Questões de Concursos: Profissional Ouvinte

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1 Q894064 | Libras, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A construção da identidade da pessoa surda é influenciada por fatores diferentes, como contexto familiar, contato com comunidades surdas etc. A literatura especializada faz referência a, pelo menos, cinco tipos de identidades manifestos por diferentes pessoas surdas. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Identidade surda: diz respeito aos sujeitos surdos que se inserem plenamente na comunidade surda e se reconhecem como pertencentes a mesma, usam apenas língua de sinais, apresentam características culturais e forma de estar no mundo baseadas na visualidade, defendem e militam pelo direito de ser diferente e de vivenciar a cultura surda.


( ) Identidade híbrida: característica de pessoas com surdez adquirida, que aprenderam inicialmente a estar e participar do meio e construir o pensamento como ouvintes, utilizando, também, uma língua oral para se comunicar, e que passaram a estar imersas no contexto da surdez, como pessoas surdas.


( ) Identidade de transição: identificada porque a maior parte dos surdos, sendo oriundos de famílias ouvintes, passa por um processo de transição entre a tentativa de estar no mundo a partir da perspectiva ouvinte e de uma linguagem oral e visual truncada.


( ) Identidade embaraçada: característica de pessoas que não têm referência nem na cultura surda, nem na ouvinte. Apresentam dificuldades de comunicação, sendo as expressões que usam, por vezes, incompreensíveis. Não sabem usar língua de sinais. Têm a vida, o comportamento e os aprendizados determinados pela perspectiva ouvinte.


( ) Identidade diáspora: característica de pessoas que não foram inseridas em alguma comunidade surda. Essas pessoas costumam ter dificuldades de se reconhecer/aceitar como surdas e buscam sua referência na cultura ouvinte. Valorizam e seguem a representação ouvinte, considerando-a superior à surda.


A sequência está correta em

2 Q894069 | Libras, Tradução e Transliteração, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O sistema de escrita de línguas de sinais, recurso frequentemente associado a Libras e criado pela pesquisadora brasileira, Mariângela Estelita Barros, composto por 95 visografemas, os quais são distribuídos em quatro grupos, que formam sua estrutura básica: Configuração de Dedos (CD) com 10 visografemas; Orientação da Palma (OP) com 6 visografemas; Ponto de Articulação (PA) com 35 visografemas; e Movimento (M) com 44 visografemas, denomina-se:

3 Q894058 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O Projeto Político Pedagógico é um plano construído por toda a comunidade escolar. No que diz respeito ao aspecto político, assinale a afirmativa correta.

4 Q894063 | Libras, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir.

I. A surdez é uma diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, que traz ao indivíduo uma série de consequências ao seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito à linguagem oral.


II. Considera-se surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, e parcialmente surdo aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. A competência auditiva é classificada como: normal, perda leve, moderada, severa e profunda. A surdez severa e profunda impede que o aluno adquira, naturalmente, a linguagem oral.


III. Por decorrência dessa dificuldade em desenvolver normalmente a linguagem oral, os indivíduos surdos podem apresentar um atraso intelectual de dois a cinco anos, dificuldades de abstração, generalização, raciocínio lógico, simbolização, dentre outros.


IV. Essa incapacidade de se comunicar, da mesma forma que as demais pessoas, atua de modo significativo em sua personalidade, fazendo com que manifestem tendências de introspecção, imaturidade emocional, rigidez de juízos e opiniões, prejudicando o desenvolvimento do sujeito em sua globalidade.


V. A fim de que estes problemas sejam evitados é aconselhável que a criança surda seja encaminhada o mais cedo possível a uma escola especializada, para que possa receber estimulação auditiva e oral adequada, adquirindo um desenvolvimento próximo aos padrões de normalidade.


VI. O domínio da linguagem oral irá permitir sua plena integração na sociedade, uma vez que essa é a forma usual de comunicação entre as pessoas.


VII.O desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem está subordinado ao aprendizado da linguagem oral.

As informações apresentadas dizem respeito à concepção de surdez denominada:

5 Q894078 | Libras, História da Educação dos Surdos, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

As crianças têm direito de ser criadas e educadas no seio de suas famílias. Cabe, portanto, às instituições educacionais e a seus profissionais estabelecerem, com as famílias, relações de parceria e interlocução no processo educativo infantil porque

6 Q894066 | Libras, História da Educação dos Surdos, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Levando-se em consideração a educação dos surdos dentro de um recorte histórico, assinale a afirmativa correta.

7 Q894074 | Libras, História da Educação dos Surdos, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O Governo Federal lançou na terça-feira, 21 de novembro de 2023, o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). A proposta faz parte da estratégia de retomar as premissas originais dessa Política, que completou quinze anos e que, apesar de não ter sido desfeita, foi ameaçada e deixada de lado nos últimos anos. A ação tem a coordenação do Ministério da Educação (MEC), que garantirá a execução em diferentes frentes: investimento em formação, infraestrutura, transporte, recursos de tecnologia assistiva e pedagógicos, em um valor estimado de mais de R$ 3 bilhões em quatro anos. A meta é chegar ao fim de 2026 com mais de 2 milhões de estudantes do ensino público da educação especial matriculados em classes comuns, além de atingir o total de 169 mil matrículas na educação infantil e ampliar os recursos financeiros para atender a mais Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Hoje, apenas 36% das escolas que têm SRM receberam recursos e a meta é dobrar esse número, passando para 72% dos estabelecimentos. Também estão entre os objetivos a criação de 27 observatórios de monitoramento e o lançamento de 6 editais para pesquisadores com deficiência. Para a consolidação da PNEEPEI, o MEC pactuará a implementação das ações com os Municípios, os Estados e o Distrito Federal em cada canto do país, dentro das premissas da construção coletiva e participação social.

(Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br. Acesso em: fevereiro de 2024.)

Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os pesquisadores com deficiência fomentarão as matrículas que o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) almeja atingir.

II. O atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) será implementado em cinquenta por cento dos estabelecimentos.

III.Os pressupostos da cooperação coletiva e da participação social nortearão o fortalecimento do PNEEPEI.


Está correto o que se afirma em

8 Q894071 | Libras, Aspectos Fonológicos, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Com referência aos sinais FAMÍLIA, NAMORAR, TRABALHAR, TELEVISÃO, MARACUJÁ, a afirmativa que apresenta característica IMCOMPATÍVEL é:

9 Q894059 | Pedagogia, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

É considerada processual; contínua; cumulativa; abrangente; e, interdisciplinar com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos; o professor é o gestor das progressões de aprendizagem com foco no processo e não no produto; Tais características referem-se à avaliação:

10 Q894056 | Pedagogia, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Analise a informação a seguir: “o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais; sendo sua prática extremamente controlada”. Trata-se, portanto, de uma tendência pedagógica:
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