Questões de Concursos: Técnico Superior Jurídico

Prepare-se para a prova com questões de Técnico Superior Jurídico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q690028 | Direitos Humanos, Responsabilidade Internacional dos Estados, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

É costume que, no âmbito da teoria geral dos direitos humanos, eles sejam classificados em gerações ou dimensões que expressam a maneira como foram afirmados ao longo do tempo. A primeira e a segunda gerações ou dimensões desses direitos são, respectivamente: 

2 Q691488 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos Instrumentos Normativos, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Em março de 2018, o Brasil sofreu uma condenação na Corte Interamericana de Direitos Humanos porque o Estado brasileiro atuou de forma lenta e inadequada na demarcação da terra do povo indígena Xukuru, em Pernambuco. A responsabilidade do Brasil em realizar as reparações determinadas pela Corte, com base na Convenção Americana de Direitos Humanos, recai sobre: 

3 Q692347 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

“Pensamos com o idioma; se é mal usado, pensaremos mal!” (Fernando Lázaro Carreter) Para esse linguista, a função da língua escrita é:

4 Q693864 | Direito Civil, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Marcela adquiriu seu automóvel mediante financiamento bancário. Obrigou-se a pagar, ao Banco Z, 60 (sessenta) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais), cuja obrigação foi garantida pela alienação fiduciária do automóvel. Em razão de uma crise financeira pessoal, Marcela vendeu o carro a Carmen, quando ainda faltavam 30 (trinta) parcelas, que seriam assumidas por Carmen. Embora as partes não tenham estipulado a alteração do devedor junto ao Banco Z, Carmen, por precaução, solicitou à instituição financeira a transferência do débito para si. O pleito, contudo, foi negado, em razão de restrições creditícias que pendiam sobre Carmen. Diante desse quadro, é correto afirmar que:

5 Q689916 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Em situações de formalidade, é conveniente evitar o uso de linguagem informal; a frase abaixo que se mostra inteiramente formal é:

6 Q681719 | Direitos Humanos, Instrumentos normativos, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Após a II Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas, e uma de suas primeiras atividades foi aprovar uma Declaração de Direitos Humanos que vinculasse o conceito e a ideia desses direitos a valores fundamentais afirmados na modernidade. Isso fica expresso no próprio preâmbulo da Declaração de 1948 ao afirmar que:

7 Q693021 | Português, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

“É uma avaliação cruel, que prioriza a inteligência da decoreba ao invés da inteligência criativa”. Nesse segmento do texto 1, há a correta utilização da expressão “ao invés de”, que é muitas vezes confundida com “em vez de”. 
A frase abaixo em que se deveria empregar “em vez de” em lugar de “ao invés de” é:

8 Q689921 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Uma editora paulista mostra o seguinte texto publicitário na agenda que entrega a clientes e amigos: DA SEMENTE AO LIVRO 
Sustentabilidade por todo o caminho 
Plantar florestas – A madeira que serve de matéria-prima para nosso papel vem de plantio renovável, ou seja, não é fruto de desmatamento. Essa prática gera milhares de empregos para agricultores e recupera áreas ambientais degradadas. 
Sobre esse pequeno texto, é correto afirmar que:

9 Q689721 | Português, Pontuação, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

“Pensar mal amiúde significa tornar mau. Na vida das nações (1) não menos que na dos indivíduos (2) os primeiros momentos de uma trajetória imprimem (3) no que está nascendo (4) traços de teimosa permanência”. 
(Eduardo Giannetti, O Elogio do Vira-Lata e outros ensaios. 1ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 13) 
Nesse segmento inicial de um texto, poderiam ser usadas vírgulas nas posições dos seguintes números:

10 Q688906 | Português, Interpretação Textual, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV

Na página inicial de uma prova, entre as instruções gerais, estava escrito: 
“Será eliminado sumariamente do processo seletivo e as suas provas não serão levadas em consideração, o candidato que: 
i) der ou receber auxílio para a execução de qualquer prova; 
ii) utilizar-se de qualquer material não autorizado; 
iii) desrespeitar qualquer prescrição relativa à execução das provas; 
iu) escrever o nome ou introduzir marcas identificadoras noutro lugar que não o indicado para esse fim; 
u) cometer um ato grave de indisciplina”. 
Uma outra forma, mais conveniente, de redigirem-se as duas primeiras linhas do texto acima é: 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.