Questões de Concursos: Professor de Séries Iniciais

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Séries Iniciais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q318998 | Pedagogia, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de compreender os sinais +, - , ÷, ×, pode sinalizar:

2 Q321687 | Pedagogia, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Numa avaliação de aprendizagem de Matemática cujo tema é “GRANDEZAS E MEDIDAS”, a que descritor podemos relacionar esse tema do Ensino Fundamental?

3 Q321317 | Pedagogia, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Considerando a “oralidade” no Ensino Fundamental, “expandir capacidades pertinentes ao reconhecimento e ao uso de gêneros orais diversos: leitura em voz alta, dramatizações, debates, palestras, entrevistas, júris simulados, cerimônias, entre outros” é uma capacidade que pode ser corretamente associada à seguinte meta no processo de escolarização:

4 Q322544 | Pedagogia, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Na aprendizagem de estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental é comum notar o “surgimento dos problemas de ortografia, pois a criança ainda não se apropriou das regras ortográficas convencionais”. Essa característica pode ser corretamente vinculada a que fase da construção da escrita?

5 Q320989 | Pedagogia, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

No Ensino Fundamental, que tipo de habilidade pode ser associado ao fato de um estudante “utilizar cálculos numéricos para resolver questões apresentadas pela realidade”?

6 Q325966 | Pedagogia, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da “interação com a variedade de formas do código alfabético”. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?

7 Q323718 | Pedagogia, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

No ensino da língua portuguesa é importante avaliar a aprendizagem dos alunos quanto à “relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido”. Nesse sentido, a que descritor esse tópico pode corretamente ser associado?

8 Q326343 | Pedagogia, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da promoção de “leitura de textos grandes e pequenos de vários gêneros e suportes”. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?

9 Q327662 | Pedagogia, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

No processo de alfabetização, alguns estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades. Geralmente “não inferem informações que estão explícitas ou implícitas no texto”. Para reorganizar o ensino diante da dificuldade apresentada, é adequado propor a seguinte atividade:

10 Q880515 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Sobre avaliação como parte integrante do currículo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Assegurar tempos e espaços de reposição dos conteúdos curriculares, ao longo do ano letivo, aos alunos com frequência insuficiente, evitando, sempre que possível, a retenção por faltas.

II. Possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com defasagem idade-série.

III. Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.

IV. Prover, de maneira facultativa, períodos de recuperação, de preferência após o período letivo.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.