Questões de Concursos: Técnico em Saneamento

Prepare-se para a prova com questões de Técnico em Saneamento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q29843 | Engenharia Ambiental, Técnico em Saneamento, Companhia Águas de Joinville, UNISOCIESC

Os parâmetros DQO e DBO são amplamente utilizados como indicativo da qualidade das águas. Isto se deve ao fato de serem necessárias quantidades de oxigênio presente na água para o processo oxidativo inevitável ao qual todas as substâncias na natureza estão submetidas. Espera-se que:

2 Q29841 | Engenharia Ambiental, Técnico em Saneamento, Companhia Águas de Joinville, UNISOCIESC

Para o tratamento dos efluentes sanitários existem diferentes métodos, sendo a eficiência, custo do tratamento, área ocupada pela estação, capacidade e outros fatores, itens decisivos para escolha da metodologia utilizada. Pode-se dizer que uma das maiores vantagens do sistema de lagoas para tratamento de esgoto é:

3 Q29840 | Engenharia Ambiental, Técnico em Saneamento, Companhia Águas de Joinville, UNISOCIESC

Considerando o problema das incrustações na rede de distribuição de água, o pH da água tratada e distribuída é fator de extrema importância. A formação de hidróxidos insolúveis e carbonatos é a causa das incrustações nas tubulações de aço carbono, logo, para evitar este problema a concessionária distribui água com pH:

4 Q29842 | Engenharia Ambiental, Técnico em Saneamento, Companhia Águas de Joinville, UNISOCIESC

Para a saúde pública, o Ministério da Saúde determina que a água tratada atenda certos parâmetros de potabilidade e, também, que sejam adicionadas substâncias como bactericida. A prática da adição de cloro na água pública é:

5 Q29844 | Engenharia Ambiental, Técnico em Saneamento, Companhia Águas de Joinville, UNISOCIESC

Dentre os agentes floculantes mais utilizados no tratamento de água para o abastecimento público pode-se citar:

6 Q339493 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

Todos os aprovados são técnicos. Nenhum técnico é americano. Segue-se que:

7 Q29839 | Engenharia Ambiental, Técnico em Saneamento, Companhia Águas de Joinville, UNISOCIESC

No tratamento de água para abastecimento público é necessário completo atendimento à legislação específica, a Portaria 518 do Ministério da Saúde de 25 de março de 2004. Esta legislação estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Em sua Seção IV fala do “Responsável pela Operação de Sistema e/ou Solução Alternativa”. No Art. 8º diz: “Cabe ao(s) responsável(is) pela operação de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água, exercer o controle da qualidade da água. Parágrafo único. Em caso de administração, em regime de concessão ou permissão do sistema de abastecimento de água, é a concessionária ou a permissionária a responsável pelo controle da qualidade da água.

Segundo a referida Portaria a presença de coliformes termotolerantes deve ser:

8 Q386581 | Biologia, Microbiologia, Técnico em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

Os principais agentes biológicos encontrados em águas contaminadas são as bactérias patogênicas, os vírus e os parasitos. Com relação a doenças relacionadas à ingestão de água contaminada, pode-se afirmar que o agente causador da disenteria bacilar é:

9 Q341213 | Raciocínio Lógico, Técnico em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

“Se Márcio é técnico em química, então ele é formado”. Portanto:

10 Q793206 | Engenharia Sanitária, Técnico em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

Para dosar a concentração recomendada de sulfato de alumínio, uma ETA utiliza 50 kg do produto diariamente. O volume de solução necessário, a 5%, a ser consumido diariamente será de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.