Questões de Concursos Professor PNS Resolva questões de Professor PNS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Professor PNS Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade. ✂️ b) Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações. ✂️ c) Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular. ✂️ d) É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos. ✂️ e) O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q324880 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta. ✂️ a) Exame clínico realizado por neurologista é requisito para o ingresso do estudante com AH/SD no AEE. ✂️ b) A sala de recursos de AH/SD constitui-se em espaço de mediação entre os conhecimentos adquiridos pelo estudante no ensino regular e o desenvolvimento das suas potencialidades em áreas ou tópicos de seu interesse. ✂️ c) Cabe ao professor do AEE responsável pelo estudante com AH/SD realizar atendimento complementar ao da sala de aula comum. ✂️ d) O estudante que ingressa no programa de AEE para AH/SD deve permanecer inserido, durante a educação básica, no referido programa, já que este apresenta caráter permanente. ✂️ e) O estudante que ingressou no programa para AH/SD deve realizar atividades de enriquecimento, no mínimo, duas vezes por semana, preferencialmente no horário das atividades da classe comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q320530 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de ✂️ a) realizar a complementação ou suplementação curricular por meio da utilização de procedimentos, de equipamentos e de materiais específicos. ✂️ b) concentrar os estudantes com necessidades educacionais especiais na única classe do ano escolar em que foram classificados, de modo que essa turma inteira se beneficie das diferenças. ✂️ c) identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem dos estudantes bem como detectar problemas de ensino-aprendizagem para, posteriormente, encaminhá-los para centros de atendimento especializados. ✂️ d) flexibilizar e adaptar o currículo, considerando o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos para atender aos estudantes com necessidades educacionais especiais. ✂️ e) ter na escola professores que saibam lidar com necessidades educacionais especiais, mas não necessariamente dispor de profissionais com especialização para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas ✂️ a) nos itens II e III. ✂️ b) em todos os itens. ✂️ c) no item I. ✂️ d) no item III. ✂️ e) nos itens I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q324630 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação bilíngue de surdos, assinale a opção correta. ✂️ a) Ao incluir o tema sobre a modalidade escrita da língua portuguesa para surdos como conteúdo nos cursos de fonoaudiologia, a legislação obriga que os fonoaudiólogos tenham formação em letras. ✂️ b) Conforme legislação, a formação de professor de português como segunda língua pode ser feita pela inserção de uma disciplina no currículo. ✂️ c) Conforme legislação, os cursos de letras devem formar professores para o ensino e para a interpretação da LIBRAS em habilitação específica em nível de graduação. ✂️ d) A oferta de disciplina que ensina português como segunda língua para surdos é de natureza facultativa aos cursos de pedagogia. ✂️ e) O ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para pessoas surdas deve seguir metodologia idêntica para todos os aprendizes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q324640 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Orientação e mobilidade são orientações exclusivas da escola comum. ✂️ b) Mobilidade e orientação são condições para que a criança cega habite seu corpo e o mundo que a rodeia. ✂️ c) O trabalho de mobilidade e orientação é uma escolha da família da pessoa cega e não é fundamental à intervenção pedagógica na escola. ✂️ d) Os centros de AEE são responsáveis pelo ensino de braille e de sorobã sendo as questões relativas a mobilidade e orientação de responsabilidade exclusiva dos professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais. ✂️ e) As estratégias e os recursos mais utilizados na orientação e mobilidade são o cão-guia e a autoproteção. Nesse processo de independência, o guia-humano e a bengala são irrelevantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor ✂️ a) mantenha a família afastada do processo de avaliação. ✂️ b) priorize aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. ✂️ c) aborde exclusivamente as dificuldades desses estudantes. ✂️ d) aplique testes padronizados às especificidades de cada estudante. ✂️ e) tome decisões sobre quais recursos de acessibilidade deverão ser oferecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo. ✂️ a) Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística. ✂️ b) Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula. ✂️ c) Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação. ✂️ d) Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível. ✂️ e) Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q325179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, ✂️ a) prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social. ✂️ b) prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares. ✂️ c) considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva. ✂️ d) aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo. ✂️ e) prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta. ✂️ a) O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula. ✂️ b) Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante. ✂️ c) Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades. ✂️ d) O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas. ✂️ e) O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q327235 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido ✂️ a) em salas de recursos multifuncionais dos centros específicos de AEE, não podendo ser substitutivo à escolarização, mas devendo ser ofertada no mesmo turno de aula do aluno para auxiliar o trabalho docente. ✂️ b) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros de AEE, desde que ofertado de forma complementar ou suplementar, sem substitutir à escolarização. ✂️ c) no turno inverso ao turno do aluno, na própria escola, em outra escola, mas não em centros de AEE, em caráter complementar ou suplementar. ✂️ d) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros específicos de AEE, de forma substitutiva à escolarização. ✂️ e) exclusivamente em salas de recursos multifuncionais da própria escola do aluno e em caráter complementar ou suplementar à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias. Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta. ✂️ a) Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação. ✂️ b) A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas. ✂️ c) O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto. ✂️ d) O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão. ✂️ e) Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q322409 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva. Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta. ✂️ a) Nas aulas, o uso de recursos visuais para a aprendizagem do português como segunda língua pelos surdos deverá ser evitado. ✂️ b) O acervo textual em língua portuguesa deve ser reduzido ao mínimo possível na educação dos surdos. ✂️ c) O ensino da LIBRAS exige uma organização metodológica e didática especializada. ✂️ d) É opcional à escola ofertar o ensino da LIBRAS, uma vez que a língua oficial do Brasil é o português. ✂️ e) A educação bilíngue pressupõe a realização de tradução literal das palavras do português para LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q325481 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A deficiência intelectual caracteriza-se por ✂️ a) limitações significativas no funcionamento adaptativo de habilidades como autocuidados e vida doméstica. ✂️ b) funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado a distúrbios comportamentais. ✂️ c) funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado à dificuldade visual. ✂️ d) limitações significativas no funcionamento adaptativo na área da comunicação associada à deficiência auditiva. ✂️ e) dificuldade de mobilidade e de comunicação iniciada antes dos dois anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q324733 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta. ✂️ a) A visão depende exclusivamente do bom funcionamento do olho. ✂️ b) A aprendizagem da pessoa com deficiência visual depende do uso de softwares e aplicativos de computador. ✂️ c) A baixa visão apresenta uma definição clara e objetiva, ao contrário da cegueira que inclui uma variedade de comprometimentos visuais. ✂️ d) Do ponto de vista educacional, considera-se deficiente visual especificamente aquele que utiliza os sentidos remanescentes no processo de aprendizagem. ✂️ e) A deficiência visual inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem ✂️ a) a garantia de livre acesso dos estudantes aos professores e aos conteúdos por eles mediados. ✂️ b) a imutabilidade curricular, mas com privilégio da motivação dirigida aos estudantes, para que estudem cada vez mais. ✂️ c) a acessibilidade a todos os conteúdos, mesmo que não sejam processadas adequações às singularidades de cada estudante. ✂️ d) a disponibilização dos conteúdos de aprendizagem para os estudantes de forma que se dispense qualquer intervenção pedagógica. ✂️ e) a garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q327832 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Adotando-se o princípio da normalização, considera-se a deficiência uma característica da diversidade social e humana. ✂️ b) O princípio da normalização trata exclusivamente da intervenção médica. ✂️ c) Estudantes com superdotação/altas habilidades, não sendo considerados alunos com deficiência, não fazem jus ao atendimento educacional especializado (AEE). ✂️ d) O princípio da normalização corresponde ao princípio da inclusão, sendo a diferença entre ambos apenas terminológica. ✂️ e) Sob o enfoque da normalização, a educação especial deveria criar às pessoas com deficiência condições semelhantes, tanto quanto possível, às condições da sociedade consideradas normais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q324518 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM - VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam ✂️ a) comprometimento grave global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de esterotipias de comportamento, interesses e atividades. ✂️ b) duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual. ✂️ c) potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. ✂️ d) incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas. ✂️ e) comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos. ✂️ a) Campanhas de erradicação do preconceito no ambiente escolar são suficientes para se garantirem a inclusão educacional e o respeito à singularidade dos estudantes. ✂️ b) A valorização das diferenças no ambiente educacional favorece apenas às pessoas sem deficiência, que ganham a oportunidade de conviver com o diferente nesses ambientes. ✂️ c) A valorização das diferenças e o convívio com o diferente no ambiente educacional promovem, além de respeito, o direito de os surdos serem atendidos em suas demandas. ✂️ d) As especificidades dos surdos no âmbito das demandas linguísticas, culturais e arquitetônicas são irrelevantes no discurso de inclusão. ✂️ e) A socialização dos estudantes surdos e não surdos é o único requisito para a inclusão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q326589 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O conceito de necessidades educacionais especiais ✂️ a) pressupõe a cura clínica como forma de inclusão. ✂️ b) é mais amplo que o conceito de deficiência. ✂️ c) contempla o atendimento de acordo com os interesses de cada aluno por determinada área do conhecimento, em respeito à identidade de cada um. ✂️ d) inclui a pessoa com dificuldade de aprendizagem temporária. ✂️ e) denomina um conjunto de pessoas com dificuldade de aprendizagem em um componente curricular, salvo