Questões de Concursos Profissional Básico Ciências Contábeis

Resolva questões de Profissional Básico Ciências Contábeis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q233746 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Os bancos comerciais são instituições financeiras que realizam operações ativas e passivas nos termos das normas vigentes.

Dentre as operações passivas, realizadas pelos bancos comerciais, tem-se a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q237591 | Matemática Financeira, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Um cliente solicitará um empréstimo bancário e, para tirar suas dúvidas, antes de ir ao banco, contratou um consultor particular. Ele informou ao consultor que gostaria de que o empréstimo fosse nas seguintes condições: na prestação calculada, já estivesse incluída parte da amortização da dívida e que, no final da operação, tivesse pagado a menor quantidade de juros possível. Ele não tem restrições quanto ao valor das prestações.

Baseando-se nas informações do seu cliente, qual sistema de amortização o consultor deve indicar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q229405 | Economia, Sistema Financeiro Nacional, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

O Banco Central do Brasil, no Comunicado no 20.615, de 17 de fevereiro de 2011, que divulga as orientações relativas à implementação, no Brasil, das recomendações do Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, conhecidas como Basileia III, estabelece que o Capital Principal, em princípio, nos termos de Basileia III, será composto, fundamentalmente, pelo capital social, constituído por cotas ou por ações ordinárias e ações preferenciais não resgatáveis e sem mecanismos de cumulatividade de dividendos, e por lucros retidos, deduzidos os valores referentes aos ajustes regulamentares.

O anexo ao Comunicado no 20.615, de 17 de fevereiro de 2011 (dos parâmetros mínimos para o capital regulamentar conforme Basileia III), estabelece que o parâmetro do Capital Principal, em 1o de janeiro de 2013, será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q231201 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

As pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem optar pela apuração do lucro real anual com antecipação mensal do imposto de renda (IR) e contribuição social sobre o lucro (CSLL) calculado, mensalmente, em bases estimadas, ou pela apuração do lucro real trimestral.

Optando pela tributação do IR e CSLL, com base no lucro trimestral, uma DESVANTAGEM dessa opção decorre da compensação do prejuízo fiscal de um trimestre, ainda que dentro do mesmo ano calendário, que só poderá ser feita no(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q236585 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

A Lei de Orçamentos Anuais, para viabilizar as situações planejadas no Plano Plurianual e torná-las realidade, em obediência à Lei das Diretrizes Orçamentárias, elabora o Orçamento Anual, programando as ações a serem realizadas para alcançar os objetivos estabelecidos.

Para que o orçamento possa refletir o programa de governo, principalmente no que se refere à disponibilidade de recursos financeiros, é indispensável que obedeça aos princípios orçamentários.

A condição de que a lei de meios não poderá conter dispositivo alheio à previsão das receitas e fixação das despesas, exceto a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita orçamentária, expressa os fundamentos técnicos do Princípio Orçamentário da(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q229676 | Administração Pública, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

O Regulamento do Imposto de Renda, Decreto no 3.000/1999, (RIR/99), no Livro II Tributação das Pessoas Jurídicas, estabelece como as pessoas jurídicas e as empresas individuais terão seus lucros apurados e determina, também, que as empresas individuais, para os efeitos do imposto de renda, são equiparadas às pessoas jurídicas.

Nesse contexto de equiparação das empresas individuais às pessoas jurídicas, é equiparado a uma pessoa jurídica, para efeitos de imposto de renda, dentre outros, o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q232763 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 20(R1), aprovado pela Deliberação CVM no 672, de 20 de outubro de 2011, que trata de custos de empréstimos, um ativo qualificável é aquele que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q233531 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Uma companhia, na elaboração das suas demonstrações contábeis financeiras relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2010, face às dúvidas existentes de classificação e apuração de algumas receitas, teve a participação da auditoria externa na apuração de tais valores, na classificação das contas e na elaboração de parte das demonstrações contábeis.

Nesse contexto, a responsabilidade pela elaboração de tais demonstrações contábeis é do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q234814 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

No campo da contabilidade ambiental, os benefícios do ativo ambiental ocorrem quando há:

• aumento da capacidade ou aumento de segurança ou eficiência de outros ativos próprios da empresa.
• redução ou prevenção de provável contaminação ambiental resultante de futuras operações.
• conservação do meio ambiente.

