Questões de Concursos: Professor de Educação Especial

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1 Q909357 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Dentro das políticas públicas de educação especial e inclusão escolar, o que caracteriza o Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

2 Q909361 | Pedagogia, Currículo e Diversidade, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Dentro do contexto de adaptação curricular, qual é uma estratégia eficaz para estudantes com dificuldades de mobilidade?

3 Q902407 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O desenho universal para a aprendizagem surgiu, inicialmente, na Carolina do Norte. Ron Mace arquiteto americano, usuário de cadeira de rodas e respirador artificial, criou o Universal Design, acreditando na ideia de que tudo que é projetado e utilizado precisa ser acessível a todos os indivíduos, sem distinção. É a acessibilidade plena. O ano de surgimento do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é:

4 Q902408 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Os sete princípios do desenho universal, visto que a educação especial na perspectiva da educação inclusiva: “busca identificar e remover barreiras promovendo a acessibilidade” (Kittel et al. 2022, p. 42), em todos os setores. Assinale a alternativa que indica estes princípios.

5 Q902404 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais. Em relação aos objetivos da referida Lei, entre outros, garante:

6 Q902409 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Professora, a Thaís está falando! Disse Maria Eduarda, de 4 anos, maravilhada com o tablet da colega em que, ao clicar, uma voz anunciava: “Quero brincar!” Todos da sala vieram “ouvir” Thaís, comunicar-se com ela! Naquele dia, a rodinha tratou de retomar com a turma os diferentes jeitos de se comunicar. E, digo a vocês, achei que eu iria ensinar algo, mas na verdade fui eu que aprendi. Independentemente da condição de Thaís, o momento relatado no trecho por uma professora interlocutora, chama atenção em um ponto, nesse contexto assinale a alternativa correta.

7 Q909360 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Qual adaptação curricular pode ser considerada para estudantes com dificuldades de aprendizagem significativas?

8 Q902402 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca das Diretrizes para Atendimento Educacional Especializado, a Resolução CNE/CEB 4/2009, em seu Art. 3º determina que a Educação Especial se realize em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional. O Art. 4º considera público-alvo do AEE:

9 Q902403 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e adolescentes que apresentam necessidades educacionais especiais. [...] Temos por objetivo compartilhar novos conceitos, informações e metodologias – no âmbito da gestão e também da relação pedagógica em todos os estudos brasileiros. (BRASIL, 2004, p.4). No que se refere ao texto, assinale a alternativa que corresponde aos princípios da Educação Inclusiva.

10 Q902410 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A ampliação do acesso dos estudantes da Educação Especial às escolas de ensino comum possibilitou uma mudança de foco, dando origem ao movimento de inclusão escolar. Na perspectiva da Educação Inclusiva, todos os estudantes, com ou sem deficiência, passaram a ser ensinados na mesma sala. Assim, as escolas vivem um constante desafio de reorganizarem-se, para atender aos estudantes e não o contrário. Surge então um trabalho de parceria entre o professor de ensino comum e o professor de Educação Especial, dividindo a responsabilidade do ensino, considerando as especificidades, os ritmos e os estilos de aprendizado, para favorecer o acesso e a aprendizagem de todos, inclusive dos alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). A partir das informações, assinale a alternativa que indica o nome deste trabalho.
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