Questões de Concursos: Professor de Educação Básica II

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Básica II de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q329113 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a mediação do professor no processo de construção da escrita, assinale a alternativa correta.

2 Q318994 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à psicogênese da língua escrita, é correto afirmar que

I. são estudos experimentais que envolvem crianças de diversos meios sociais em diferentes países, mas prevalecendo a base tradicional. II. retrata o papel ativo do sujeito no processo de elaboração individual da escrita. III. consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita constituída. IV. tem por objetivo explicar como se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança. É correto o que está contido em

3 Q328909 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A mediação do professor no processo de construção da escrita, em atividades que respeitem os conhecimentos prévios, os níveis de representação e faixa etária pressupõem

4 Q326354 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que

5 Q323088 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

No princípio, a ______________ era utilizada somente para o registro de informações importantes e era reservada a uma elite seleta. Nos dias de hoje seu papel é completamente __________ e é pré-requisito básico na formação do ser. O papel da _________ na formação do sujeito é muito mais profundo do que se pensa. É a porta de ___________ para a cultura, saber tecnológico, científico, erudito etc.

6 Q328901 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz por meio de textos ou discursos falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução: ação linguística entre sujeitos. Partindo desta concepção, uma proposta de ensino de língua deve

7 Q322350 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que

I. em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. II. os jogos permitem que a criança realize tudo que desejar. Quando entretido em um jogo, o indivíduo é quem quer ser, ordena o que quer ordenar, decide sem restrições. III. os jogos impõem o controle dos impulsos, a aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas. IV. os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente. É correto o que está contido em

8 Q327376 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O projeto educativo escolar fundamenta-se na ideia de organização da ação de modo _____________, conduzida pela intencionalidade e dominada pela capacidade de prever, antecipar, intervir e transformar em ____________ a situação desejada. O projeto educativo da escola é um documento de planificação da ação educativa, de amplitude integral, de duração de ___________ prazo e de natureza geral e estratégica.

9 Q320965 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.

( ) As atividades lúdicas estimulam a desatenção, a desconcentração e a imaginação e, por consequência, contribui para que o aluno fique mais agitado. ( ) Os jogos e as brincadeiras, no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, podem incorporar valores morais e culturais, nos quais as atividades estimulam a promoção da autoimagem, a autoestima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição de um sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos. ( ) Há algum tempo o brincar era valorizado, mas destituído de valor educativo. Com o passar do tempo, houve uma mudança na forma como o brincar tem a sua importância no processo de desenvolvimento de uma criança, mas apenar após algumas etapas já superadas, como as atividades de cópia.

10 Q320782 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação ao processo avaliativo, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.