Questões de Concursos: Professor de Matemática

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Matemática de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q328980 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

De acordo com o exposto e considerando a etnomatemática para o repensar o fazer pedagógico dos professores, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Matemática, neste enfoque, contempla o saber oriundo do cotidiano, a qual acredita que está imbuído de saberes e fazeres próprios da cultura.

II. Tem a pretensão de substituir a matemática acadêmica, que é absolutamente inútil na sociedade, considerando a educação multicultural como uma possibilidade a qual valoriza e reconhece como legítimo o saber matemático oriundo das diversas culturas.

III. Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática, promovendo o estudo a partir do mundo vivido/concreto para a análise dos conteúdos abstratos e a resolução de problemas que propiciam a compreensão e a constituição de saberes e alternativas para o contexto.

IV. O termo “etnomatemática” foi constituído por Ubiratan D’Ambrósio. Para compor a palavra “etnomatemática”, utilizam?se as raízes “tica”, “matema” e “etno” para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).

Estão corretas as afirmativas

2 Q40731 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

A organização didática da aula, como ação colaborativa, pressupõe:

3 Q40727 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Identifique a metodologia segundo a qual o grande trabalho do professor se concentra na apresentação, a mais clara e precisa possível, do objeto de estudo, procurando trazer para os alunos os elementos mais importantes para a compreensão desse objeto, recuperando o conhecimento acumulado pela humanidade.

4 Q339743 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

Em uma gaveta há 5 pares de meias pretas, 7 pares de meias vermelhas e 10 pares de meias brancas. O número mínimo de pares de meias que precisam ser retirados da gaveta, sem que se veja a cor, para que certamente sejam retirados pelo menos três pares de meias de cores diferentes é

6 Q40734 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Dentre os objetivos gerais para o Ensino Fundamental que constam nos PCN de Matemática, encontram-se os seguintes itens, EXCETO

7 Q40719 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

A didática crítica considera a realidade e a necessidade de sua articulação com a prática social global, enquanto pressuposto e finalidade dos processos de ensino e de educação. Considerando essa formulação é correto afirmar, EXCETO, que:

8 Q40710 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Dois relógios de ponteiros estão desregulados. Um deles atrasa 5 minutos a cada hora, enquanto o outro adianta 10 minutos a cada hora. Se num determinado instante os dois relógios marcaram a mesma hora, após quanto tempo eles marcarão a mesma hora novamente?

9 Q40713 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

Quatro torneiras iguais enchem um tanque de 200 litros em 1 hora. Em quanto tempo 8 dessas torneiras encheriam 3 tanques de 300 litros?

10 Q40728 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB

A pedagogia sociocultural é aquela que estabelece a relação objetivo-conteúdo-método, estabelecendo
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.