Questões de Concursos Públicos: Técnico em Recursos Humanos

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A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

É incorreto afirmar que a administração pública pós-burocrática, especialmente em termos do Public Service Oriented, seja orientada para o cidadão.

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

Não se pode dizer que accountability esteja relacionada com o processo de reforma do Estado e com a responsabilização do servidor público.

A burocracia se configura em uma organização que é baseada em uma legislação própria que define as normas e regulamentos que amparam seus procedimentos, suas rotinas funcionais, podendo ser no setor público ou privado.

Conforme o conceito de Max Weber a burocracia apresenta 10 (dez) características, sendo uma delas:

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

A elaboração do planejamento estratégico tende a ser mais fácil e ágil em uma organização pública do que em empresas privadas, em virtude de a autonomia administrativa ser maior no setor público que no privado.

No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

A gestão de pessoas não deve ser considerada como responsabilidade de um único departamento, mas, sim, como uma forma de se pensar a atuação e a interação humana nas organizações.

Tendo em vista aspectos gerais da administração, julgue os itens que se seguem.

Em uma burocracia, a tecnoestrutura pode ter papel fundamental no processo de formalização do comportamento na organização, especialmente em relação ao mecanismo de coordenação de padronização dos processos de trabalho.

No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

Alguns dos principais objetivos da administração de recursos humanos referem-se à manutenção de um grupo de pessoas habilidosas e motivadas para se alcançar eficiência, a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos indivíduos.

No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

A abordagem política da administração de recursos humanos, diferentemente da abordagem funcionalista, construiu-se em torno de técnicas e procedimentos.

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

Transparência, verticalização da estrutura organizacional e trabalho em equipe constituem o modelo pós-burocrático na administração pública.