Questões de Concursos: Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Prepare-se para a prova com questões de Professor Ensino Fundamental Séries Finais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q325859 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado, aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:

2 Q381551 | Biologia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

“O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes”.

 O responsável pela citação acima foi:

3 Q473367 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:

4 Q473106 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A determinação da via energética predominante de uma atividade física contribui para o planejamento do treinamento físico. Ao considerar as vias energéticas predominantes e o tempo (duração) de uma atividade, seguindo a classificação: Sistema a longo prazo (oxidativo) > 3 min; Sistema a curto prazo (ATP - CP + ácido lático) 1,5 min; Sistema imediato (ATP - CP) 10 seg; Sistema imediato (ATP) 4 seg, (McARDLE, W.D; KATCH, F. I.;KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 3. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1992.), assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE a via energética predominante em cada uma das modalidades esportivas indicadas, considerando a duração e a intensidade dos gestos técnicos respectivos.

5 Q473284 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupostos educacionais, e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Sobre o conteúdo dança, analise as proposições a seguir.

I. Considerando que a dança pode ser tematizada como conteúdo de educação física escolar para que os alunos possam usá-la como linguagem, visando à articulação de suas próprias idéias, deve-se pôr ênfase nos seguintes aspectos: experimentação, criação e apreciação.

II. Para Laban, o valor educacional da dança pode ser atribuído à universalização das formas de movimento que esta manifestação domina.

III. As danças de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.

IV. Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de Educação Física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.

V. O jogo, o esporte e a dança têm em comum a representação corporal, com características lúdicas de diversas culturas humanas.

É CORRETO o que está contido apenas nas proposições

7 Q324854 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares muito comuns entre adolescentes do sexo feminino. A origem desses distúrbios pode ser atribuída a imposições da sociedade ocidental, em que a preocupação maior de muitas pessoas é com as aparências física e estética. A preocupação com o peso e a forma corporal leva as pessoas acometidas pelos transtornos a iniciarem uma dieta bastante seletiva. A necessidade de perder peso também conduz a outras estratégias, como exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto, ingestão de laxantes etc.

Enumere as características correspondentes a cada um dos distúrbios psicológicos.

1. Anorexia

2. Bulimia

( ) Afetação da imagem corporal e busca incessante da magreza.

( ) Transtornos endócrinos sendo o principal a amenorréia.

( ) Episódios freqüentes de hiperfagia, seguidos da sensação de perda de controle e um forte sentimento de culpa.

( ) Períodos de restrição alimentar, uso de medicamentos para emagrecer.

( ) Restrição da alimentação e recusa de comer em público.

( ) Tendência a práticas purgativas (provocação de vômitos, uso de laxativos e diuréticos).

( ) Perda excessiva de peso e obsessão por exercício físico.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

8 Q322840 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A mudança conceitual da educação infantil acha-se claramente expressa na LDB, Lei nº 9.394/96, que a reconhece, implicitamente, como

I. etapa específica da formação humana com base na idéia da educação como processo contínuo, que se inicia a partir do nascimento da criança.

II. etapa necessária para suprir as deficiências das crianças, principalmente as oriundas das classes populares.

III. etapa preparatória para o ingresso no ensino fundamental.

É CORRETO o que está contido

9 Q472706 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Os alunos com lesão medular, que apresentam espasticidade, diminuição da ventilação pulmonar, disfunção do sistema de regulação térmica, incontinência urinária, distúrbios do esfíncter retal e osteoporose, não podem praticar nenhuma atividade física.

( ) Atividades físicas de risco como cambalhotas, acrobacias, nado golfinho, esportes de contato e mergulhos devem ser evitadas nas aulas de Educação Física quando a pessoa com síndrome de Down apresenta instabilidade atlanto-axial.

( ) Estratégias de ensino como explicações verbais por parte do professor, demonstração da atividade fora do campo visual do aluno, assistência física ou condução por parte do professor, tateamento, dispositivos sonoros podem ser utilizadas pelo professor de Educação Física para ajudar os alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) a desempenharem atividades físicas.

( ) O nível da lesão medular que permite a execução de algum tipo de atividade física, de forma ativa, pelo indivíduo com essa deficiência física é a partir da lesão ocorrida em nível da 6ª. vértebra cervical.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

10 Q381193 | Biologia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A que anexo embrionário se referem as características abaixo?

I. É constituído por uma membrana bastante vascularizada que envolve completamente os outros anexos.

II. Está presente nos répteis, aves e mamíferos.

III. Nos mamíferos, dá origem à placenta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.