Questões de Concursos Públicos: Professor Nível PIII

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1 Q897357 | Pedagogia, Libâneo, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
[...] a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.
LIBÂNEO, José Carlos Libâneo. Organização e gestão da escola. Goiânia: Alternativa, 2004.

Diante disso, é fundamental a participação de toda a comunidade escolar no processo de

2 Q897344 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.


Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Unesp, 2001, p. 96.


São preceitos fundamentais da pedagogia de Paulo Freire

3 Q897348 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O processo de avaliação do ensino e da aprendizagem deve ser coerente com a natureza da relação pedagógica e com os objetivos a que se propõe alcançar. Assim, a avaliação da aprendizagem do aluno tem como premissa

4 Q897349 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento, a perspectiva histórico-cultural de Vigotski conceitua que

5 Q897345 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9.394/96, artigo 52, é assegurada às universidades, no exercício de sua autonomia,

6 Q897346 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

. Acesso em: 24 set. 2024.A reforma empresarial implementada na educação brasileira por meio de políticas de regulação do Estado tem como finalidade"> Leia o texto a seguir.
Para o neoliberalismo, o parâmetro de funcionamento da sociedade é a própria organização “empresarial”, tomada como modelo racional de organização, apagando a historicidade das “instituições”, transformando-as em miniorganizações empresariais de prestação de serviços – saúde, educação, segurança, previdência etc.
Disponível em: <https://youtu.be/QDDVZsU2AvU>. Acesso em: 24 set. 2024.

A reforma empresarial implementada na educação brasileira por meio de políticas de regulação do Estado tem como finalidade

7 Q897341 | Noções de Informática, Windows 10, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Um usuário está com diversos arquivos em sua área de trabalho do Windows 10. Um desses arquivos é um boleto bancário, em formato PDF (Portable Document Format), que foi recebido por e-mail. Quando aplica um duplo clique sobre o ícone do arquivo, ele é aberto pelo navegador de Internet Microsoft Edge, o que não é o desejado, dado que o usuário possui o programa Adobe Acrobat Reader instalado neste computador e gostaria de abrir o arquivo do boleto bancário utilizando-o. Para fazer com que isso aconteça, o usuário deve

8 Q897350 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O ensino fundamental é a etapa da educação básica com maior número de matrículas e com maior percentual de universalização no Brasil. Isso resulta de avanços importantes que ocorreram nas últimas décadas, como a

9 Q897351 | Pedagogia, Piaget, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
A escola tradicional impõe ao aluno a sua tarefa: ela o “faz trabalhar”. Sem dúvida a criança pode colocar nesse trabalho uma parte maior ou menor de interesse e de esforço pessoal, e na medida em que o professor é bom pedagogo, a colaboração entre os alunos e ele deixa uma margem apreciável à atividade verdadeira. Mas, dentro da lógica do sistema, a atividade intelectual e moral do aluno permanece heterônoma [...].
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

Considerando o texto, a abordagem da escola tradicional

10 Q897347 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A inclusão implica, pedagogicamente, a consideração da diferença em processos iguais para todos. O processo de construção da inclusão escolar, na realidade brasileira, deve abranger a