Na escola contemporânea, não há mais espaço para um processo avaliativo que busca obter resultados apenas
classificatórios. “ Classificações essas que são registradas e podem ser transformadas em números e, por isso, adquirem a
possibilidade de serem somadas e divididas em médias” (Luckesi, 1999, p. 34). A superação dessa lógica exige um ensino
focado na aprendizagem, que contribua para a formação de um sujeito consciente de seu papel social.
Para que isso aconteça, é preciso que
a) ao avaliar, sejam considerados fatores como dedicação e comportamento disciplinar, para se obterem os resultados esperados
pelo professor.
b) o processo avaliativo busque a formação e não a exclusão, proporcionando ao estudante a oportunidade de rever seus erros e
acertos nos conhecimentos trabalhados para melhorar sua aprendizagem.
c) todo planejamento seja voltado para os assuntos que serão trabalhados na avaliação, nos trabalhos e nas provas realizadas na
escola.
d) a escola se preocupe em saber quanto o estudante construiu e aprendeu para contabilizar índices de aprovação e reprovação.
e) o professor trabalhe o conteúdo de forma precisa e objetiva, evitando polemizar as questões sociais.