Início Questões de Concursos Professor do Ensino Técnico Resolva questões de Professor do Ensino Técnico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor do Ensino Técnico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q320223 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABNa teoria de Piaget, características como preponderância do pensamento lógico, objetivo, menos egocêntrico, reversível, com capacidade de compreensão da noção de conservação e, entretanto, condicionado ainda a observação para atingir a compreensão, pertencem à etapa do desenvolvimento cognitivo denominada: ✂️ a) operatório-formal. ✂️ b) sensório-motora. ✂️ c) pré-operatória. ✂️ d) operatório-motora. ✂️ e) operatório-concreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q324809 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABNos últimos anos, uma modalidade de bullying relativamente nova que ganha espaço nas discussões sobre o tema é o cyberbullying. Essa modalidade possibilita mais facilmente a realização das agressões de forma: ✂️ a) física e esporádica. ✂️ b) anônima e indireta. ✂️ c) pontual e verbal. ✂️ d) consensual e direta. ✂️ e) frequente e corretiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q319789 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABSobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise da postura do educador diante dos erros observados nas tarefas mais sérias do que estudos sobre elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse fragmento, a autora expressa que a forma como se observa o erro do aluno é mais relevante do que o estudo de métodos para a construção de exercícios. Emuma visão construtivista do erro é: ✂️ a) mais importante analisar se o aluno seguiu com exatidão o comando dado para a resolução do exercício. ✂️ b) preciso orientar o aluno a resolver as atividades utilizando como parâmetro a expectativa do docente para o resultado. ✂️ c) indicado que o docente garanta a precisão dos resultados, privilegiando atividades objetivas que não suscitem dúvidas maiores nos alunos. ✂️ d) importante estudar as dificuldades dos alunos na realização das tarefas, pensando em como esses compreendem o que foi proposto. ✂️ e) esperado que os docentes auxiliem os alunos a uniformizarem as respostas, evitando a subjetividade nos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q320920 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABA tendência pedagógica liberal que possui a finalidade de subordinar a educação à demanda social de recursos humanos, ou seja, possui como filosofia o desenvolvimento econômico através da qualificação de mão de obra, conceitua-se como: ✂️ a) renovada não diretiva. ✂️ b) crítico-social. ✂️ c) tecnicista. ✂️ d) progressista ✂️ e) libertária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q324427 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABO pensamento filosófico referente à relação educação e sociedade expressa três tendências básicas. Uma dessas tendências possui uma visão crítica da educação e a entende como elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. Entretanto, não traça um modo de agir para a educação intervir na sociedade. Essa referida tendência filosófico-política compreende a educação como: ✂️ a) reprodução. ✂️ b) mediação. ✂️ c) redenção. ✂️ d) democratização. ✂️ e) transformação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q373151 | Português, Texto, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABSobre a construção do texto de Umberto Eco, leia as afirmativas. I. A coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas e se manifesta na organização sequencial do texto. II. A coesão textual é sintática e gramatical, mas também semântica, pois, os mecanismos coesivos se baseiam na relação entre os elementos do texto. III. A coesão do texto possibilita a manutenção temática e os encadeamentos realizados. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q319787 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABAatuação docente é um diferencial fundamental para propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa. Uma das atitudes que o docente deve tomar e que contribuem para esse fim é: ✂️ a) trabalhar a ancoragem evitando que ela influencie nos organizadores prévios. ✂️ b) identificar quais subsunçores são relevantes para a nova aprendizagem. ✂️ c) diagnosticar os subsunçores, ou seja, o que o aluno ainda não sabe. ✂️ d) reconhecer quais são as dificuldades dos alunos e evitar exercitá-las para prevenir desgastes. ✂️ e) hierarquizar o conteúdo partindo do mais complexo e ainda desconhecido para o aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q324480 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABHá