Questões de Concursos Públicos: Turismo e Hospitalidade

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De acordo com a Lei 11.771/2008, ao prestador de serviços denominado agência de turismo NÃO compete:

O artigo 5º da Lei 8.623/1993 dispõe sobre as seguintes atribuições do profissional Guia de Turismo, EXCETO:

Conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008 (Lei Geral do Turismo), estão obrigados ao cadastro no Ministério do Turismo, todos os prestadores turísticos que prestem serviços turísticos remunerados e que exerçam as seguintes atividades econômicas relacionadas à cadeia produtiva do turismo:

Segundo Silveira, Medaglia e Paixão (2013, p.74), “O impacto do Plano Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) foi impressionante. (...) a abrangência do Programa foi imensa. (...) Nunca antes na história do País houve tantos aprendendo e discutindo sobre turismo (...).” Entretanto, os mesmos autores apontam como um dos problemas do PNMT:

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, criado em 2011, considera sete tipos de Meios de Hospedagem: Hotel; Resort; Hotel Fazenda; Cama & Café; Hotel Histórico; Pousada; e Flat/Apart-Hotel. Contudo, anterior a esta data, os Meios de Hospedagem eram classificados em quatro tipos, conforme leciona Castelli (2003) e que serão apresentados abaixo. Leia as alternativas e assinale a CORRETA: 

Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, sejam produtoras de bens ou serviços, que compartilham um território em comum e têm alguma especialização produtiva. Articulam, cooperam e aprendem entre si e com atores locais, como o governo, associações empresariais e instituições diversas. Sobre APLs em turismo, pode-se afirmar que:

Segundo Barretto (2014), existem várias formas de classificar os turistas. Uma delas é a proposta por Plog (1972), denominada Modelo Cognitivo-Normativo, que os divide em:

Em Barcelona, moradores ‘apagam’ uma linha de ônibus da internet só para evitar que turistas viajem nela.
Fonte:https://oglobo.globo.com/boa-viagem/ noticia/2024/04/29/em-barcelona-moradores-apagam-uma- linha-de-onibus-da-internet-so-para-evitar-que-turistas- viajem-nela.ghtml. Acesso em: 03 de setembro de 2024.

A hospitalidade social trabalha a relação entre o visitante e o visitado interagindo e sendo influenciado por empresas turísticas que aumentam ou diminuem a quantidade de voos, passeios e ou de leitos de uma localidade. Com base nisso, é correto afirmar que o chamado overturismo pode levar a:

A manutenção hoteleira é fundamental para garantir que o hotel desempenhe suas atividades com a maior capacidade produtiva possível, evitando altos investimentos sem necessidade e certificando que os clientes estejam satisfeitos com os serviços e equipamentos ofertados. A manutenção pode ser dividida em dois tipos: preventiva e reparativa. De acordo com Castelli (2003), a manutenção preventiva ainda pode ser dividada em duas: manutenção preventiva sistemática e manutenção preventiva previsiva. Assinale a alternativa que apresenta a descrição da manutenção preventiva sistemática. 

Para Grinover (2006, p. 33) “a cidade deixa de ser um conceito geográfico, para transformar-se em um símbolo complexo e inesgotável da experiência humana.” Ele endossa que uma cidade pode ser considerada hospitaleira ou não a partir de três dimensões que devem coexistir tendo como base o tempo e o espaço. Indique a alternativa que identifica essas dimensões propostas pelo autor.