Considerando a complexidade do cotidiano escolar e sua
influência no desenvolvimento e aprendizagem dos
estudantes, a abordagem de Henri Wallon sobre a integração
entre os aspectos afetivos, cognitivos e motores surge como
um referencial teórico importante. Com base nessa
perspectiva, avalie as afirmativas a seguir no contexto de uma
escola que promove atividades lúdicas integradas ao currículo,
assinalando a CORRETA.
a) O envolvimento emocional dos estudantes durante
atividades lúdicas não influencia significativamente seu
engajamento ou desempenho acadêmico, sendo um aspecto
secundário no processo educacional.
b) As atividades lúdicas, ao focarem principalmente no
aspecto motor, têm impacto limitado no desenvolvimento
cognitivo dos estudantes, contribuindo apenas para a
melhoria da coordenação física.
c) Atividades lúdicas que integram desafios cognitivos,
interações sociais e expressão de emoções promovem uma
educação holística, alinhando-se com a teoria walloniana de
desenvolvimento integrado.
d) A valorização das atividades lúdicas no ambiente escolar,
embora possa enriquecer a experiência educacional, desvia o
foco dos objetivos curriculares essenciais, limitando o
desenvolvimento acadêmico.