uma distinção estabelecida entre vários níveis de currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal, pode-se afirmar corretamente que: ✂️ a) é oriundo da prática docente. ✂️ b) não se expressa no planejamento. ✂️ c) é isento de intencionalidade sociopolítica. ✂️ d) é a efetivação prática do que foi planejado. ✂️ e) são diretrizes normativas prescritas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q323573 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABNo projeto político-pedagógico, o marco referencial: consiste: ✂️ a) no planejamento, aplicação e apuração da avaliação institucional para diagnosticar as necessidades de mudança da escola. ✂️ b) em um plano de desenvolvimento institucional de médio e curto prazo para a escola. ✂️ c) no diagnóstico de como os temas políticos estão sendo desenvolvidos na escola. ✂️ d) no posicionamento político da escola, em que ela expressa o que almeja ser na sua ação educativa. ✂️ e) na pesquisa pormenorizada e relatada em dados quantitativos a realidade entre o ideal a ser atingido e o concreto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q373123 | Português, Língua Portuguesa e Ensino, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABNo processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, se fosse feita a afirmação por um professor de que o autor cometeu um deslize no uso do verbo ter em “Temos também o início de um estilo...”, poder-se-ia dizer que esse professor: ✂️ a) mantém em uma perspectiva reducionista do estudo da palavra, “treinando” seus alunos nos fundamentos da norma culta. ✂️ b) incorpora instrumento de interação social, validado pelos falantes com o objetivo principal de transmitir informações e estabelecer uma interação entre os interlocutores em geral. ✂️ c) apresenta uma relação direta com a sociedade e torna a sala de aula essencialmente um laboratório de análise dos processos de interação e comportamento linguístico. ✂️ d) mostra a importância cultural e linguística das diferentes variedades que integram o português do Brasil. ✂️ e) estabelece uma valorização das variedades de língua, apontando para os alunos aspectos situacionais e demográficos do autor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q411701 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABSobre o regime jurídico dos empregados públicos, assinale a resposta correta. ✂️ a) Os empregados de empresa pública ou sociedade de economia mista não podem ser demitidos imotivadamente. ✂️ b) Após a posse, os empregados públicos não têm estágio probatório, mas se sujeitam ao período de experiência com duração de 90 dias, previsto na CLT. ✂️ c) Os agentes públicos não podem ser contratados pelo regime de emprego público para o exercício de funções mater iais subal ternas na Administração Pública. ✂️ d) Os empregados públicos gozam de todas as garantias conferidas constitucionalmente aos servidores estatutários. ✂️ e) Os empregados públicos ocupam cargos vitalícios efetivos na Administração Pública, não se sujeitando a regime contratual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q324284 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABDe acordo com Libâneo (2008), “há vários sentidos de competência e o mais conhecido está ligado a uma visão economicista segundo a qual a busca da produt ividade econômica requer pessoas competentes, isto é, pessoas tecnicamente eficientes”. Entretanto, o autor afirma ainda, que o sentido de competência no processo de elaboração da proposta curricular e do planejamento docente é outro. Sobre a abordagem de competência no planejamento e prática escolar é correto afirmar que: ✂️ a) o conteúdo é irrelevante para a formação e prática da competência. ✂️ b) esta se refere à relação significativa e operativa do aluno com o conteúdo. ✂️ c) é mais importante a aquisição de saberes teóricos do que de competências. ✂️ d) está ligada a uma prática desvinculada obrigatoriamente de saberes teóricos. ✂️ e) predomina ainda o conceito de saber puramente técnico e mecânico na aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q821981 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABDe acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDB), Capítulo II referente à educação básica, está correto afirmar que: ✂️ a) na educação infantil, a avaliação possui objetivo de promoção para o ensino fundamental. ✂️ b) o ensino fundamental gratuito possui duração de nove anos iniciando-se aos seis anos. ✂️ c) a educação profissional técnica de nível médio deve ser oferecida apenas de forma subsequente ao ensino médio. ✂️ d) serão oferecidas duas línguas estrangeiras modernasemcaráter obrigatório. ✂️ e) o estudo sobre os símbolos nacionais e cultura regional