Nesse contexto ambiental, os gastos de tratamento de contaminação ambiental podem ser classificados como ativo permanente, quando, dentre outros aspectos, são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q228931 | Administração Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

As decisões empresariais relacionam-se com a escolha de uma alternativa de ação dentre aquelas que forem selecionadas como viáveis, em decorrência da disponibilidade de seus recursos operacionais, humanos e financeiros. Em decorrência, os gestores empresariais têm que adotar, em termos gerais, um dos seguintes tipos de decisão: estratégica, administrativa ou operacional.

Nesse contexto, caracteriza-se como uma decisão estratégica, direcionada para a solução de diversos problemas, a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q238155 | Administração Financeira e Orçamentária, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

A receita da administração pública é classificada nos enfoques orçamentário e patrimonial. As receitas orçamentárias, por sua vez, são classificadas em Receitas Correntes e Receitas de Capital.

No contexto das Receitas Correntes, o recebimento de Juros de Mora é classificado como uma receita corrente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q237645 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

As Partes Beneficiárias, nos dizeres da Lei no 6.404/1976, Lei das Sociedades Anônimas, devidamente atualizada até dezembro de 2011, são títulos negociáveis que podem ser emitidos a qualquer tempo e que conferirão a seus titulares o direito de eventual crédito contra a companhia pela participação nos lucros anuais.

Nesse contexto, é permitida a emissão de Partes Beneficiárias, a qualquer momento, pelas companhias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q236899 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

A contabilidade para as pequenas e médias empresas, contemplada pela Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 1000, aprovada pela Resolução CFC no 1.255, de 10 de dezembro de 2009, estabelece que o objetivo das demonstrações contábeis das pequenas empresas é oferecer informação sobre a posição

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q232826 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Custo é o gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, seja ele desembolsado ou não. A classificação dos custos vai depender do enfoque que a ela for atribuído, podendo ser determinada quanto a natureza, função, contabilização, produto e formação ou produção.

Nesse contexto, verifica-se que a classificação dos custos em diretos e indiretos é feita quanto a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q230525 | Direito Empresarial e Comercial, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Debêntures são títulos que conferem a seus titulares direito de crédito contra a companhia emitente, nas condições da escritura de emissão ou no respectivo certificado, se houver.

Nesse contexto, de acordo com o disposto na escritura de emissão de tais títulos de crédito, considere as afirmativas abaixo.

I - A debênture poderá ter garantia real.

II - A debênture poderá ter garantia flutuante.

III - A debênture que não gozar de garantia poderá conter cláusula de subordinação aos credores quirografários.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q237181 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

O ponto de equilíbrio contábil, também chamado de ponto de ruptura ou Break-even Point, ocorre quando a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q235394 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Nos termos do CPC 23 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata de políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erros, a entidade deve selecionar suas políticas contábeis e aplicá-las de modo uniforme em transações semelhantes. Entretanto, o próprio CPC oferece à entidade a probabilidade de fazer mudança nas práticas contábeis.

Nesse aspecto da mudança de práticas contábeis, o CPC informa que a entidade deve alterar uma política contábil apenas se a mudança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q231559 | Administração Geral, Planejamento estratégico, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

No ambiente corporativo, o planejamento estratégico é tido como a determinação de metas básicas de longo prazo, quantitativas, qualitativas e integradas, bem como das decisões que os gestores precisam tomar para que tais metas sejam alcançadas.

Nesse contexto, o planejamento estratégico cumpre três etapas distintas de determinação: onde estamos, para onde queremos ir e como iremos.

Dentre outros, integra a etapa “para onde queremos ir”, a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q232331 | Contabilidade Geral, Profissional Básico Ciências Contábeis, BNDES, CESGRANRIO

Nos termos da legislação tributária em vigor, as pessoas jurídicas, tributadas com base no lucro real, determinarão a base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL), tomando o lucro contábil antes do imposto de renda e da CSLL, ajustada pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.