Questões de Concursos Professor de Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1030410 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, a Educação Física ensinada no Brasil seguia modelos ginásticos europeus que, historicamente, influenciaram o contexto das práticas corporais nas escolas brasileiras. Um deles, em evidência nas décadas de 20 e 30, previa séries de exercícios que visavam a um movimento completo, contínuo e interessante para os alunos. A aula de ginástica era dividida em sessão preparatória, sessão propriamente dita e volta à calma, e como formas de trabalho propunha flexionamentos, exercícios mímicos e educativos, exercícios de aplicação, jogos, desportos individuais e coletivos.
Este foi o método conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1030411 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

O entendimento da evolução da Educação Física passa pela reflexão sobre o seu processo de constituição como componente curricular na história da escola moderna. Segundo Darido (2003), a Educação Física escolar brasileira teve seu início oficial em 1851, com a posterior promulgação de uma regulamentação na qual a ginástica fora considerada uma disciplina obrigatória na escola pública primária.
A legislação a que se refere o texto diz respeito à reforma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1030412 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Ao longo da história, a Educação Física passou por diversas transformações conceituais que deram origem a distintas propostas pedagógicas. No contexto brasileiro, estudiosos apontam que a Educação Física escolar foi influenciada por diferentes períodos históricos e ideológicos, culminando na identificação de cinco principais tendências.
Dessa forma, relacione as tendências pedagógicas com os seus respectivos conceitos e períodos históricos:
1. Popular. 2. Pedagogicista. 3. Higienista. 4. Esportivista. 5. Militarista.
( ) Até 1930 - bastante influenciada pela medicina e pela eugenia. Valorizava o desenvolvimento físico e moral.
( ) 1930 a 1945 - biologicista, baseava-se na necessidade de preparar futuros jovens para possíveis envios de tropas à guerra.
( ) 1945 a 1964 - buscava efetivar um caráter mais educacional à Educação Física. Aprimorou a relação aluno-professor.
( ) 1964 a 1985 - objetivava descobrir talentos esportivos, desenvolvendo a relação técnico-atleta na escola.
( ) 1985 aos dias atuais - entende a saúde como um conjunto de situações que vão além do biológico, incluindo o social, o cultural e o econômico. Surgem as abordagens pedagógicas.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1030413 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

A Psicomotricidade busca promover a formação integral do aluno, favorecendo o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores, ao longo das diversas fases da vida. No que se refere ao desenvolvimento psicomotor, diferentes autores destacam que a Psicomotricidade contribui para o desenvolvimento humano de forma complexa e integrada, considerando múltiplos fatores, que podem ser explorados durante as aulas de Educação Física, por meio de atividades corporais.
Dentre os fatores psicomotores, podem ser citados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1030414 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Grande parte de crianças e adolescentes com mais de 10 anos não atende às recomendações de diretrizes sobre atividades físicas. Este grupo precisa envolver-se em atividades físicas variadas e adequadas à idade, visando ao desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória e muscular, além do fortalecimento ósseo (ACSM, 2018). Assim, ao longo da vida escolar, deverão ser desenvolvidos hábitos saudáveis vinculados à prática de atividades físicas.
Sobre as recomendações para a realização de exercícios por essa população, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1030415 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Evidências na literatura científica indicam diferentes benefícios da prática regular de atividades físicas, assim como da realização de exercícios, para a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
A respeito dessa relação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1030416 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Diferentes estudos e posicionamentos oficiais de órgãos ligados à promoção da saúde relatam que a prática de exercícios de força traz benefícios significativos para a saúde e a qualidade de vida, indo muito além do desenvolvimento muscular e da estética.
Nesse sentido, é correto afirmar que a prática regular dos exercícios de força
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1030417 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Visando apoiar um aluno que busca a melhoria do seu desempenho em uma prova de corrida de 200m rasos, um professor de Educação Física prepara algumas orientações sobre exercícios voltados para esse fim.
Dentre as diferentes possibilidades de estruturação do programa de exercícios, em função das características da prova (intensidade e duração do esforço), o professor deve priorizar exercícios que maximizem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1030418 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Um dos fatores a ser monitorado durante a realização de exercícios voltados para a melhoria do condicionamento físico e desempenho é a intensidade do esforço dispendido. Alguns indicadores são sugeridos na literatura para auxiliar nesse controle, sendo a frequência cardíaca um deles.
Sobre o uso da frequência cardíaca durante o exercício, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Quando a frequência cardíaca máxima de uma pessoa é estimada por meio fórmulas preditivas baseadas na idade, o uso da frequência cardíaca como parâmetro para prescrição da intensidade relativa de exercícios pode gerar erros significativos.
( ) A frequência cardíaca de esforço de uma pessoa é influenciada por vários fatores não relacionados ao exercício, como estresse (estado emocional), desidratação, determinados medicamentos e temperatura e humidade ambiente.
( ) A frequência cardíaca é um indicador bastante preciso da intensidade de esforço de uma pessoa durante a realização de exercícios de força.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1030419 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Na Educação Física, os jogos podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características, objetivos e contextos. Além de aprimorar habilidades físicas, eles têm um papel fundamental no desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos, promovendo um aprendizado holístico e integrador.
A esse respeito, relacione os tipos de jogos apresentados com os seus respectivos conceitos:
1. Jogos recreativos. 2. Jogos cooperativos. 3. Jogos competitivos.
( ) Envolvem a colaboração entre os participantes para alcançar um objetivo comum.
( ) Envolvem disputas com regras claras, visando vencer ou superar adversários, podendo ser esportes tradicionais ou jogos adaptados.
( ) Envolvem atividades e brincadeiras orientadas com objetivos bem definidos e caráter lúdico.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1030420 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Ao preparar uma aula sobre voleibol, um professor de Educação Física decide abordar com os alunos, inicialmente, as regras do desporto.
Segundo as Regras Oficiais de Voleibol da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1030421 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Segundo as Regras Oficiais de Basquetebol da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), em uma partida, quando no julgamento de um árbitro há um contato desnecessário em um jogador em movimento ofensivo, causado por jogador defensor para parar a progressão da equipe atacante na transição, sem visar a bola e antes do início de um ato de arremesso, deve ser assinalada uma falta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1034286 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Durante uma aula de futsal, o professor apresenta aos alunos algumas regras do esporte. Com base nas normas oficiais adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1034287 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

