Questões de Concursos: Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q900085 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sobre as estratégias de ensino e o papel do professor como mediador no processo educativo, assinale V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as alternativas falsas:

1.(__) O papel do professor como mediador é facilitar a aprendizagem, ajudando os alunos a conectar novosconhecimentos com experiências e conhecimentos prévios.
2.(__) A abordagem behaviorista enfatiza a importância da prática repetitiva e da aplicação de reforços para a aquisição e retenção de conhecimento.
3.(__) As técnicas de mediação, como o uso de questionamentos e feedback, não têm impacto significativo no processo de aprendizagem, uma vez que o foco deve ser apenas na transmissão de conteúdo.
4.(__) As estratégias para a apropriação e elaboração de conceitos científicos incluem atividades práticas e experimentos que ajudam os alunos a entender e aplicar conceitos teóricos.

Marque a alternativa correta:

2 Q898117 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Segundo Emília Ferreiro (1985), o professor é a peça-chave para o desenvolvimento eficaz do aluno, diante da sua postura educadora e por ter consciência da importância do seu papel, onde a aprendizagem se dá estimulando o indivíduo, tornando-a prazerosa. Nesse contexto, ler e escrever passam a ser algo mais revolucionário e inovador. Neste sentido, qual é o papel que o professor exerce para o conhecimento do aluno?

3 Q900098 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A interdisciplinaridade possibilitou a existência de uma ligação entre as disciplinas e áreas do conhecimento. A metodologia criou pontes entre conceitos para aplicação em sala de aula e proporcionou um maior enriquecimento da aprendizagem dos alunos.
Acesse: https://horario.com.br/blog/o-papel-da -interdisciplinaridade-na-educacao/
Baseado no conceito acima, qual é a principal característica da interdisciplinaridade no contexto educacional?

4 Q898116 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº 9.394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil da educação básica ao ensino superior. A LDB é a mais importante lei brasileira que se refere à educação.
Acesse: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/direito/leis-diretrizes-bases-educacao-comentarios.htm

Com intuito de estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a formação dos profissionais da educação e outras providências, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) foi criada para:

5 Q900099 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Não aprendemos da mesma forma, cada um desenvolve suas estratégias de aprendizagem. Para ajudar o professor a orientar sua prática pedagógica, respeitando as subjetividades dos alunos com seus níveis, ritmos e suas singularidades, o professor precisa conhecer o modo como os alunos:

6 Q900091 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Com base no texto "As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo de ajudar o aluno a construir seu conhecimento", qual das seguintes afirmações melhor descreve uma estratégia eficaz de leitura no processo de ensino-aprendizagem?
Acesse: https://educador.brasilescola.uol.com.br/ estrategias-ensino

7 Q900096 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sendo o ramo da Matemática que generaliza a aritmética, qual é o foco principal do campo algébrico em termos de conceitos e aplicações?

8 Q898112 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

É de fundamental importância o planejamento de uma aula para que se atinja o êxito no processo de ensino - aprendizagem. Se o planejamento é importante para alcançar objetivos de uma aula, também no planejamento de uma aula, a definição clara de habilidades e objetivos de aprendizagem é fundamental para orientar o processo de ensino. Sobre a diferença entre habilidades e objetivos de aprendizagem, é correto afirmar que:

9 Q900090 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual é o princípio fundamental da Lei nº 8.069/90 (ECA) que estabelece a responsabilidade de diferentes entidades e órgãos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes?

10 Q900087 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Um professor está planejando uma unidade didática para o ensino fundamental sobre os temas de história e cultura local. Qual abordagem metodológica seria mais eficaz para engajar os alunos e garantir a compreensão dos conceitos, considerando a importância de contextualizar o aprendizado?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.