as pessoas com transtornos funcionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade. ✂️ b) Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações. ✂️ c) Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular. ✂️ d) É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos. ✂️ e) O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q324880 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta. ✂️ a) Exame clínico realizado por neurologista é requisito para o ingresso do estudante com AH/SD no AEE. ✂️ b) A sala de recursos de AH/SD constitui-se em espaço de mediação entre os conhecimentos adquiridos pelo estudante no ensino regular e o desenvolvimento das suas potencialidades em áreas ou tópicos de seu interesse. ✂️ c) Cabe ao professor do AEE responsável pelo estudante com AH/SD realizar atendimento complementar ao da sala de aula comum. ✂️ d) O estudante que ingressa no programa de AEE para AH/SD deve permanecer inserido, durante a educação básica, no referido programa, já que este apresenta caráter permanente. ✂️ e) O estudante que ingressou no programa para AH/SD deve realizar atividades de enriquecimento, no mínimo, duas vezes por semana, preferencialmente no horário das atividades da classe comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q320530 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de ✂️ a) realizar a complementação ou suplementação curricular por meio da utilização de procedimentos, de equipamentos e de materiais específicos. ✂️ b) concentrar os estudantes com necessidades educacionais especiais na única classe do ano escolar em que foram classificados, de modo que essa turma inteira se beneficie das diferenças. ✂️ c) identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem dos estudantes bem como detectar problemas de ensino-aprendizagem para, posteriormente, encaminhá-los para centros de atendimento especializados. ✂️ d) flexibilizar e adaptar o currículo, considerando o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos para atender aos estudantes com necessidades educacionais especiais. ✂️ e) ter na escola professores que saibam lidar com necessidades educacionais especiais, mas não necessariamente dispor de profissionais com especialização para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas ✂️ a) nos itens II e III. ✂️ b) em todos os itens. ✂️ c) no item I. ✂️ d) no item III. ✂️ e) nos itens I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q324630 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à educação bilíngue de surdos, assinale a opção correta. ✂️ a) Ao incluir o tema sobre a modalidade escrita da língua portuguesa para surdos como conteúdo nos cursos de fonoaudiologia, a legislação obriga que os fonoaudiólogos tenham formação em letras. ✂️ b) Conforme legislação, a formação de professor de português como segunda língua pode ser feita pela inserção de uma disciplina no currículo. ✂️ c) Conforme legislação, os cursos de letras devem formar professores para o ensino e para a interpretação da LIBRAS em habilitação específica em nível de graduação. ✂️ d) A oferta de disciplina que ensina português como segunda língua para surdos é de natureza facultativa aos cursos de pedagogia. ✂️ e) O ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para pessoas surdas deve seguir metodologia idêntica para todos os aprendizes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q324640 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Orientação e mobilidade são orientações exclusivas da escola comum. ✂️ b) Mobilidade e orientação são condições para que a criança cega habite seu corpo e o mundo que a rodeia. ✂️ c) O trabalho de mobilidade e orientação é uma escolha da família da pessoa cega e não é fundamental à intervenção pedagógica na escola. ✂️ d) Os centros de AEE são responsáveis pelo ensino de braille e de sorobã sendo as questões relativas a mobilidade e orientação de responsabilidade exclusiva dos professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais. ✂️ e) As estratégias e os recursos mais utilizados na orientação e mobilidade são o cão-guia e a autoproteção. Nesse processo de independência, o guia-humano e a bengala são irrelevantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor ✂️ a) mantenha a família afastada do processo de avaliação. ✂️ b) priorize aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. ✂️ c) aborde exclusivamente as dificuldades desses estudantes. ✂️ d) aplique testes padronizados às especificidades de cada estudante. ✂️ e) tome decisões sobre quais recursos de acessibilidade deverão ser oferecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo. ✂️ a) Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística. ✂️ b) Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula. ✂️ c) Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação. ✂️ d) Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível. ✂️ e) Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q325179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, ✂️ a) prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social. ✂️ b) prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares. ✂️ c) considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva. ✂️ d) aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo. ✂️ e) prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta. ✂️ a) O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula. ✂️ b) Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante. ✂️ c) Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades. ✂️ d) O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas. ✂️ e) O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q327235 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido ✂️ a) em salas de recursos multifuncionais dos centros específicos de AEE, não podendo ser substitutivo à escolarização, mas devendo ser ofertada no mesmo turno de aula do aluno para auxiliar o trabalho docente. ✂️ b) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros de AEE, desde que ofertado de forma complementar ou suplementar, sem substitutir à escolarização. ✂️ c) no turno inverso ao turno do aluno, na própria escola, em outra escola, mas não em centros de AEE, em caráter complementar ou suplementar. ✂️ d) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros específicos de AEE, de forma substitutiva à escolarização. ✂️ e) exclusivamente em salas de recursos multifuncionais da própria escola do aluno e em caráter complementar ou suplementar à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias. Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta. ✂️ a) Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação. ✂️ b) A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas. ✂️ c) O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto. ✂️ d) O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão. ✂️ e) Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q322409 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva. Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta. ✂️ a) Nas aulas, o uso de recursos visuais para a aprendizagem do português como segunda língua pelos surdos deverá ser evitado. ✂️ b) O acervo textual em língua portuguesa deve ser reduzido ao mínimo possível na educação dos surdos. ✂️ c) O ensino da LIBRAS exige uma organização metodológica e didática especializada. ✂️ d) É opcional à escola ofertar o ensino da LIBRAS, uma vez que a língua oficial do Brasil é o português. ✂️ e) A educação bilíngue pressupõe a realização de tradução literal das palavras do português para LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q325481 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A deficiência intelectual caracteriza-se por ✂️ a) limitações significativas no funcionamento adaptativo de habilidades como autocuidados e vida doméstica. ✂️ b) funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado a distúrbios comportamentais. ✂️ c) funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado à dificuldade visual. ✂️ d) limitações significativas no funcionamento adaptativo na área da comunicação associada à deficiência auditiva. ✂️ e) dificuldade de mobilidade e de comunicação iniciada antes dos dois anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q324733 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta. ✂️ a) A visão depende exclusivamente do bom funcionamento do olho. ✂️ b) A aprendizagem da pessoa com deficiência visual depende do uso de softwares e aplicativos de computador. ✂️ c) A baixa visão apresenta uma definição clara e objetiva, ao contrário da cegueira que inclui uma variedade de comprometimentos visuais. ✂️ d) Do ponto de vista educacional, considera-se deficiente visual especificamente aquele que utiliza os sentidos remanescentes no processo de aprendizagem. ✂️ e) A deficiência visual inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem ✂️ a) a garantia de livre acesso dos estudantes aos professores e aos conteúdos por eles mediados. ✂️ b) a imutabilidade curricular, mas com privilégio da motivação dirigida aos estudantes, para que estudem cada vez mais. ✂️ c) a acessibilidade a todos os conteúdos, mesmo que não sejam processadas adequações às singularidades de cada estudante. ✂️ d) a disponibilização dos conteúdos de aprendizagem para os estudantes de forma que se dispense qualquer intervenção pedagógica. ✂️ e) a garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q327832 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) Adotando-se o princípio da normalização, considera-se a deficiência uma característica da diversidade social e humana. ✂️ b) O princípio da normalização trata exclusivamente da intervenção médica. ✂️ c) Estudantes com superdotação/altas habilidades, não sendo considerados alunos com deficiência, não fazem jus ao atendimento educacional especializado (AEE). ✂️ d) O princípio da normalização corresponde ao princípio da inclusão, sendo a diferença entre ambos apenas terminológica. ✂️ e) Sob o enfoque da normalização, a educação especial deveria criar às pessoas com deficiência condições semelhantes, tanto quanto possível, às condições da sociedade consideradas normais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q324518 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM - VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam ✂️ a) comprometimento grave global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de esterotipias de comportamento, interesses e atividades. ✂️ b) duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual. ✂️ c) potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. ✂️ d) incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas. ✂️ e) comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos. ✂️ a) Campanhas de erradicação do preconceito no ambiente escolar são suficientes para se garantirem a inclusão educacional e o respeito à singularidade dos estudantes. ✂️ b) A valorização das diferenças no ambiente educacional favorece apenas às pessoas sem deficiência, que ganham a oportunidade de conviver com o diferente nesses ambientes. ✂️ c) A valorização das diferenças e o convívio com o diferente no ambiente educacional promovem, além de respeito, o direito de os surdos serem atendidos em suas demandas. ✂️ d) As especificidades dos surdos no âmbito das demandas linguísticas, culturais e arquitetônicas são irrelevantes no discurso de inclusão. ✂️ e) A socialização dos estudantes surdos e não surdos é o único requisito para a inclusão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q326589 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O conceito de necessidades educacionais especiais ✂️ a) pressupõe a cura clínica como forma de inclusão. ✂️ b) é mais amplo que o conceito de deficiência. ✂️ c) contempla o atendimento de acordo com os interesses de cada aluno por determinada área do conhecimento, em respeito à identidade de cada um. ✂️ d) inclui a pessoa com dificuldade de aprendizagem temporária. ✂️ e) denomina um conjunto de pessoas com dificuldade de aprendizagem em um componente curricular, salvo as pessoas com transtornos funcionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro