Questões de Concursos Públicos: Supervisor de Coleta e Qualidade

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1 Q831999 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2021

No Excel, para tornar fixo o cabeçalho de uma tabela, ou seja, para manter visíveis linhas ou colunas durante a rolagem de página, deve-se percorrer, na faixa de opções, o caminho

3 Q834725 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2021

Os irmãos Pedro, Mateus e José foram entrevistados por um agente do IBGE que obteve deles as seguintes informações:
Pedro disse: “apenas um dos meus irmãos tem mais de 25 anos de idade.”;
Mateus disse: “apenas um dos meus irmãos tem mais de 30 anos de idade.”;
José disse: “meus dois irmãos têm mais de 28 anos de idade.”.
Considerando que as três afirmações estão corretas conclui-se, a respeito das idades dos três irmãos, que

4 Q835627 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2021

No que concerne à avaliação de desempenho, assinale a opção correta.

6 Q832064 | Legislação Federal, Código de Ética do IBGE, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2021

Em consonância com o Código de Ética do IBGE, a moralidade da administração pública

7 Q832824 | Geografia, Cartografia, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2021

Quando estamos almoçando no Brasil, muito dos japoneses já estão dormindo há algumas horas.
Acerca da frase precedente, assinale a opção que aponta as características do espaço geográfico terrestre que justifica essa diferença.

9 Q831740 | Geografia, Cartografia, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2021

As coordenadas geográficas constituem um dos elementos básicos dos mapas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

10 Q833517 | Português, Interpretação de Textos, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2021

Texto 1A1-II

    O conhecimento científico é muito frequentemente associado à formação escolar. Por conta disso, existe uma tendência a restringir o conhecimento oferecido pela ciência a determinadas esferas da vida. Nada mais limitante. A ciência versa sobre a maioria dos assuntos relacionados à nossa existência, inclusive aqueles raramente associados ao tema.
    A má compreensão da abrangência da ciência leva a outras questões, como o argumento de que o conhecimento científico deixa a beleza do universo diminuída, fria, distante, pois a fragmenta e a torna asséptica. Isso pode ajudar a explicar por que as pessoas raramente associam o estudo de um assunto como o amor à ciência. Uma eventual concepção de incompatibilidade entre o conhecimento científico e os mais diferentes temas que dizem respeito à vida cotidiana não faz sentido.
    A maioria das pessoas subestima o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo possui. Um olhar cético para o mundo pode permitir a redução dos preconceitos, mais tolerância a visões políticas e ideológicas divergentes, maior diálogo e consideração constante de que sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta. Mas, ao mesmo tempo, esse exercício permite reconhecer que, ainda que falha, a compreensão válida naquele momento é a melhor possível à disposição.

Ronaldo Pilati. Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Editora Contexto, 2018, p. 26-8 (com adaptações).  
No trecho “A maioria das pessoas subestima o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo possui. Um olhar cético para o mundo pode permitir a redução dos preconceitos, mais tolerância a visões políticas e ideológicas divergentes, maior diálogo e consideração constante de que sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta.”, do texto 1A1-II, o pronome “sua” refere-se a