Questões de Concursos Públicos: Psicólogo 30h

Resolva online questões de Psicólogo 30h para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O enfrentamento à violência contra as mulheres é uma grande preocupação das políticas públicas, sendo fundamental a existência de referências técnicas para a atuação dos/as psicólogas(os) em serviços de atenção à mulher em situação de violência.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A clínica ampliada pode ser um referencial para a conduta profissional daqueles que compõem as equipes de trabalho dos serviços de atendimento a mulheres em situação de violência, sejam da rede de saúde ou não, pois se mostra como ferramenta de articulação de diferentes enfoques.
II. A ideia de mulher vítima de violência foi substituída pela de mulher em situação de violência, na medida em que o rompimento da situação de violência não implica necessariamente condição de subalternidade, presente no conceito de vítima.
III. A formalização da denúncia por meio do boletim de ocorrência é um direito da mulher a ser informado pelos profissionais envolvidos e nunca imposto como condição para o atendimento e assistência.

Está correto o que se afirma em:
Foucault analisa como a prisão se tornou a forma de punição por excelência a partir do século XIX, associando a privação da liberdade como modelo punitivo à adequação e ao controle de determinadas “classes perigosas” ao mundo do trabalho.
Ele defendeu que, nessa lógica, o eixo do funcionamento da prisão passe a girar em torno do indivíduo que cometeu a conduta criminosa, que será considerado pela sociedade ao nível de suas virtualidades e não ao nível de seus atos; não ao nível das infrações efetivas a uma lei efetiva, mas das potencialidades de comportamento que exprimem, ou seja em termos de seu/sua