Questões de Concursos: Vice Prepare-se para a prova com questões de Vice de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Vice Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q320842 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEUm conselho escolar que tem como objetivo um trabalho de equilíbrio entre as funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora identifica-se com a concepção a) interpretativa, que enfatiza o caráter humanístico em detrimento do formal, estrutural e normativo. b) técnico-científica, tipificada pela comunicação linear, baseada em normas e regras. c) autogestionária, associada à crença no poder instituinte e à recusa a todo poder instituído. d) democrático-participativa, caracterizada pela articulação e participação de todos os atores da comunidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q321933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública. a) Em cada sistema de ensino, deve existir um setor responsável pela manutenção e conservação do patrimônio da escola, sendo dispensável a responsabilização do diretor nesse quesito. b) Por ser um bem público, o patrimônio é de responsabilidade exclusiva do Estado. c) É de responsabilidade do diretor da escola zelar pelo patrimônio, administrando-o, conservando-o e prestando conta sobre suas condições de uso. d) Cabe a cada membro do conselho escolar prestar contas sobre a conservação, utilização e adequação de tudo que é considerado patrimônio público na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q322057 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAlgumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto a) identificar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e encaminhá-los para escolas especiais que possam atendê-los adequadamente. b) identificar os professores que causam problemas e trabalhar isoladamente com eles. c) organizar um curso que capacite os professores a elaborar melhores avaliações, tornando os estudos mais exigentes. d) considerar que a avaliação é um instrumento que apenas dá indícios de onde estão os problemas de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q319836 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROA instituição escolar, como é vista, foi constituída na história da humanidade como o espaço de socialização do conhecimento formal historicamente construído. O processo de educação formal possibilita novas formas de pensamento e de comportamento. Por meio das artes e das ciências o ser humano transforma sua vida e de seus descendentes. A escola é um espaço de ampliação da experiência humana, devendo, para tanto, não se limitar às experiências cotidianas da criança e trazendo, necessariamente, conhecimentos novos, metodologias e as áreas de conhecimento contemporâneas. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana. Um currículo, para a formação humana, a) não tem historicidade, não precisa ser situado historicamente, uma vez que os instrumentos culturais que são utilizados na mediação do desenvolvimento e na dinâmica das funções psicológicos superiores se modificam com o avanço tecnológico e científico. b) limita os conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano. Nessa perspectiva, currículo é a experiência cultural do aluno. c) é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento. Está, assim, a serviço da diversidade. Os seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são diversos em suas formas de perceber o mundo. Os seres humanos apresentam, também, diversidade biológica. d) entende que o conhecimento é informação. Quando se faz uma pergunta, pede-se informação. Quando se assiste à televisão ou a um filme, absorve-se informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, é sabido que se lida com algum tipo de informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5 Q327255 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROQuando estudava na pré-escola, Lucas, de 6 anos, levava toda sexta-feira um brinquedo para a escola. Agora que está no 1º ano do Ensino Fundamental, a atual professora não permite que seus alunos levem brinquedos pessoais à escola, abolindo o chamado “dia do brinquedo”. O pai de Lucas percebeu que ele volta mais cansado da escola. Diante do ocorrido, a direção da escola resolveu incluir na pauta da reunião de professores alguns esclarecimentos sobre o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos. Sendo assim, é correto afirmar que, exceto a) a criança de seis anos precisa de uma proposta curricular que atenda às suas características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância. b) o Ensino Fundamental de nove anos exige a reelaboração da Proposta Pedagógica das Secretarias de Educação e do Projeto Pedagógico das escolas, bem como a atualização das normas curriculares pelos Conselhos de Educação. c) garante que a criança esteja alfabetizada com um ano de antecedência, através dos estímulos de uma escolarização precoce. d) garante aos alunos que entrem, antecipadamente, contato com o ambiente letrado, beneficiando as crianças cujas famílias não possuem o hábito da leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6 Q427073 | Direito Constitucional, Educação, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs profissionais da área de Educação devem estar sempre atentos às leis e suas respectivas alterações, à Constituição e suas emendas. De acordo com a Constituição, a lei estabelecerá o Plano Nacional De Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam à a) erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhorias na formação para o trabalho, promoção humanística e tecnológica e universalização do atendimento escolar. b) promoção humanística e tecnológica, melhoria da qualidade de ensino, amenização do analfabetismo e universalização do atendimento escolar. c) formação para o trabalho, estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em Educação como proporção do produto interno bruto, amenização do analfabetismo, universalização do atendimento escolar e melhoria da qualidade do ensino. d) erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em Educação como proporção do produto interno bruto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q328459 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPESegundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada a) ao acompanhamento da prática educativa, com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. b) à fiscalização dos recursos públicos e privados que são destinados à instituição de ensino. c) ao monitoramento das metas estabelecidas no plano de trabalho apresentado pela direção escolar. d) à análise das interferências político-partidárias que podem sofrer a escola e seus segmentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q816135 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm vice-diretor discutia, junto com os professores em uma reunião, a questão do ensino religioso nas escolas. Concluiu-se, então, que, de acordo com a LDBEN, a) os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso. b) os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. c) o ensino religioso deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil. d) o ensino religioso, de matrícula obrigatória em alguns estabelecimentos, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, sendo oferecido sem ônus para os cofres públicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q327201 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROLeia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. Um vice-diretor, pela primeira vez, ficou encarregado da direção de uma escola na ausência do diretor. Este, por sua vez, resolveu se aprofundar na área de Educação Infantil, pois havia, até então, apenas trabalhado com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como um vice-diretor deve sempre se preocupar com sua formação, pois uma de suas atribuições é lidar com coordenadores e professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre isso a fim de orientar os coordenadores e educandos, e descobriu que, em 1895, surgiu o primeiro _________________________ no Brasil. Antes disso, as crianças ficavam em casa até os _____________. a) jardim de infância público/ 10 anos b) escola de ensino básico pública/ 8 anos c) jardim de infância público/ 7 anos d) escola de ensino básico privada/ 9 anos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10 Q401455 | Direito Administrativo, Sanções Administrativas, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA respeito das formas de utilização dos recursos públicos destinados à educação, que podem ser centralizadas ou descentralizadas, assinale a opção correta. a) A utilização de recursos diretamente pela escola ou por uma unidade executora a ela associada é considerada centralizada. b) A maior parte dos recursos de uma instância administrativa é utilizada de forma centralizada. c) A contratação de serviços de manutenção e compra de materiais de consumo é uma forma de utilização de recursos centralizada. d) A forma de utilização de recursos descentralizada corresponde a tudo aquilo que a escola não compra mas recebe por intermédio do órgão executor. . 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1 Q320842 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEUm conselho escolar que tem como objetivo um trabalho de equilíbrio entre as funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora identifica-se com a concepção a) interpretativa, que enfatiza o caráter humanístico em detrimento do formal, estrutural e normativo. b) técnico-científica, tipificada pela comunicação linear, baseada em normas e regras. c) autogestionária, associada à crença no poder instituinte e à recusa a todo poder instituído. d) democrático-participativa, caracterizada pela articulação e participação de todos os atores da comunidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q321933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública. a) Em cada sistema de ensino, deve existir um setor responsável pela manutenção e conservação do patrimônio da escola, sendo dispensável a responsabilização do diretor nesse quesito. b) Por ser um bem público, o patrimônio é de responsabilidade exclusiva do Estado. c) É de responsabilidade do diretor da escola zelar pelo patrimônio, administrando-o, conservando-o e prestando conta sobre suas condições de uso. d) Cabe a cada membro do conselho escolar prestar contas sobre a conservação, utilização e adequação de tudo que é considerado patrimônio público na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q322057 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAlgumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto a) identificar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e encaminhá-los para escolas especiais que possam atendê-los adequadamente. b) identificar os professores que causam problemas e trabalhar isoladamente com eles. c) organizar um curso que capacite os professores a elaborar melhores avaliações, tornando os estudos mais exigentes. d) considerar que a avaliação é um instrumento que apenas dá indícios de onde estão os problemas de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q319836 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROA instituição escolar, como é vista, foi constituída na história da humanidade como o espaço de socialização do conhecimento formal historicamente construído. O processo de educação formal possibilita novas formas de pensamento e de comportamento. Por meio das artes e das ciências o ser humano transforma sua vida e de seus descendentes. A escola é um espaço de ampliação da experiência humana, devendo, para tanto, não se limitar às experiências cotidianas da criança e trazendo, necessariamente, conhecimentos novos, metodologias e as áreas de conhecimento contemporâneas. