Questões de Concursos: Professor Nível II

Prepare-se para a prova com questões de Professor Nível II de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q325211 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.

Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir.

A criança é capaz de formular várias hipóteses de escrita.

2 Q319807 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.

Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir.

Os rabiscos das crianças nada significam à evolução de sua escrita.

3 Q381444 | Biologia, Genética, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Em adição às possíveis complexidades da herança mendeliana, incluindo sistemas gênicos com alelos e loci múltiplos, existe um outro mecanismo genético chamado crossing-over. Por causa desse fenômeno, os genes podem segregar de uma forma contrária à segregada na herança mendeliana. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O crossing-over ocorre com mais freqüência em organismos procariontes do que em organismos eucariontes.

4 Q322523 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.

Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir.

Na fase silábica, a criança observa os sons das palavras e começa a colocar uma letra, ou tentativas de letras, para cada som que ouve.

5 Q481027 | Geografia, Geopolítica, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Entre 1899 e 1903, Brasil e Bolívia — tendo em vista a questão do Acre — quase entraram em guerra aberta, mas resolveram, diplomaticamente, a situação. Na atualidade, as relações entre Brasil e Bolívia encontram-se novamente em situação delicada, mas por outro motivo. No dia internacional do trabalho, 1.º de maio, o presidente da Bolívia, Evo Morales, assinou um decreto que nacionalizou a exploração dos hidrocarbonetos (matériasprimas retiradas do subsolo do país, como o petróleo e o gás natural), atingindo diretamente os interesses do Brasil, uma vez que a PETROBRAS tem vários acordos de exploração petroquímica com aquele país. Considerando essa situação, julgue os próximos itens. Bolívia e Brasil mantêm relações diplomáticas tranqüilas, apesar das tensões comerciais surgidas desde a entrada do atual governo boliviano, que tem buscado nacionalizar o sistema de exploração dos hidrocarbonetos, prejudicando as ações da PETROBRAS naquele território.

6 Q545399 | Física, Astrofísica, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Torna-se mais fácil de explicar aos alunos o conceito de trabalho quando se relaciona a variação da energia cinética de um objeto ao trabalho sobre esse objeto realizado por uma força resultante. É essencial fazê-los compreender que o trabalho depende das direções relativas entre as forças aplicadas no objeto e o seu deslocamento. Julgue os itens seguintes, que apresentam aplicações desse conceito e de suas implicações. Considere dois satélites idênticos em órbitas circulares diferentes em torno da Terra. Nesse caso, o satélite que descreve a órbita de maior raio tem maior energia cinética.

7 Q321848 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A criança percebe e entende o mundo que a cerca. O mundo está dado, determinado. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.

Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, julgue os itens a seguir.

A criança que vive no meio urbano raramente está exposta a traços gráficos.

9 Q545430 | Física, Cinemática, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Torna-se mais fácil de explicar aos alunos o conceito de trabalho quando se relaciona a variação da energia cinética de um objeto ao trabalho sobre esse objeto realizado por uma força resultante. É essencial fazê-los compreender que o trabalho depende das direções relativas entre as forças aplicadas no objeto e o seu deslocamento. Julgue os itens seguintes, que apresentam aplicações desse conceito e de suas implicações. Considere que um objeto se desloque sobre uma superfície horizontal. Nesse caso, a força normal exercida pela superfície sobre o objeto não realiza trabalho.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.