Questões de Concursos: Professor de Educação Física Secretaria da Educação

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Física Secretaria da Educação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q906881 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A prática da dança proporciona uma compreensão e uma aprendizagem que só podem ser alcançadas por meio da experiência corporal direta, que é inerente à própria atividade da dança. O ensino de dança na escola não deve fixar-se na formação de futuros bailarinos, mas se relacionar imediatamente com a vida dos alunos, como parte integrante da educação dos indivíduos. Deve ajudá-los a tomar consciência de suas potencialidades, aumentando sua capacidade de resposta e sua habilidade para se comunicarem.

Adaptado de HERNANDÉZ, M.M.S.; MORANDI, C.S.D.F. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2005.

Qual é a ênfase dada pelo texto ao papel do ensino de dança na escola?

2 Q906869 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Tanto os esportes convencionais quanto os adaptados desempenham papéis importantes, dependendo dos objetivos que queremos alcançar com nosso público. Em algumas situações, os esportes tradicionais são fundamentais, pois oferecem estímulo adicional, competições, a capacidade de medir o progresso por meio de resultados concretos e uma presença marcante na mídia. No entanto, para aqueles menos habilidosos, podem não ser tão cativantes.

Adaptado de LARIZZATTI, M.F. O que todo recreador precisa conhecer sobre o lazer. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2010.

Sobre o esporte adaptado, analise as sentenças a seguir:

I. Os mais habilidosos jogam.

II. Os meninos devem ser separados das meninas.

III. Todos podem participar, independente de ganhar ou perder.

IV. A ênfase não está na técnica e na tática, mas no entrosamento do grupo e na socialização.

Assinale a alternativa CORRETA:

3 Q906874 | Educação Física, Ginástica, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

As provas de ginástica artística podem ser disputadas com ou sem aparelhos. As provas de solo são disputadas por ambos os sexos, mas as provas disputadas em aparelhos variam de acordo com o sexo.

Assinale a alternativa abaixo que contém uma prova que não está incluída no rol das provas femininas

4 Q906873 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A ruptura do tendão calcâneo é mais comumente observada em atletas recreativos por volta dos 30 anos de idade e geralmente ocorre durante manobras de salto ou mudanças rápidas de direção, como as que acontecem nos esportes de basquete e tênis.

Adaptado de KARREN, K.J. Primeiros socorros para estudantes 10a ed..Barueri: Editora Manole, 2013.

Sobre os sinais e sintomas de uma ruptura do tendão calcâneo, analise as sentenças a seguir:

I. A vítima pode ouvir um estalo durante a lesão e ter a sensação de que levou um tiro na perna.

II. Um rompimento parcial causa apenas dor e limitação da amplitude de movimentos.

III. Se o rompimento for completo, a vítima também apresentará deformidade significativa.

IV. Ao apertar o músculo gastrocnêmio da vítima, se o tornozelo flexionar (teste de Thompsen), o rompimento é total.

Assinale a alternativa CORRETA:

5 Q906870 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na sala de aula, o professor de Educação Física deve incentivar discussões informais sobre jogos ou brincadeiras, onde os alunos verbalizam as partes do corpo envolvidas, os desafios enfrentados, as estratégias empregadas, entre outros aspectos, para conscientizar sobre as ações realizadas. Durante as aulas semanais, realizar atividades direcionadas para trabalhar uma parte específica do corpo, como mãos, pernas, cabeça, ombros, joelhos, cotovelos, entre outros.

Adaptado de REIS, S.M.G. Movimente-se: brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da coordenação motora. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O professor deve enfatizar o trabalho de conscientização de seu aluno acerca de seu próprio corpo.

PORQUE

II. Experiências pobres nesse sentido podem resultar em defasagens.

Assinale a alternativa CORRETA:

6 Q906867 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os jogos cooperativos têm suas raízes nos primórdios da história, quando membros das sociedades tribais se congregavam para festejar a existência coletiva. Eles simbolizam o surgimento de atividades recreativas que promovem a cooperação, evitando qualquer forma de violência, seja ela física ou psicológica.

