Questões de Concursos: Professor de Educação Básica III

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Básica III de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q335988 | Matemática, Prismas, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma piscina em forma de paralelepípedo reto-retângulo tem 35m de comprimento, 25m de largura e 3m de profundidade. Assinale a alternativa correta quanto à capacidade de litros desta piscina.

2 Q484609 | Geografia, Conferências e Tratados Ambientais, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Considerando a possibilidade de manter continuamente condições iguais de vida para a sociedade e gerações futuras em determinado ecossistema, tem-se que pensar em sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade necessariamente passa pelos limites dos recursos naturais que, administrando-os com eficiência, permite que o progresso material e o consumo sejam preservados. Estes recursos até então eram vistos como ilimitados. Na Agenda 21, sobre a disposição deste conceito, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna 1

1. Sustentabilidade política.

2. Sustentabilidade econômica.

3. Sustentabilidade ecológica.

4. Sustentabilidade ambiental. 5. Sustentabilidade social.

Coluna 2

( ) Base física do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção dos estoques dos recursos naturais, incorporados às atividades produtivas.

( ) Refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das agressões antrópicas.

( ) Refere-se ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. Para o caso de países com problemas de desigualdade e de inclusão social, implica a adoção de políticas distributivas e a universalização de atendimento a questões como saúde, educação, habitação e seguridade social.

( ) Refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.

( ) Refere-se a uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos do investimento público e privado. Implica a avaliação da eficiência por processos macrossociais.

3 Q484175 | Geografia, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As diferenças dos lugares são naturais e históricos, a variação da sua organização espacial é resultado da acumulação desigual de tempo. Sua organização é a combinação de variáveis sob uma articulação de elementos naturais e processos históricos o que produz um espaço modernizado, mas que não a atinge por inteiro, obedecendo à lógica do capital e não aos interesses do homem e sociedade. Essa afirmação define claramente a

4 Q331942 | Matemática, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano, analise as assertivas abaixo.

I. As grandezas e as medidas estão presentes em quase todas as atividades realizadas pela sociedade, dessa forma, desempenham papel importante no currículo. II. Só é possível trabalhar com situações do cotidiano depois de os conhecimentos matemáticos envolvidos nessas situações terem sido amplamente estudados pelos alunos. III. Embora as situações do cotidiano sejam fundamentais para conferir significados a muitos conteúdos a serem estudados, é importante considerar que esses significados podem ser explorados com as questões internas da própria Matemática. É correto o que está contido em

5 Q336485 | Matemática, Geometria, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Durante a aula de matemática, o professor pediu aos seus alunos que calculassem o número de diagonais de um polígono convexo de n lados. Um dos alunos apresentou o seguinte raciocínio:

“Para resolvermos este problema, basta contarmos o número de segmentos de reta determinados pelos n vértices do polígono e subtrairmos o número de lados: C n,2 - n , onde C é combinação de n elementos agrupados de 2 em 2.”

Sobre o raciocínio do aluno, é possível afirmar que

6 Q351639 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A etimologia grega de teatro equivale a lugar onde se vê. De acordo com Sábato Magaldi (2003), no teatro dramático há três elementos essenciais: o ator, o texto e o público. O teatro não acontece sem a conjugação dessa tríade. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. A platéia dá significado ao espetáculo. É um grupo com o qual o ator está compartilhando uma experiência.

7 Q485236 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Há certas características do solo que podem ser vistas a olho nu ou facilmente percebidas pelo tato que são frequentemente utilizadas para a descrição de sua aparência no ambiente natural. Sobre as características ecologicamente importantes dos solos, assinale a alternativa correta.

8 Q483730 | Geografia, Conferências e Tratados Ambientais, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o texto abaixo para responder à questão 48.

Com o intuito de evitar o esgotamento da camada de ozônio, foram adotados dois acordos internacionais relativos à sua proteção. É importante esclarecer que a Camada de Ozônio cumpre um papel fundamental na preservação da vida na Terra, pois funciona como um filtro das radiações solares, impedindo que cheguem à superfície grandes quantidades de raios ultravioletas B, causadores de sérios prejuízos à saúde humana (câncer de pele, catarata, debilidade do sistema imunológico) e ao equilíbrio de ecossistemas. Várias evidências científicas demonstram que algumas substâncias químicas contendo Cloro (Cl) e Bromo (Br) produzidas pelo homem e liberadas para a atmosfera, em particular os clorofluorcarbonos (CFCs), halons tetracloreto de carbono metil clorofórmio, hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e brometo de metila, reagem com o ozônio (O3) estratosférico contribuindo para o seu esgotamento, ameaçando a vida no Planeta.

O texto acima está relacionado ao protocolo assinado para impedir a extinção da camada de ozônio. O protocolo a que se refere o texto é o

9 Q351718 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens. Na perspectiva de uma educação infantil pública e de qualidade para todos, favorecer o acesso das crianças às múltiplas formas de expressão artística tem como objetivo ampliar o seu universo cultural e suas possibilidades de compreender a realidade, e a instituição educativa é o único modo possível de as crianças terem acesso ao acervo cultural e artístico disponível.

10 Q483095 | Geografia, Cartografia, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre cartografia, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A representação gráfica é uma linguagem de comunicação visual monossêmica, de difuso significado, buscando uma observação eventual de relações que existem entre os signos com ambiguidades. ( ) Os fundamentos da cartografia temática estão relacionados à cartografia clássica. Tanto a topografia quanto a temática trata de visões do mundo historicamente sucessivas. ( ) A Cartografia temática ganha impulso no final do século XIX durante a fase conhecida como Imperialismo. Nesse momento, as grandes potências necessitavam de um inventário cartográfico preciso das regiões a serem conquistadas e exploradas. ( ) Nos dias de hoje, a Cartografia temática transformou-se em um Sistema de Informação Geográfica a fim de coletar, armazenar, recuperar, analisar e apresentar informações sobre os lugares, ao longo do tempo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.