A Matemática é uma área do conhecimento que surgiu e
evoluiu com base nos problemas que o ser humano
enfrenta. Assim, sua essência está na resolução de
problemas. Portanto, para ensiná-la, não basta apenas
conhecer seu conteúdo; é fundamental incentivar a
criatividade e envolver os alunos no processo de
resolução.
Nesse contexto, considere as afirmativas apresentadas a
seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) A resolução de problemas é um método eficaz tanto
para desenvolver o raciocínio quanto para motivar os
estudantes no aprendizado da Matemática. O ensino
pode ser enriquecido por meio de desafios e problemas
interessantes que possam ser explorados, e não apenas
resolvidos de forma automática.
(__) Na aprendizagem da Matemática, problemas são
essenciais, pois permitem ao aluno se confrontar com
questionamentos e pensar por si mesmo, promovendo o
raciocínio lógico ao invés do simples uso de regras
memorizadas.
(__) Abordar conceitos, ideias e métodos pela perspectiva
da resolução de problemas ainda é algo desconhecido
por muitos. Quando aplicada na prática escolar, a
abordagem da resolução de problemas é muitas vezes
tratada de maneira isolada, como uma atividade paralela,
baseada em listas de problemas cuja resolução depende
principalmente da memorização de técnicas ou métodos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
a) V, V, F.
b) V, F, V.
c) V, V, V.
d) F, V, V.