Questões de Concursos: Técnico de Radiologia e Imagenologia

Prepare-se para a prova com questões de Técnico de Radiologia e Imagenologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q880949 | Radiologia, Anatomia e Fisiologia Humana em Radiologia, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

Segundo Bontrager e Lampignano (2015), quais são as incidências radiográficas indicadas para a investigação clínica do " Defeito de Hill-Sachs"?

2 Q880936 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

Segundo Bontrager e Lampignano (2015, p.112), incidências especiais são as incidências realizadas além das de rotina, para "demonstrar melhor as partes anatômicas especificas ou certas condições patológicas, podendo ser necessárias para pacientes que não podem cooperar totalmente". Segundo os autores, para a localização de lesões e corpo estranho:

3 Q880933 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

Segundo Bontrager e Lampignano (2015, p. 66), planos, secções e linhas do corpo são "termos de posicionamento que descrevem os ângulos do RC (raio central) ou a relação entre as partes do corpo frequentemente relacionados a planos imaginários que passam através do corpo na posição anatômica". O plano coronal caracteriza-se por:

4 Q880938 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

No sistema digital "Brilho é definido como a intensidade da luz que representa os pixels individuais da imagem no monitor" (BONTRAGER; LAMPIGNANO, 2015, p. 150). Qual fator controla o brilho?

5 Q880932 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

De acordo com o resumo da classificação das articulações elaborado por Bontrager e Lampignano (2015), são exemplos de articulações sinoviais:

6 Q880935 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

Seguindo em relação as posições gerais do corpo, segundo Bontrager e Lampignano (2015, p.78), o termo posição ao se realizar uma radiografia, refere-se a um posicionamento específico do corpo, definido "pela parte do corpo mais próxima do RI (oblíqua e lateral) ou pela superfície com a qual o paciente está deitado (decúbito)". A definição de posições obliquas posteriores direita e esquerda (OPD, OPE) segundo os autores, se refere:

7 Q880934 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

De acordo com Bontrager e Lampignano (2015), existem 8 posições gerais utilizadas com frequência no âmbito da radiologia médica. Uma posição recumbente, segundo o autor significa:

8 Q880940 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

De acordo com Bontrager e Lampignano (2015) a definição do processo de suavização no sistema digital refere-se a(o):

9 Q880939 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

De acordo com Bontrager e Lampignano (2015) para o controle de dispersão da radiação no sistema digital:

10 Q880930 | Radiologia, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

Segundo Bontrager e Lampignano (2015, p. 41), o "esqueleto adulto é dividido em axial e apendicular, sendo o esqueleto axial composto por ossos que ficam próximos ou no próprio eixo central do corpo. O esqueleto axial adulto é composto por 80 ossos, incluindo ossos da região do crânio, coluna vertebral, costelas e esterno". Segundo os autores, a quantidade de ossos que compõe a face são:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.