Questões de Concursos: Professor Educação Básica III

Prepare-se para a prova com questões de Professor Educação Básica III de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q472290 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O desenvolvimento da cooperação deve ser tratado como um exercício fundamental para o aprimoramento das relações humanas em todas as suas dimensões e nos mais diversificados contextos. As aulas de Educação Física têm um importante papel nessa questão. Para tanto, é necessário que o professor tenha conhecimento do processo de formação dessa proposta e suas relações e divergências com a competição. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

2 Q473624 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:

I. reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos. II. consideração da diversidade cultural como ponto de partida para aceitar as diferenças. III. articulação coerente entre conteúdos, métodos e recursos didáticos. IV. integração teoria-prática. É correto o que está contido em

3 Q472865 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para se conseguir os resultados esperados em um programa de atividade física, a sobrecarga tem papel imprescindível. Sobre essa colocação, analise as assertivas abaixo.

I. Um dos pontos fundamentais da sobrecarga é atingir o limite superior de esforço. II. O ponto ideal de treinamento corresponde a uma carga física quando a intensidade e/ou volume são suficientes para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plasmático da célula, em conjunto com a síntese de novas substâncias. III. A aplicação de novas cargas depende de alguns fatores. Entre eles, o período de restauração ampliada. É correto o que se afirma em

4 Q471755 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os Jogos Cooperativos, como processos facilitadores da integração da Consciência de Cooperação na ensinagem do Esporte, podem ser divididos em diferentes categorias. Sobre essas categorias, analise as assertivas abaixo.

I. Na categoria de “Jogos Cooperativos sem Perdedores”, dividem-se os participantes em dois ou mais grupos, sendo que os grupos têm um objetivo comum, e não há perdedores, o objetivo é atingido por todos. II. Na categoria de “Jogos de Inversão” é enfatizada a noção de interdependência, através da aproximação e troca de jogadores que começam em times diferentes. Conforme os jogos se desenvolvem, os jogadores vão mudando de lado, literalmente, colocando-se uns no lugar dos outros. III. Os jogos semicooperativos permitem diferentes possibilidades. Uma delas é a forma “todos passam, todos tocam”, na qual a bola deve ser passada por todos os jogadores do time, para que o ponto seja validado. É correto o que se afirma em

5 Q473421 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Acerca da origem e evolução dos jogos cooperativos, analise as assertivas abaixo.

I. Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização do esporte competitivo. II. Os Jogos Cooperativos foram criados com o objetivo de promover a autoestima, junto com o desenvolvimento de habilidades interpessoais positivas. III. Os Jogos Cooperativos são uma produção cultural muito recente. É correto o que se afirma em

6 Q473753 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa correta sobre os componentes da aptidão física relacionada à saúde.

7 Q385027 | Biologia, Taxonomia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Durante uma aula sobre organização dos seres vivos, o professor aborda a importância e a diferença dos tipos de reprodução entre os cinco reinos. Os seres vivos que apresentam menor frequência de reprodução sexuada pertencem ao reino

8 Q472224 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo sobre aptidão física e conceitos relacionados.

I. Atividade física pode ser compreendida como exercícios planejados e estruturados, objetivando o desenvolvimento da aptidão física. II. A aptidão física relacionada com a performance motora é relativa apenas ao esporte de alto rendimento. III. A aptidão cardiorrespiratória é um dos componentes da aptidão física relacionada com a saúde. IV. Os índices de gordura corporal e distribuição de gordura subcutânea fazem parte de um dos componentes da aptidão física. É correto o que se afirma em

9 Q473715 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo sobre Educação Física, saúde e qualidade de vida.

I. A Educação Física e a saúde possuem uma relação histórica, e conforme as discussões propostas acerca do tema se intensificam, percebe-se que o grau de relacionamento entre elas está fixo e estabelecido. II. A “Promoção da Saúde” considera a relação da Educação Física com a saúde, apesar de interpretar a última apenas como a ausência de doenças. III. A Aptidão Física Relacionada à Saúde (Health Related Fitness) estabelece uma relação entre a Educação Física e a saúde pela via da aptidão, priorizando parâmetros fisiológicos. É correto o que se afirma em

10 Q471648 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No processo de ensinagem cooperativa do esporte, algumas habilidades de relacionamento cooperativo devem ser aperfeiçoadas, entre as quais:

I. a possibilidade de vencer ou perder. II. celebrar os sucessos e insucessos em conjunto desfrutando de todo o processo do Jogo como um instante de encontro e realização humana. III. preservar um ambiente de alegria e descontração, favorecendo a tomada de decisão e iniciativa. IV. a consideração das conquistas coletivas em detrimento das individuais. Faz(em) parte das habilidades a ser(em) aperfeiçoadas o que está contido em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.