Questões de Concursos Públicos: Profissional de Apoio Escolar

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1 Q890924 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Serão recursos públicos destinados à educação os originários de, exceto:

2 Q892838 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Segundo o Plano Municipal de Educação do município de Joaçaba–SC, a Meta 9 tem como objetivo erradicar o analfabetismo e reduzir o analfabetismo funcional. Considerando tal meta, qual das seguintes afirmações representa uma estratégia estabelecida pelo referido plano?

3 Q904966 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A qualidade de ensino é determinada tanto ou mais pela formação contínua dos professores, do que pela sua formação inicial… A formação contínua não deve desenrolar-se, necessariamente, apenas no quadro do sistema educativo: um período de trabalho ou de estudo no setor econômico pode também ser proveitoso para aproximação do saber e do saber-fazer.
(DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003, p. 160)


Com relação à formação continuada dos profissionais do magistério implica reconhecer um constante desenvolvimento levando-se em conta:

4 Q904968 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A Lei no 9.394/1996 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) está composta por dois níveis, a educação básica e a educação superior. A educação básica é formada por:

5 Q890925 | Pedagogia, Práticas Avaliativas: Sujeitos, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta o órgão responsável por promover avaliações periódicas sobre o sistema educacional brasileiro.

6 Q904965 | Pedagogia, Temas Contemporâneos: bullying, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

No Brasil há décadas são investigadas as ações de violência como um problema social no interior das escolas e por diversas formas entre os indivíduos envolvidos na comunidade escolar. Entre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a:

7 Q904969 | Pedagogia, Evasão Escolar: causas e conseqüências, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A evasão escolar tem seu ápice nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, geralmente no período de grandes transformações emocionais e físicas na adolescência. Reprovação, abandono do ensino e diferentes idades em turmas são problemas recorrentes no cenário educacional brasileiro. Os regulamentos escolares devem ser conhecidos pelos alunos, porque

8 Q904970 | Pedagogia, Práticas Avaliativas: Sujeitos, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Um informe global do processo que, a partir do conhecimento inicial (avaliação inicial), manifesta a trajetória seguida pelo aluno, as medidas específicas que foram tomadas, o resultado final de todo o processo e, especialmente a partir deste conhecimento, as previsões sobre o que é necessário fazer de novo.
(ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 201.)


No que se refere às informações, considere que quando se trata de práticas avaliativas através do Conselho de Classe recomenda-se:

9 Q890917 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

São diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, exceto:

10 Q904971 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao outro, que o seguro, carrega, embala. Através dessa fusão [...], vai se familiarizando e apreendendo esse mundo, portanto, iniciando um processo de diferenciação
(MAHONEY, A. A; ALMEIDA, L. R. Viver mente & cérebro. São Paulo: Segmento-Duetto, 2006. p. 62.)


Indique a alternativa que descreva as ações na relação entre professor e aluno de acordo com a Tendência Progressista Libertadora: