Questões de Concursos Públicos: Professor de História

Resolva online questões de Professor de História para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q42605 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

A conquista da América ocorre no contexto mais amplo de grandes transições na Europa. Na América, a existência de sociedades mais evoluídas, como os astecas e os incas, fez que o processo colonial levasse em conta as heranças de tais forças sociais, políticas e culturais anteriores à chegada dos colonos. A respeito de tais sociedades, assinale a opção correta.

2 Q31081 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

“A reflexão humanista colocou o homem no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos no mundo, era necessário que esses feitos fossem relatados como realizações humanas.”
(COLLINGWOOD. R. G. A ideia de história . Lisboa: Presença, [s.d.], p. 98.)

A partir da citação acima, com relação ao humanismo e ao renascimento, é correto dizer que:

3 Q31066 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a Missão Rondon, ambas do início do século XX, desempenharam importante papel na ocupação da área hoje pertencente ao estado de Rondônia. É correto afirmar que:

4 Q31061 | Informática, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

Após ter sido inserida uma imagem em uma planilha do Microsoft Office Excel 2007, a opção de menu que oferece ferramentas para manipular (adicionar ou alterar um efeito, por exemplo) essa imagem é:

5 Q42603 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

A história da Antiguidade Clássica é marcada por continuidades e descontinuidades em relação ao mundo diversificado da Antiguidade Oriental. Povos da Mesopotâmia e do Nilo demonstraram que o processo histórico que unia o Oriente e a África ao Mediterrâneo europeu não era estanque, isolado e sem comunicação com o que viria a ser a pujança de Grécia e Roma. A propósito da riqueza dos povos da Antiguidade Clássica e de suas heranças, assinale a opção correta.

6 Q31067 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

A ocupação territorial de Rondônia teve início no século XVIII, quando a Colônia portuguesa saiu à frente dos espanhóis para garantir o controle da região. O povoamento do território que se seguiu a partir daí NÃO teve como fator:

7 Q31077 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

“Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de escravos de origem africana, adeptos do Islã, saiu às ruas de Salvador e, durante mais de três horas, enfrentou tropas da cavalaria e milícias. Centenas de escravos e libertos participaram, cerca de setenta morreram e mais de quinhentos foram punidos com penas de morte, prisão, açoites e deportação.” (A Construção do Brasil . In: Revista Nossa História. São Paulo: Editora VeraCruz, 2006. p. 79).

O episódio ficou conhecido como:

8 Q42613 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

A globalização econômica dos dias atuais

9 Q31073 | Pedagogia, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

Quanto ao Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que ele:

10 Q31085 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB, Ensino Superior

“Todos os indicadores revelam que, em matéria de políticas sociais e trabalhistas, o governo do presidente Fernando Henrique foi um grande desastre, baseado no binômio Estado-Mínimo para o trabalhador e Estado-Máximo para o capital.”
(Mendonça, Sonia Regina de.A industrialização brasileira . São Paulo:Moderna, 2004. p. 126).

Entre as proposições abaixo, identifique aquela que melhor expressa a da Era FHC.