Questões de Concursos: Professor Ensino Fundamental

Prepare-se para a prova com questões de Professor Ensino Fundamental de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q911402 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Henri Wallon é conhecido por sua teoria sobre o desenvolvimento infantil que integra diferentes dimensões do desenvolvimento. Em sua obra, ele destaca a importância da afetividade na aprendizagem. De acordo com Wallon, qual é a função da afetividade no desenvolvimento cognitivo das crianças?

2 Q911400 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Quais das alternativas abaixo estão corretas em relação às Resoluções e Diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara de Educação Básica (CEB) do Ministério da Educação (MEC)?

I. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil enfatizam a importância do brincar como eixo central para o desenvolvimento infantil.

II. A Resolução CNE/CEB nº 7/2010 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, incluindo a obrigatoriedade da disciplina de Filosofia.

III. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) destacam a necessidade de programas flexíveis e contextualizados.

IV. A Resolução CNE/CEB nº 4/2018 regulamenta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

V. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, definidas pela Resolução CNE/CEB nº 2/2001, estabelecem a inclusão de alunos com deficiência em classes regulares.


Assinale as alternativa correta:

3 Q897914 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Como afirma o artigo n° 5 da Lei n° 9.394/96, o recenseamento anual das crianças e adolescentes em idade escolar, bem como dos jovens e adultos que não concluíram a educação básica é realizado pelo poder público:

4 Q897918 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Com base na Lei n° 8.069/90, considere o trecho a seguir:



“Art. 9º O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno...”



A alternativa que completa CORRETAMENTE o artigo supracitado é:

5 Q911401 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Sobre os conceitos de língua e ensino da língua, alfabetização e letramento, assinale a alternativa correta:

6 Q911406 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Sobre o Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta:

7 Q897926 | Biologia, Estudo dos tecidos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Sobre a organização estrutural e funcional dos tecidos epiteliais no organismo humano, é CORRETO afirmar que:

8 Q897912 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Nascida no contexto pós-primeira Guerra Mundial, em 1919, na Alemanha, esta pedagogia buscou criar uma prática de ensino baseada na afetividade, na experimentação, e na qualidade da relação entre professores e alunos. Nesse sentido, a participação ativa da criança e seu interesse no processo é essencial. Estas características se referem a:

10 Q897916 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

O trecho abaixo foi extraído da BNCC. Leia-o atentamente para responder a questão.


“Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), assegurando as aprendizagens essenciais definidas na BNCC (BRASIL, 2017 p. 13 adaptado).”


Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.