Questões de Concursos: Técnico Superior Especializado Psicologia

Prepare-se para a prova com questões de Técnico Superior Especializado Psicologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q687034 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

Em relação ao trabalho de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir. 
I. Todas as crianças passam pelos quatro estágios de desenvolvimento na mesma ordem, mas algumas o fazem com maior rapidez. 
II. Esquemas são categorias mentais que organizam a experiência, com base em ações na infância e em propriedades abstratas na adolescência. 
III. O estágio sensório-motor se estende do nascimento até os dois anos, em que se progride das ações reflexas para o processamento simbólico.
 Está correto o que se afirma em:

2 Q686758 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

Segundo Michel Foucault, a prisão não objetiva apenas corrigir indivíduos, mas, principalmente, fabricar a delinquência, ou seja, forjar o “sujeito delinquente”. Para Foucault, a prisão como aparato punitivo é um dos símbolos do poder:

3 Q690818 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

A expressão “ideologia de gênero” passou a ser usada por setores conservadores da sociedade brasileira, embora não corresponda a nenhuma linha de pensamento, e sim a um slogan que tende a reafirmar valores morais tradicionais e negar a igualdade de direitos às mulheres e pessoas LGBTI+. Por sua vez, os estudos de gênero têm como objetivo mapear diferenças sociais entre gêneros e mostrar como surgem as desigualdades, jamais impor um estilo de vida. De acordo com o glossário proveniente desses estudos, se a pessoa se identifica com o gênero feminino apesar de ter sido biologicamente designada ao nascer como pertencente ao sexo masculino, e sente atração sexual e afetiva por pessoas do gênero feminino, ela é denominada:

4 Q685620 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

Com relação à Justiça Restaurativa, analise as afirmativas a seguir. 
I. É uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores. 
II. O mediador determina a melhor solução do litígio a partir de prévia escuta das partes envolvidas. 
III. Não pode ser aplicada em crimes mais graves. 
Está correto o que se afirma em:

5 Q693792 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

Maria Helena aposentou-se aos 60 anos, após 35 anos de trabalho. Dois anos depois, Maria Helena sentiu falta da rotina de atividades que tinha e decidiu se candidatar a uma vaga como professora em um curso de Inglês de seu bairro. De acordo com o Estatuto do Idoso:

6 Q683293 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

As configurações da família tradicional vêm passando por constantes modificações. O ordenamento jurídico tem como desafio se reconfigurar, de modo a reconhecer a diversidade de formas de entidades familiares existentes na sociedade contemporânea. O arranjo familiar conhecido como família anaparental caracteriza-se como:

7 Q687036 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

O debate sobre desigualdade de gênero no tema da alienação parental torna-se cada vez mais premente. Segundo a conhecida jurista Maria Clara Sottomayor, o componente ideológico de discriminação contra as mulheres, na teoria de Richard Gardner sobre a Síndrome de Alienação Parental (SAP), tem como uma de suas expressões: 

8 Q687644 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

De acordo com os teóricos do Labeling Approach, como Baratta e Zaffaroni, a compreensão do que seja desvio ou crime deriva de processos formais e informais de definição e seleção de condutas de determinados sujeitos, e não de qualidades intrínsecas de condutas anteriores à reação social e penal. Assim, na tarefa impossível de punir todos os que cometem crimes, a política criminal opta por escolher alguns, dentre todos os que praticam um crime, que serão punidos. Essa prática é conhecida como:

9 Q691844 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

Na matriz criminológica positivista lombrosiana, entende-se o sujeito criminoso como:

10 Q688315 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV

João Pedro é psicólogo da Defensoria Pública, a quem foi solicitado realizar avaliação psicológica de um jovem que cometeu ato infracional, mas que por ora está em liberdade. Teme-se que o jovem receba uma medida grave por ser morador de comunidade e não coabitar com a mãe nem com o pai. Ao final da avaliação, João Pedro confeccionará um laudo. De acordo com a Resolução CFP nº 007/2003, o relatório psicológico deve:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.