Questões de Concursos: Segundo Semestre

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Segundo Semestre. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q949001 | Literatura, Barroco, Segundo Semestre, Univille, ACAFE

Assinale a alternativa em que o texto citado foi extraído da obra As Fantasias Eletivas, de Carlos Henrique Schroeder.

2 Q946401 | Inglês, Segundo Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG

Read the following text to answer question.


The nature of intelligence


For many years, scientists (1) ___________ define the nature of human intelligence. However, they (2) ___________unable to agree on whether there is one kind of intelligence, or several kinds. In the early 20th century, psychologist Charles Spearman came up with the concept of 'g' or 'general intelligence'. He (3) ___________ subjects a variety of different tests and (4) ___________ that the people who performed well in the tests used one part of the brain, which he called 'g', for all the tests. More recently, research (5)___________ that this idea may well be true, as one part of the brain (the lateral prefrontal cortex) shows increased blood flow during testing. However, some scientists believe that intelligence is a matter of how much people (6) ___________rather than some ability they are born with. They believe that environment also matters.


VINCE, M. Macmillan English grammar in context. Macmillan, London. 2008. p. 22. Adapted.


Check the alternative that shows the sequence of words that CORRECTLY fill in the spaces (1-6).

3 Q949031 | Conhecimentos Gerais, Segundo Semestre, Univille, ACAFE

Fernando Collor de Melo, eleito presidente da República por voto direito em 1989, foi o primeiro presidente republicano que sofreu um impeachment (impedimento) na história política do Brasil. Nesse contexto é correto afirmar, exceto:

4 Q945595 | Sociologia, Direitos civis, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV

Sobre a questão da liberdade em Spinoza, a filósofa brasileira Marilena Chauí afirma o seguinte: “[...] o poder teológico-político é duplamente violento. Em primeiro lugar, porque pretende roubar dos homens a origem de suas ações sociais e políticas, colocando-as como cumprimento a mandamentos transcendentes de uma vontade divina incompreensível ou secreta, fundamento da ‘razão de Estado’. Em segundo, porque as leis divinas reveladas, postas como leis políticas ou civis, impedem o exercício da liberdade, pois não regulam apenas usos e costumes, mas também a linguagem e o pensamento, procurando dominar não só os corpos, mas também os espíritos”.

CHAUÍ, Marilena. Espinosa, uma subversão filosófica. Revista CULT, 14 de março de 2010. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/baruch-espinosa/.

O poder teológico-político é violento, porque

5 Q951480 | Atualidades, Política Internacional, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ

A primeira lei a garantir a segurança dos trabalhadores pela inclusão da carteira de trabalho e uma das principais leis de regulação das relações trabalhistas, tendo sido recentemente alterada para dar maior flexibilidade às relações entre patrões e trabalhadores, denomina-se:

6 Q948951 | Atualidades, Política, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Brasília, em parceria com cientistas europeus, descobriu que o rio Amazonas é oito milhões de anos mais velho do que se pensava. A constatação se deu com base na análise dos sedimentos encontrados no rio. A maioria, segundo os pesquisadores, deriva da formação dos Andes no Mioceno tardio, período que vai de 10 a 5 milhões de anos atrás.

As pesquisas anteriores informavam que o Amazonas tinha entre 1 e 1,5 milhão de anos. De acordo com o professor e geólogo da UnB, Roberto Ventura, o Amazonas já existia, mas era pequeno e não chegava a se encontrar com o oceano. A idade de 9 a 9,4 milhões é contada a partir da expansão do rio para o Atlântico, formando o Amazonas que conhecemos hoje.

FREDERICO, G. Pesquisadores da Universidade de Brasília descobrem que rio Amazonas tem mais de 9 milhões anos. Portal G1, 06/04/2017


• Esse processo resultou em uma paisagem com as seguintes características:

7 Q950388 | Português, Redação, Segundo Semestre, INSPER, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.


Ao leitor: A gravidez como ela é


Li há alguns meses uma crônica em que a escritora, grávida, desabafava: “estar grávida é estranho”. Dizia que não conseguia soltar fogos de artifício, que o corpo dela estava esquisito, que sentia cansaço e angústia. E que se achava uma E.T. por sentir tudo isso – afinal, grávidas devem ser felizes e gratas.
Eu, também grávida de minha segunda filha, me identifiquei prontamente. Estar grávida é estranho mesmo. Por nove meses, nosso corpo se transforma completamente para formar um outro ser. Pode ser lindo, mas também é dolorido. Pode ser mágico, mas também é angustiante. E, junto com as transformações físicas, vem uma avalanche de dúvidas, de regras, de medos. Estar grávida não é fácil.
Mais difícil ainda é passar por isso sem informação. Sem saber no que acreditar, que regras seguir, o porquê de estar sentindo tudo aquilo. Como gestante, sentia falta de publicações que questionassem, que polemizassem, que tivessem coragem de tocar em alguns pontos que, por vezes, tirassem da gravidez o revestimento de encanto e, da grávida, a aura imaculada.
Mergulhando nesse universo, vimos que o tema é ainda mais complexo do que podíamos imaginar.
Neste especial, você não encontrará lista de enxoval, sintomas de trabalho de parto nem dicas para fazer o bebê dormir. Mas vai ter informações preciosas sobre esse período de revolução na sua vida – o antes, o durante e o depois da gravidez. Para entender o que está de fato acontecendo e ter as ferramentas para tomar as decisões que fazem sentido para você. A gravidez pode continuar sendo uma coisa estranha, mas não será mais tão desconhecida. Para mim, foi transformador. Espero que seja para você também.
Boa leitura,
Marina Bessa
editora


(Superinteressante, edição especial, março de 2018. Adaptado)
O texto foi publicado na revista na seção “Ao leitor”, espaço em que o editor se dirige aos seus leitores e justifica aspectos temáticos relevantes da publicação. Especialmente contendo tema de interesse do público feminino, o texto procura mostrar que a edição

8 Q949022 | Biologia, Sistema Reprodutor Humano, Segundo Semestre, Univille, ACAFE

O termo genética foi aplicado pela primeira vez pelo biólogo inglês William Bateson (1861 – 1926) para definir o ramo das ciências biológicas que estuda e procura explicar os fenômenos relacionados à hereditariedade.

Assim, a alternativa correta é:

9 Q678477 | Física, Trabalho e Energia, Segundo Semestre, IFAL, INEP

Um corpo de massa 2 kg está sobre um plano horizontal sem atrito e está sendo mantido encostado a uma mola comprimida uma distância de 5 cm da sua posição de equilíbrio. Sabendo que a constante elástica da mola é 800 N.m, qual será a máxima velocidade adquirida pelo corpo quando liberado para mover-se apenas sob a ação da mola?

10 Q950916 | Geografia, Segundo Semestre, IFRR, INEP

Ocupar latifúndio é algo radical, que envolve graves riscos, mas já está sedimentado no imaginário dos Sem Terra que “se os Sem Terra não ocupam, o governo não faz nada !” Melhor dizendo, faz tudo para o fortalecer a propriedade capitalista da terra, eixo essencial do capitalismo no Brasil. (MARTINS, p. 65). No caso específico do Brasil, uma grande parte das terras do país se encontra nas mãos de uma pequena parcela da população. Diante das informações, marque a alternativa que evidencia a discrepância e as consequências que ocorre no Brasil, em relação à distribuição de terras.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.