Questões de Concursos: Professor do Ensino Técnico

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1 Q320223 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Na teoria de Piaget, características como preponderância do pensamento lógico, objetivo, menos egocêntrico, reversível, com capacidade de compreensão da noção de conservação e, entretanto, condicionado ainda a observação para atingir a compreensão, pertencem à etapa do desenvolvimento cognitivo denominada:

2 Q324809 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Nos últimos anos, uma modalidade de bullying relativamente nova que ganha espaço nas discussões sobre o tema é o cyberbullying. Essa modalidade possibilita mais facilmente a realização das agressões de forma:

3 Q319789 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Sobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise da postura do educador diante dos erros observados nas tarefas mais sérias do que estudos sobre elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse fragmento, a autora expressa que a forma como se observa o erro do aluno é mais relevante do que o estudo de métodos para a construção de exercícios. Emuma visão construtivista do erro é:

4 Q324427 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

O pensamento filosófico referente à relação educação e sociedade expressa três tendências básicas. Uma dessas tendências possui uma visão crítica da educação e a entende como elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. Entretanto, não traça um modo de agir para a educação intervir na sociedade. Essa referida tendência filosófico-política compreende a educação como:

5 Q373151 | Português, Texto, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Sobre a construção do texto de Umberto Eco, leia as afirmativas.

I. A coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas e se manifesta na organização sequencial do texto.

II. A coesão textual é sintática e gramatical, mas também semântica, pois, os mecanismos coesivos se baseiam na relação entre os elementos do texto.

III. A coesão do texto possibilita a manutenção temática e os encadeamentos realizados.

Está correto o que se afirma em:

6 Q320920 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

A tendência pedagógica liberal que possui a finalidade de subordinar a educação à demanda social de recursos humanos, ou seja, possui como filosofia o desenvolvimento econômico através da qualificação de mão de obra, conceitua-se como:

7 Q319787 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Aatuação docente é um diferencial fundamental para propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa. Uma das atitudes que o docente deve tomar e que contribuem para esse fim é:

8 Q324480 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Há uma distinção estabelecida entre vários níveis de currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal, pode-se afirmar corretamente que:

9 Q323573 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

No projeto político-pedagógico, o marco referencial: consiste:

10 Q373123 | Português, Língua Portuguesa e Ensino, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

No processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, se fosse feita a afirmação por um professor de que o autor cometeu um deslize no uso do verbo ter em “Temos também o início de um estilo...”, poder-se-ia dizer que esse professor:
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