a LDB (Lei nº 9394/96), são Disposições Gerais da Educação Básica:

I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

II. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

III. A educação física e a educação artística, integradas à proposta pedagógica da escola, são componentes curriculares obrigatórios no ensino fundamental e facultativos no ensino médio.

Quais estão corretas?

8 Q327007 | Pedagogia, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

“É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.” (Libâneo,1994)

O trecho acima descreve

9 Q321557 | Pedagogia, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

São características dos centros de interesse elaborados por Ovide Decroly, EXCETO:

10 Q320116 | Pedagogia, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

“O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o risco de ilusão e de erro.” (Morin, 2000) Sobre as incertezas do conhecimento, Edgar Morin faz as seguintes considerações:

I. A consciência do caráter incerto do ato cognitivo constitui a oportunidade de chegar ao conhecimento pertinente.

II. É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões.

III. É tarefa das ciências físicas e biológicas acabarem com as incertezas do conhecimento e instaurar o conhecimento pertinente.

Quais estão corretas?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.