A BNCC considera os jogos como um dos eixos estruturantes das práticas corporais, juntamente com outras unidades temáticas. Eles são reconhecidos como uma ferramenta pedagógica importante para o desenvolvimento integral dos alunos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os jogos são caracterizados, entre outros aspectos, pela criação e alteração de regras e pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente.
II. Os jogos ajudam a desenvolver competências como comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.
III. Os jogos simbólicos são utilizados como meio de promover o bem-estar, fortalecer habilidades motoras e estimular a superação de adversários.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1034288 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

A ginástica aeróbica tem como característica a prática vigorosa, contínua e ritmada de exercícios físicos, provocando o aumento do ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos dos praticantes. Durante a sua execução, um parâmetro importante a ser monitorado diz respeito ao nível de esforço que está sendo exigido do aluno em relação à sua capacidade máxima de se exercitar.
Este parâmetro do exercício diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1034289 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

No seu colégio, o professor de Educação Física recebeu a tarefa de organizar uma competição de queimada como parte das comemorações da semana de aniversário da instituição. Foram inscritos treze times para participar do evento. Tendo em vista o tempo disponível para as disputas, o sistema de competição escolhido pelo professor foi o de eliminatória simples.
Com base nesses dados, assinale a alternativa que indica corretamente quantos times ficarão isentos na primeira rodada e quantos jogos serão realizados até o final da competição, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1034290 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

A Educação Física escolar desempenha um papel crucial na promoção da inclusão, buscando atender às necessidades de todos os alunos. É essencial que todos participem e se desenvolvam, independentemente de suas habilidades ou limitações.
Sobre as práticas inclusivas na Educação Física, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1034291 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

De acordo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a avaliação é hoje compreendida pelos educadores como elemento integrador, entre a aprendizagem e o ensino, que envolve múltiplos aspectos. É uma ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos.
Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A autoavaliação é uma situação de aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar.
( ) A avaliação investigativa inicial que instrumentaliza o professor para por em prática seu planejamento de forma adequada às características de seus alunos é chamada de formativa.
( ) A observação sistemática é uma estratégia de avaliação que pode ser usada pelo professor, a qual implica no acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos ao longo de um período, utilizando para isso instrumentos para registro da evolução do desempenho.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1034292 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

A avaliação oferece ao professor subsídios valiosos para uma reflexão constante sobre sua prática pedagógica. Ela possibilita a criação de novos instrumentos de trabalho e a revisão de aspectos que precisam ser ajustados, aprimorados ou reconhecidos como adequados, favorecendo o processo de aprendizagem.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são critérios de avaliação nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1034293 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida têm impulsionado o aumento global de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Essas condições compartilham fatores de risco modificáveis, como inatividade física e obesidade. Nesse contexto, indicadores antropométricos, como o índice de conicidade, são fundamentais para identificar precocemente a obesidade abdominal, permitindo intervenções que promovam a saúde e a qualidade de vida, entre estas o exercício.
Para o cálculo do índice de conicidade são necessárias as seguintes medidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.