Questões de Concursos: Profissional de Educação Especial

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1 Q880595 | Psicologia, CID10 e DSM, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Transtornos de aprendizagem e comportamento são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender, interagir socialmente e regular seu comportamento de maneira adequada. Identificar e compreender esses transtornos é fundamental para uma intervenção educacional eficaz. Associe o transtorno às suas respectivas características.

I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
II. ( ) Dislexia
III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA)
IV. ( ) Transtorno de Conduta

a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura.
b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico.
c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento.
d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares.


Assinale a correspondência correta.

2 Q880585 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O ____________ sustenta a perspectiva de que a aquisição de conhecimento constitui um processo ativo, no qual o educando desempenha um papel central na construção do seu próprio entendimento. Nessa abordagem, o educador assume predominantemente a função de facilitador, proporcionando suporte e orientação para otimizar o desenvolvimento autônomo do aprendiz.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no texto.

3 Q880588 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Conforme o Art. 58 da LDB, a educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na ________ de ensino, para educandos com necessidades especiais. Quando necessário, a escola regular deve disponibilizar ________ especializado para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. O atendimento educacional pode ocorrer em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas ________ do ensino regular.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

4 Q880584 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Diante do contexto educacional contemporâneo, a escola tem como função social promover a formação integral dos alunos, desenvolvendo suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas. O compromisso social do educador é garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas diferenças enecessidades individuais.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos relacionados à Educação Especial, qual a afirmativa expressa o papel do educador no contexto da inclusão escolar?

5 Q880591 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto serviço integrado à Educação Especial, desempenha um papel de grande importância na formação dos estudantes designados como Público-Alvo da Educação Especial. Esse serviço é concretizado por meio da disponibilização de recursos de acessibilidade e implementação de estratégias que visam eliminar as barreiras para aplena participação desses estudantes na sociedade e no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual é o principal objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

6 Q880589 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE/2014–2024) é um instrumento que visa orientar as políticas educacionais no Brasil, estabelecendo metas e estratégias para a melhoria da qualidade da educação.
Sobre os objetivos do PNE, avalie as afirmativas a seguir.

I. O PNE/2014–2024 tem como uma de suas metas a universalização do atendimento educacional especializado, garantindo o acesso e permanência dos alunos com deficiência na escola regular.
II. Uma das estratégias previstas no PNE para a inclusão escolar, é o fortalecimento da formação continuada de professores, visando aprimorar as práticas pedagógicas inclusivas.
III. O PNE/2014–2024 prevê metas específicas para o atendimento de alunos com altas habilidades ou superdotação, com foco no desenvolvimento de programas especializados.
IV. A responsabilidade pela implementação das ações previstas no PNE/2014–2024 é exclusiva dos órgãos governamentais federais, sem a necessidade de envolvimento das instâncias estaduais e municipais.

É correto o que se afirma em

7 Q880592 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A história da Educação Especial, no Brasil e no mundo, remonta a séculos de evolução e mudanças significativas. Desde as primeiras iniciativas de segregação até os movimentos de inclusão, diversos eventos marcaram esse percurso. Porém, um evento histórico internacional marcou um avanço significativo na perspectiva inclusiva da Educação Especial.
Assinale a alternativa que indica qual foi o evento histórico que marcou o avanço da Educação Especial.

8 Q880587 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O público-alvo da Educação Especial abrange uma diversidade de necessidades educacionais, exigindo uma abordagem inclusiva e adaptativa.
Analise as afirmações a seguir preenchendo V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

a. ( ) A Educação Especial destina-se exclusivamente a pessoas com deficiência intelectual, excluindo outras condições.
b. ( ) Os alunos com altas habilidades/superdotação não são considerados público-alvo da Educação Especial.
c. ( ) A Educação Especial concentra-se apenas em atender alunos com deficiência física, negligenciando outras condições.
d. ( ) O público-alvo da Educação Especial engloba diferentes necessidades educacionais, incluindo deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e altas habilidades.

A sequência correta, de cima para baixo, é

9 Q880586 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Nos últimos anos, o debate sobre as concepções de educação e escola tem se intensificado, refletindo diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Dentre as diversas correntes teóricas, destaca-se a perspectiva progressista, que enfatiza a participação ativa do aluno no processo educativo, buscando uma educação libertadora e crítica. Por outro lado, há correntes conservadoras que defendem uma visão mais tradicional e autoritária da educação, com ênfase na transmissão de conhecimentos e na disciplina escolar.
Qual das seguintes afirmações representa uma perspectiva progressista sobre as concepções de educação e escola?

10 Q880590 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Conforme Portal MEC, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) estabelece diretrizes fundamentais para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no cenário educacional brasileiro. Essas diretrizes visam garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas condições específicas, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa.

Portal MEC: http://portal.mec.gov.br/

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
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