Questões de Concursos: Professor Nível I Prepare-se para a prova com questões de Professor Nível I de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Professor Nível I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q324618 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNA escola como instituição social capaz de garantir o direito de permanência, que tenha um ensino de qualidade e que esteja sintonizada com os princípios pedagógicos progressistas deve, EXCETO, a) valorizar não apenas a aprendizagem do saber acumulado, mas também se preocupar com a formação integral do indivíduo. b) prescindir das disciplinas clássicas, procurando explorar às experiências e vivências individuais e coletivas. c) ser democrática, ampla, flexível, aberta à cultura e às comunidades. d) vincular a aprendizagem a um contexto que tenha significado para o aluno. e) eliminar a evasão e a repetência e preocupar-se com a elevação da autoestima dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2 Q325996 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNA avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos aqueles que, de alguma forma, estão comprometidos com atos e práticas educativas. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda: I. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária. II. O modelo de avaliação que tem como pressuposto o ato de examinar, fundamenta-se num processo classificatório e está voltado para o passado, na medida em que deseja saber do educando somente o que ele já aprendeu. III. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, a ênfase deve ser dada ao produto e não ao processo de ensino-aprendizagem. A alternativa correta é: a) V F V. b) V V F. c) V F F. d) F V V. e) F F V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 3 Q328234 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNEm relação aos fundamentos teóricos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem, analise as proposições abaixo e responda: I. Para Skinner, o fator mais importante no modelo pedagógico de condicionamento não são os estímulos que antecedem às respostas e sim os que as reforçam, por isso a grande preocupação em, sempre que o aluno acertar uma resposta, haver o reforço deste acerto. II. De acordo com a perspectiva construtivista, piagetiana, o aprendiz compreende o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo. III. Conforme a abordagem vigotskiana a escola, por meio de seus professores, exerce uma mediação central na constituição dos sujeitos-alunos. A sequência correta é: a) I, II e III estão corretas. b) II e III estão corretas. c) I e III estão corretas. d) I e II estão corretas. e) Apenas a I está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4 Q326714 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNNo que se refere ao contexto histórico da didática, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda: I. A didática, em sua origem, com Comênio, surge como instrumento político para romper com a hegemonia da educação católica medieval. II. No período pós-ditadura militar, no Brasil, a didática assumiu as questões pedagógicas como base para a sua produção, inseriu a questão política como determinante das questões pedagógicas e se opôs à didática instrumental, fincando as bases de uma didática fundamental. III. O foco do ensino enquanto prática social, sempre foi objeto de estudo da didática. A alternativa correta é: a) V V V. b) V V F. c) V F F. d) F V V. e) F F V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5 Q326215 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNAo afirmar que a educação é um fenômeno socialmente determinado, significa dizer, EXCETO, que: a) Os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. b) A prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada por valores, normas e particularidades da estrutura social a que está subordinada. c) A organização da sociedade, a existência das classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens. d) O processo social, onde quer que se dê, é sempre contextualizado educativa e politicamente; há uma subordinação à educação que lhe faz exigências, determina objetivos e lhe provê de condições e meios de ação. e) A educação é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6 Q320773 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNTodas as alternativas abaixo estão relacionadas às características da abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem, EXCETO: a) O adulto, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. b) O ensino é centrado no professor. c) A realidade é algo que é transmitido ao indivíduo, principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja. d) O ato de aprender é compreendido como uma cerimônia, sendo necessário que o professor se mantenha distante dos alunos. e) As diferenças individuais são respeitadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 7 Q322603 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNA utilização de variados recursos didáticos é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos de recursos didáticos, EXCETO: a) Computador. b) Planejamento didático. c) Projetor de slides. d) Quadro branco. e) Livro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8 Q323096 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNA escola da infância deve aceitar o modo de comunicar-se e de expressar-se de todas as crianças, programando e realizando uma múltipla variedade de situações de aprendizagem, ampliando progressivamente a competência da criança para o uso de outros códigos ligados aos diversos tipos de relação social e as formas de comunicação mais amplas e complexas dadas pela língua nacional. Identifique dentre as alternativas a que NÃO pertence ao elenco das principais habilidades a serem progressivamente adquiridas pelos alunos na educação infantil. a) Prestar atenção aos discursos dos outros e procurar compreendê-los. b) Fazer-se entender pelos outros, pronunciando corretamente as palavras, indicando apropriadamente objetos, pessoas, ações e eventos. c) Usar parcialmente os tempos verbais, formulando frases mesmo com sentido incompleto. d) Resumir um breve acontecimento apresentado na forma de leitura ou conto. e) Dar conta de uma experiência própria e recordar um fato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9 Q326819 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNAtualmente o planejamento está sendo focalizado como instrumento primordial da organização do trabalho docente, bem como de todo o andamento organizacional das instituições educacionais. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda: I. O planejamento caracteriza-se principalmente como um movimento centrado a partir da realidade encontrada ou vivenciada no interior de cada unidade escola. II. O planejamento educacional deve ocorrer, prioritariamente, no nível de políticas públicas governamentais. III. O Projeto Pedagógico faz parte do planejamento em nível institucional. A alternativa correta é: a) V V V. b) V V F. c) V F F. d) F V V. e) F F V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10 Q320836 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNNa educação infantil, a interação entre a língua oral e a escrita pode desenvolver-se através do(a): a) Processo de conceptualização da língua escrita. b) Familiarização exclusiva com livros próprios da leitura do adulto. c) Conversação e formulação de hipóteses sobre os conteúdos dos textos lidos. d) Distanciamento da língua escrita, conteúdo próprio do ensino fundamental. e) Desinteresse pelo sistema da escrita, efetuando tentativas desde quando começa a diferenciá-lo do desenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q324618 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNA escola como instituição social capaz de garantir o direito de permanência, que tenha um ensino de qualidade e que esteja sintonizada com os princípios pedagógicos progressistas deve, EXCETO, a) valorizar não apenas a aprendizagem do saber acumulado, mas também se preocupar com a formação integral do indivíduo. b) prescindir das disciplinas clássicas, procurando explorar às experiências e vivências individuais e coletivas. c) ser democrática, ampla, flexível, aberta à cultura e às comunidades. d) vincular a aprendizagem a um contexto que tenha significado para o aluno. e) eliminar a evasão e a repetência e preocupar-se com a elevação da autoestima dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2 Q325996 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNA avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos aqueles que, de alguma forma, estão comprometidos com atos e práticas educativas. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda: I. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária. II. O modelo de avaliação que tem como pressuposto o ato de examinar, fundamenta-se num processo classificatório e está voltado para o passado, na medida em que deseja saber do educando somente o que ele já aprendeu. III. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, a ênfase deve ser dada ao produto e não ao processo de ensino-aprendizagem. A alternativa correta é: a) V F V. b) V V F. c) V F F. d) F V V. e) F F V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
3 Q328234 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNEm relação aos fundamentos teóricos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem, analise as proposições abaixo e responda: I. Para Skinner, o fator mais importante no modelo pedagógico de condicionamento não são os estímulos que antecedem às respostas e sim os que as reforçam, por isso a grande preocupação em, sempre que o aluno acertar uma resposta, haver o reforço deste acerto. II. De acordo com a perspectiva construtivista, piagetiana, o aprendiz compreende o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo. III. Conforme a abordagem vigotskiana a escola, por meio de seus professores, exerce uma mediação central na constituição dos sujeitos-alunos. A sequência correta é: a) I, II e III estão corretas. b) II e III estão corretas. c) I e III estão corretas. d) I e II estão corretas. e) Apenas a I está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4 Q326714 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNNo que se refere ao contexto histórico da didática, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda: I. A didática, em sua origem, com Comênio, surge como instrumento político para romper com a hegemonia da educação católica medieval. II. No período pós-ditadura militar, no Brasil, a didática assumiu as questões pedagógicas como base para a sua produção, inseriu a questão política como determinante das questões pedagógicas e se opôs à didática instrumental, fincando as bases de uma didática fundamental. III. O foco do ensino enquanto prática social, sempre foi objeto de estudo da didática. A alternativa correta é: a) V V V. b) V V F. c) V F F. d) F V V. e) F F V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5 Q326215 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNAo afirmar que a educação é um fenômeno socialmente determinado, significa dizer, EXCETO, que: a) Os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. b) A prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada por valores, normas e particularidades da estrutura social a que está subordinada. c) A organização da sociedade, a existência das classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens. d) O processo social, onde quer que se dê, é sempre contextualizado educativa e politicamente; há uma subordinação à educação que lhe faz exigências, determina objetivos e lhe provê de condições e meios de ação. e) A educação é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6 Q320773 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNTodas as alternativas abaixo estão relacionadas às características da abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem, EXCETO: a) O adulto, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. b) O ensino é centrado no professor. c) A realidade é algo que é transmitido ao indivíduo, principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja. d) O ato de aprender é compreendido como uma cerimônia, sendo necessário que o professor se mantenha distante dos alunos. e) As diferenças individuais são respeitadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
7 Q322603 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNA utilização de variados recursos didáticos é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos de recursos didáticos, EXCETO: a) Computador. b) Planejamento didático. c) Projetor de slides. d) Quadro branco. e) Livro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8 Q323096 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNA escola da infância deve aceitar o modo de comunicar-se e de expressar-se de todas as crianças, programando e realizando uma múltipla variedade de situações de aprendizagem, ampliando progressivamente a competência da criança para o uso de outros códigos ligados aos diversos tipos de relação social e as formas de comunicação mais amplas e complexas dadas pela língua nacional. Identifique dentre as alternativas a que NÃO pertence ao elenco das principais habilidades a serem progressivamente adquiridas pelos alunos na educação infantil. a) Prestar atenção aos discursos dos outros e procurar compreendê-los. b) Fazer-se entender pelos outros, pronunciando corretamente as palavras, indicando apropriadamente objetos, pessoas, ações e eventos. c) Usar parcialmente os tempos verbais, formulando frases mesmo com sentido incompleto. d) Resumir um breve acontecimento apresentado na forma de leitura ou conto. e) Dar conta de uma experiência própria e recordar um fato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9 Q326819 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNAtualmente o planejamento está sendo focalizado como instrumento primordial da organização do trabalho docente, bem como de todo o andamento organizacional das instituições educacionais. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda: I. O planejamento caracteriza-se principalmente como um movimento centrado a partir da realidade encontrada ou vivenciada no interior de cada unidade escola. II. O planejamento educacional deve ocorrer, prioritariamente, no nível de políticas públicas governamentais. III. O Projeto Pedagógico faz parte do planejamento em nível institucional. A alternativa correta é: a) V V V. b) V V F. c) V F F. d) F V V. e) F F V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10 Q320836 | Pedagogia, Professor Nível I, Prefeitura de Acari RNNa educação infantil, a interação entre a língua oral e a escrita pode desenvolver-se através do(a): a) Processo de conceptualização da língua escrita. b) Familiarização exclusiva com livros próprios da leitura do adulto. c) Conversação e formulação de hipóteses sobre os conteúdos dos textos lidos. d) Distanciamento da língua escrita, conteúdo próprio do ensino fundamental. e) Desinteresse pelo sistema da escrita, efetuando tentativas desde quando começa a diferenciá-lo do desenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro