Questões de Concursos: Técnico de Gestão Administrativa Administrador

Prepare-se para a prova com questões de Técnico de Gestão Administrativa Administrador de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q247862 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Leia o fragmento a seguir:

"A organização não é um sistema mecânico no qual uma das partes pode ser mudada sem um efeito concomitante sobre as outras partes. Devido à diferenciação provocada pela divisão do trabalho, as partes precisam ser coordenadas através de meios de integração e de controle".

Assinale a alternativa que define a característica das organizações descrita no fragmento acima.

2 Q248380 | Administração Geral, Teoria geral da administração TGA, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Em Administração, princípio é a afirmação válida para uma determinada situação; é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer aquela situação. O fragmento: "Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos" refere-se a um dos princípios mais importantes da administração científica, denominado princípio

3 Q247511 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, analise as afirmativas a seguir.

I. A LRF estimula a transparência, exigindo a divulgação, inclusive pela Internet dos relatórios de acompanhamento da gestão fiscal que permitem identificar receitas e despesas.
II. A LRF estimula o controle das contas públicas, exigindo qualidade das informações e ações mais efetivas e contínuas dos Tribunais de Contas.
III. A LRF estimula a avaliação estabelecendo limites para renúncia de receita e para a geração de despesas, o que inclui a concessão de garantias.

Assinale:

4 Q247423 | Administração Geral, Recursos humanos, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Relacione as fases da evolução histórica da administração de Recursos Humanos no Brasil com suas respectivas características.

1. Fase Tecnicista
2. Fase Contábil
3. Fase Legal ou Jurídica Trabalhista
4. Fase Estratégica

( ) Fase que se caracterizava pela preocupação com os custos da organização.
( ) Fase em que a área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.
( ) Fase em que se iniciou nova alavancagem organizacional do cargo de GRH, que, de posição gerencial, de terceiro escalão, em nível tático, passou a ser reconhecido como diretoria, em nível estratégico.
( ) Fase que caracterizou a mudança do poder centrado na figura dos chefes de produção, para a dos chefes de pessoal, pelo domínio que estes têm sobre as normas jurídicas impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

5 Q248269 | Administração Geral, Planejamento, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

"O modelo prescritivo de planejamento estratégico dos neoclássicos segue cinco estágios".

Com base no fragmento acima e em relação ao Estágio de desenvolvimento de planos táticos e à operacionalização da estratégia, analise as afirmativas a seguir.

I. É a parte mais detalhada no processo de planejamento.
II. É o estágio em que se formulam as alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas.
III. A operacionalização da estratégia provoca um conjunto de hierarquias, em diferentes níveis e com diferentes perspectivas de tempo.

Assinale:

6 Q248432 | Administração Geral, Recursos humanos, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Com relação à diferença entre Departamento de Pessoal e o de Recursos Humanos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O Departamento de Recursos Humanos tem a função de cuidar das pessoas como sendo o maior bem da empresa e não apenas como uma fonte de recursos.
( ) O Departamento de Recursos Humanos atua no recrutamento e seleção de pessoal e também no treinamento para formar trabalhadores capacitados.
( ) O Departamento de Pessoal é responsável por cuidar de toda a parte burocrática, como admissão e demissão de funcionários, de acordo com a legislação e normas da organização.

As afirmativas são, respectivamente,

7 Q247573 | Administração Geral, Recursos humanos, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Leia o fragmento a seguir:

"A _____ de cargos é o processo de comparar seu _____ relativo a fim de colocá-los em uma _____".

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

8 Q247860 | Administração Pública, Princípios da Administração Pública, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

A Administração Pública é a gestão de bens e interesses qualificados da comunidade, no âmbito Federal, Estadual e Municipal, segundo os preceitos de direito e da moral, visando ao bem comum.

A respeito dos princípios da Administração Pública, assinale a afirmativa correta.

9 Q247452 | Administração Geral, Recursos humanos, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem do recrutamento interno de pessoal.

10 Q247559 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Técnico de Gestão Administrativa Administrador, AL MA, FGV

Existem diversos tipos e formas de controlar a Administração Pública, que variam conforme o poder, órgão ou autoridade que o exercitará e o momento de sua efetivação.

A classificação das formas de controle se dará conforme

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.