passa a ser obrigatório e inserido como disciplina no currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q320223 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABNa teoria de Piaget, características como preponderância do pensamento lógico, objetivo, menos egocêntrico, reversível, com capacidade de compreensão da noção de conservação e, entretanto, condicionado ainda a observação para atingir a compreensão, pertencem à etapa do desenvolvimento cognitivo denominada: ✂️ a) operatório-formal. ✂️ b) sensório-motora. ✂️ c) pré-operatória. ✂️ d) operatório-motora. ✂️ e) operatório-concreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q324809 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABNos últimos anos, uma modalidade de bullying relativamente nova que ganha espaço nas discussões sobre o tema é o cyberbullying. Essa modalidade possibilita mais facilmente a realização das agressões de forma: ✂️ a) física e esporádica. ✂️ b) anônima e indireta. ✂️ c) pontual e verbal. ✂️ d) consensual e direta. ✂️ e) frequente e corretiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q319789 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABSobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise da postura do educador diante dos erros observados nas tarefas mais sérias do que estudos sobre elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse fragmento, a autora expressa que a forma como se observa o erro do aluno é mais relevante do que o estudo de métodos para a construção de exercícios. Emuma visão construtivista do erro é: ✂️ a) mais importante analisar se o aluno seguiu com exatidão o comando dado para a resolução do exercício. ✂️ b) preciso orientar o aluno a resolver as atividades utilizando como parâmetro a expectativa do docente para o resultado. ✂️ c) indicado que o docente garanta a precisão dos resultados, privilegiando atividades objetivas que não suscitem dúvidas maiores nos alunos. ✂️ d) importante estudar as dificuldades dos alunos na realização das tarefas, pensando em como esses compreendem o que foi proposto. ✂️ e) esperado que os docentes auxiliem os alunos a uniformizarem as respostas, evitando a subjetividade nos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q320920 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABA tendência pedagógica liberal que possui a finalidade de subordinar a educação à demanda social de recursos humanos, ou seja, possui como filosofia o desenvolvimento econômico através da qualificação de mão de obra, conceitua-se como: ✂️ a) renovada não diretiva. ✂️ b) crítico-social. ✂️ c) tecnicista. ✂️ d) progressista ✂️ e) libertária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q324427 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABO pensamento filosófico referente à relação educação e sociedade expressa três tendências básicas. Uma dessas tendências possui uma visão crítica da educação e a entende como elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. Entretanto, não traça um modo de agir para a educação intervir na sociedade. Essa referida tendência filosófico-política compreende a educação como: ✂️ a) reprodução. ✂️ b) mediação. ✂️ c) redenção. ✂️ d) democratização. ✂️ e) transformação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q373151 | Português, Texto, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABSobre a construção do texto de Umberto Eco, leia as afirmativas. I. A coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas e se manifesta na organização sequencial do texto. II. A coesão textual é sintática e gramatical, mas também semântica, pois, os mecanismos coesivos se baseiam na relação entre os elementos do texto. III. A coesão do texto possibilita a manutenção temática e os encadeamentos realizados. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q319787 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABAatuação docente é um diferencial fundamental para propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa. Uma das atitudes que o docente deve tomar e que contribuem para esse fim é: ✂️ a) trabalhar a ancoragem evitando que ela influencie nos organizadores prévios. ✂️ b) identificar quais subsunçores são relevantes para a nova aprendizagem. ✂️ c) diagnosticar os subsunçores, ou seja, o que o aluno ainda não sabe. ✂️ d) reconhecer quais são as dificuldades dos alunos e evitar exercitá-las para prevenir desgastes. ✂️ e) hierarquizar o conteúdo partindo do mais complexo e ainda desconhecido para o aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q324480 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABHá uma distinção estabelecida entre vários níveis de currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal, pode-se