A participação tem sido exercida sob inúmeras formas e
nuances no contexto escolar, desde a participação como
manifestação de vontades individualistas até a expressão
efetiva de compromisso social e organizacional, traduzida
em atuações concretas e objetivas, voltadas para a
realização conjunta de objetivos. Em decorrência dessa
variação, o sentido afetivo da participação se expressa pela
peculiaridade da prática exercida e seus resultados. Assim é
que se pode observar, em diferentes contextos, a prática
diferenciada da participação por sua abrangência e seu
poder de influência. Sobre a forma de participação como
presença, analisar os itens.
I. É participante quem pertence a um grupo ou organização,
independentemente de sua atuação nele.
II. São considerados como participantes de uma turma de
alunos aqueles que, sem mesmo terem ou exercerem voz
ativa sobre o que fazem ou que acontece com e no grupo
como um todo e no desenvolvimento das aulas, estão
fisicamente presentes em suas atividades.
III. A participação, em alguns casos, pode ocorrer por
obrigatoriedade, por eventualidade ou por necessidade, e
não por intenção e vontade própria.
Está CORRETO o que se afirma:
a) Apenas nos itens I e II.
b) Apenas nos itens I e III.
c) Apenas nos itens II e III.
d) Em todos os itens.