Questões de Concursos: Supervisão Escolar

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1 Q899500 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a formação continuada de professores, analisar os itens.

I. É necessário refletir sobre a teoria e a prática formadora, não deixando se levar pela tradição formadora.
II. É fundamental que, no momento de planejar a formação, executá-la e avaliar seus resultados, os professores participem de todo o processo e que suas opiniões sejam desconsideradas.
III. A observação e a valorização do ensino facilitam aos professores a obtenção de dados sobre os quais possam refletir e analisar, a fim de favorecer a aprendizagem dos alunos.

Está CORRETO o que se afirma:

2 Q899498 | Pedagogia, Gestão Escolar, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

O conceito de “organização aprendente” foi popularizado principalmente por Peter Senge, renomado autor e especialista em gestão. Ele define cinco componentes básicos de uma organização aprendente, entre eles: domínio pessoal, modelos mentais, visão partilhada, aprendizagem em grupo e pensamento sistêmico. Em relação ao pensamento sistêmico, é CORRETO afirmar que:

3 Q899499 | Pedagogia, Gestão Escolar, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se as ações da supervisão educacional abaixo descritas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Acompanhamento. (2) Planejamento. (3) Avaliação.

( ) Estímulo e contribuição para a formação continuada dos professores.
( ) Elaboração do calendário escolar.
( ) Coordenação colaborativa com os demais membros da equipe técnico-pedagógica da escola e dos conselhos de classe.
( ) Contribuição para o aprimoramento da relação com a comunidade externa à escola.

4 Q899501 | Pedagogia, Gestão Escolar, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em relação à gestão da educação na atualidade, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

A gestão da educação é responsável por garantir a qualidade educacional, entendida como processo de __________ no seio da prática social global, por se constituir no único mecanismo de humanização e de formação de cidadãos.

5 Q899503 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre as características de uma educação escolar de qualidade social, analisar os itens.

I. Incorpora no cotidiano escolar as novas tecnologias da comunicação e da informação.
II. Fomenta a formação de qualidades morais, traços de caráter, atitudes e convicções, conforme ideais neoliberais.
III. Promove a integração entre a cultura escolar e outras culturas, no rumo de uma educação intercultural e comunitária.

Está CORRETO o que se afirma:

6 Q899496 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Segundo a Lei nº 9.394/1996 − Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação infantil tem como finalidade:

7 Q899497 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 2/2017, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) As escolas indígenas devem oferecer em seu núcleo comum curricular unicamente suas línguas, saberes e pedagogias.

( ) As instituições ou redes de ensino devem intensificar o processo de inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas classes comuns do ensino regular, garantindo condições de acesso e de permanência com aprendizagem, buscando prover atendimento com qualidade.

( ) Os currículos devem incluir a abordagem de temáticas contemporâneas, de forma fortuita, a fim de cumprir com a legislação, na perspectiva de igualar as práticas educativas oferecidas.

8 Q899502 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Em relação aos conhecimentos e às práticas que podem auxiliar os professores a participar dos processos e das práticas de organização e gestão da escola, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Familiarizar-se com modalidades e instrumentos de avaliação do sistema, da organização e da aprendizagem escolar.
( ) Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula.
( ) Compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e curriculares.

9 Q899504 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

O projeto político-pedagógico é entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, liberdade, gestão democrática, valorização do magistério e:

10 Q899505 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A participação tem sido exercida sob inúmeras formas e nuances no contexto escolar, desde a participação como manifestação de vontades individualistas até a expressão efetiva de compromisso social e organizacional, traduzida em atuações concretas e objetivas, voltadas para a realização conjunta de objetivos. Em decorrência dessa variação, o sentido afetivo da participação se expressa pela peculiaridade da prática exercida e seus resultados. Assim é que se pode observar, em diferentes contextos, a prática diferenciada da participação por sua abrangência e seu poder de influência. Sobre a forma de participação como presença, analisar os itens.

I. É participante quem pertence a um grupo ou organização, independentemente de sua atuação nele.

II. São considerados como participantes de uma turma de alunos aqueles que, sem mesmo terem ou exercerem voz ativa sobre o que fazem ou que acontece com e no grupo como um todo e no desenvolvimento das aulas, estão fisicamente presentes em suas atividades.

III. A participação, em alguns casos, pode ocorrer por obrigatoriedade, por eventualidade ou por necessidade, e não por intenção e vontade própria.

Está CORRETO o que se afirma:
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