Adaptado de CORREIA, M.M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O “jogo das cadeiras cooperativas” (que funciona como a tradicional e conhecida “dança das cadeiras”, só que com as cadeiras são retiradas, mas as pessoas continuam no jogo) é considerado um jogo cooperativo sem perdedores.

PORQUE

II. Na modalidade cooperativa da “dança das cadeiras” todos jogam juntos e vão sendo obrigados a dividir o espaço das cadeiras restantes, até que reste apenas uma.

Assinale a alternativa CORRETA:

7 Q906871 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na educação física, a observação da participação tem tido um papel importante na avaliação. Acredita-se que os professores de educação física poderiam ampliar as atitudes observadas procurando analisar outras, para além da participação. Durante as situações de aprendizagem, em jogos, esportes, ginásticas, conhecimento sobre o corpo, danças e lutas, os alunos são submetidos a inúmeros desafios. Não raro, eclodem conflitos nessas situações.

Adaptado de DARIDO, S.C.; SOUZA JÚNIOR, O.M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para avaliar os conteúdos atitudinais, conhecer aquilo que os alunos realmente valorizam e quais são as suas atitudes, é necessário que surjam situações de conflito.

PORQUE

II. O professor de educação física é dono de uma condição privilegiada para avaliar valores e atitudes, uma vez que os comportamentos tornam-se muito evidentes nas aulas pela natureza dos seus conteúdos e estratégias.

Assinale a alternativa CORRETA:

8 Q906865 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Movimentos harmoniosos normalmente produzem o resultado desejado desde que haja uma boa coordenação motora que, por sua vez, depende da maturação do sistema nervoso, o qual controla os movimentos, e de um ambiente estimulador.

Adaptado de REIS, S.M.G. Movimente-se: brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da coordenação motora. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Faça a associação correta entre os tipos de coordenação motora e suas precisões semânticas.

1. Coordenação motora grossa

2. Coordenação motora fina

3. Coordenação visomotora

4. Coordenação e memória auditiva

a. Capacidade de traduzir comandos verbais em movimentos, como seguir instruções verbais para realizar uma tarefa específica.

b. Coordenação dos grandes grupos musculares, envolvendo movimentos amplos e globais.

c. Sincronização dos movimentos do corpo, especialmente mãos e pés, com a visão.

d. Coordenação de pequenos grupos musculares, necessária para realizar habilidades manuais precisas, como escrever ou desenhar.

9 Q906866 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

No Brasil, durante os jogos dos povos indígenas, podemos testemunhar situações interessantes que refletem o esforço para manter as características distintivas dos jogos de várias etnias. De acordo com a perspectiva dos índios, "o que importa não é competir, mas sim celebrar". Por outro lado, há uma tendência à esportivização dos jogos indígenas pela Funai. Por exemplo, um grupo de índios foi convocado várias vezes pelo sistema de som para receber medalhas por uma vitória em uma prova de atletismo, porém, optaram por ignorar o chamado e a premiação em prol do almoço que os aguardava.

Adaptado de CORREIA, M.M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2022.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente como a perspectiva dos índios difere da abordagem da Funai em relação aos jogos indígenas:

10 Q906868 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Fraturas e luxações nos dedos são frequentes, sendo estes ossos os mais propensos a se quebrarem. Essas lesões são bastante observadas em esportes como futebol americano e ginástica olímpica, especialmente quando um atleta cai sobre a mão em uma posição desfavorável ou quando a bola impacta diretamente as pontas dos dedos.

Adaptado de KARREN, K.J. Primeiros socorros para estudantes 10a ed..Barueri: Editora Manole, 2013.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não representa um sinal ou sintoma comum de fratura ou luxação dos dedos da mão:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.