afirmar corretamente que: ✂️ a) é oriundo da prática docente. ✂️ b) não se expressa no planejamento. ✂️ c) é isento de intencionalidade sociopolítica. ✂️ d) é a efetivação prática do que foi planejado. ✂️ e) são diretrizes normativas prescritas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q323573 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABNo projeto político-pedagógico, o marco referencial: consiste: ✂️ a) no planejamento, aplicação e apuração da avaliação institucional para diagnosticar as necessidades de mudança da escola. ✂️ b) em um plano de desenvolvimento institucional de médio e curto prazo para a escola. ✂️ c) no diagnóstico de como os temas políticos estão sendo desenvolvidos na escola. ✂️ d) no posicionamento político da escola, em que ela expressa o que almeja ser na sua ação educativa. ✂️ e) na pesquisa pormenorizada e relatada em dados quantitativos a realidade entre o ideal a ser atingido e o concreto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q373123 | Português, Língua Portuguesa e Ensino, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABNo processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, se fosse feita a afirmação por um professor de que o autor cometeu um deslize no uso do verbo ter em “Temos também o início de um estilo...”, poder-se-ia dizer que esse professor: ✂️ a) mantém em uma perspectiva reducionista do estudo da palavra, “treinando” seus alunos nos fundamentos da norma culta. ✂️ b) incorpora instrumento de interação social, validado pelos falantes com o objetivo principal de transmitir informações e estabelecer uma interação entre os interlocutores em geral. ✂️ c) apresenta uma relação direta com a sociedade e torna a sala de aula essencialmente um laboratório de análise dos processos de interação e comportamento linguístico. ✂️ d) mostra a importância cultural e linguística das diferentes variedades que integram o português do Brasil. ✂️ e) estabelece uma valorização das variedades de língua, apontando para os alunos aspectos situacionais e demográficos do autor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q411701 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABSobre o regime jurídico dos empregados públicos, assinale a resposta correta. ✂️ a) Os empregados de empresa pública ou sociedade de economia mista não podem ser demitidos imotivadamente. ✂️ b) Após a posse, os empregados públicos não têm estágio probatório, mas se sujeitam ao período de experiência com duração de 90 dias, previsto na CLT. ✂️ c) Os agentes públicos não podem ser contratados pelo regime de emprego público para o exercício de funções mater iais subal ternas na Administração Pública. ✂️ d) Os empregados públicos gozam de todas as garantias conferidas constitucionalmente aos servidores estatutários. ✂️ e) Os empregados públicos ocupam cargos vitalícios efetivos na Administração Pública, não se sujeitando a regime contratual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q324284 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABDe acordo com Libâneo (2008), “há vários sentidos de competência e o mais conhecido está ligado a uma visão economicista segundo a qual a busca da produt ividade econômica requer pessoas competentes, isto é, pessoas tecnicamente eficientes”. Entretanto, o autor afirma ainda, que o sentido de competência no processo de elaboração da proposta curricular e do planejamento docente é outro. Sobre a abordagem de competência no planejamento e prática escolar é correto afirmar que: ✂️ a) o conteúdo é irrelevante para a formação e prática da competência. ✂️ b) esta se refere à relação significativa e operativa do aluno com o conteúdo. ✂️ c) é mais importante a aquisição de saberes teóricos do que de competências. ✂️ d) está ligada a uma prática desvinculada obrigatoriamente de saberes teóricos. ✂️ e) predomina ainda o conceito de saber puramente técnico e mecânico na aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q821981 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABDe acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDB), Capítulo II referente à educação básica, está correto afirmar que: ✂️ a) na educação infantil, a avaliação possui objetivo de promoção para o ensino fundamental. ✂️ b) o ensino fundamental gratuito possui duração de nove anos iniciando-se aos seis anos. ✂️ c) a educação profissional técnica de nível médio deve ser oferecida apenas de forma subsequente ao ensino médio. ✂️ d) serão oferecidas duas línguas estrangeiras modernasemcaráter obrigatório. ✂️ e) o estudo sobre os símbolos nacionais e cultura regional passa a ser obrigatório e inserido como disciplina no currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro