Questões de Concursos: Professor de Educação Básica IV

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1 Q323969 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou

2 Q319771 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A avaliação pedagógica é um processo dinâmico que considera o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno. Portanto, o professor deverá criar estratégias avaliativas que

3 Q322034 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Encontro internacional significativo sobre a educação da pessoa com necessidades educacionais especiais, ocorrido em 1999, que teve repercussão também no Brasil, com a promulgação do Decreto nº 2.956/2001. Trata-se do(a)

4 Q319697 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um dos grandes desafios da escola pública, para receber o aluno com necessidades educacionais especiais, está relacionado com

5 Q326770 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os alunos com altas habilidades, ou superdotação, também precisam de estratégias específicas para desenvolver suas potencialidades. Entre essas estratégias, caberá ao professor

6 Q323995 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Atualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo

7 Q325453 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada

8 Q324434 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As adaptações curriculares de pequeno porte (não significativas) são as ações realizadas

9 Q320618 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As escolas podem criar, extraordinariamente, classes especiais para alunos que apresentem dificuldades acentuadas na aprendizagem. Aos alunos atendidos em classes especiais devem ter assegurados, entre outros,

I. professores especializados em educação especial. II. atividades da vida autônoma e social no turno inverso, quando necessário. III. organização de classes por necessidades educacionais especiais, dispensando adaptações nos elementos curriculares. É correto o que está contido em

10 Q324939 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No ano de 1854, foi criado pelo Imperador D. Pedro II, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (IMC). Esse Instituto foi um marco importante na história da Educação Especial no Brasil. O seu nome mudou e, atualmente, ele é conhecido como

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