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana. Um currículo, para a formação humana, a) não tem historicidade, não precisa ser situado historicamente, uma vez que os instrumentos culturais que são utilizados na mediação do desenvolvimento e na dinâmica das funções psicológicos superiores se modificam com o avanço tecnológico e científico. b) limita os conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano. Nessa perspectiva, currículo é a experiência cultural do aluno. c) é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento. Está, assim, a serviço da diversidade. Os seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são diversos em suas formas de perceber o mundo. Os seres humanos apresentam, também, diversidade biológica. d) entende que o conhecimento é informação. Quando se faz uma pergunta, pede-se informação. Quando se assiste à televisão ou a um filme, absorve-se informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, é sabido que se lida com algum tipo de informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5 Q327255 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROQuando estudava na pré-escola, Lucas, de 6 anos, levava toda sexta-feira um brinquedo para a escola. Agora que está no 1º ano do Ensino Fundamental, a atual professora não permite que seus alunos levem brinquedos pessoais à escola, abolindo o chamado “dia do brinquedo”. O pai de Lucas percebeu que ele volta mais cansado da escola. Diante do ocorrido, a direção da escola resolveu incluir na pauta da reunião de professores alguns esclarecimentos sobre o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos. Sendo assim, é correto afirmar que, exceto a) a criança de seis anos precisa de uma proposta curricular que atenda às suas características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância. b) o Ensino Fundamental de nove anos exige a reelaboração da Proposta Pedagógica das Secretarias de Educação e do Projeto Pedagógico das escolas, bem como a atualização das normas curriculares pelos Conselhos de Educação. c) garante que a criança esteja alfabetizada com um ano de antecedência, através dos estímulos de uma escolarização precoce. d) garante aos alunos que entrem, antecipadamente, contato com o ambiente letrado, beneficiando as crianças cujas famílias não possuem o hábito da leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6 Q427073 | Direito Constitucional, Educação, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs profissionais da área de Educação devem estar sempre atentos às leis e suas respectivas alterações, à Constituição e suas emendas. De acordo com a Constituição, a lei estabelecerá o Plano Nacional De Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam à a) erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhorias na formação para o trabalho, promoção humanística e tecnológica e universalização do atendimento escolar. b) promoção humanística e tecnológica, melhoria da qualidade de ensino, amenização do analfabetismo e universalização do atendimento escolar. c) formação para o trabalho, estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em Educação como proporção do produto interno bruto, amenização do analfabetismo, universalização do atendimento escolar e melhoria da qualidade do ensino. d) erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em Educação como proporção do produto interno bruto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q328459 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPESegundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada a) ao acompanhamento da prática educativa, com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. b) à fiscalização dos recursos públicos e privados que são destinados à instituição de ensino. c) ao monitoramento das metas estabelecidas no plano de trabalho apresentado pela direção escolar. d) à análise das interferências político-partidárias que podem sofrer a escola e seus segmentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q816135 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm vice-diretor discutia, junto com os professores em uma reunião, a questão do ensino religioso nas escolas. Concluiu-se, então, que, de acordo com a LDBEN, a) os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso. b) os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. c) o ensino religioso deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil. d) o ensino religioso, de matrícula obrigatória em alguns estabelecimentos, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, sendo oferecido sem ônus para os cofres públicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q327201 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETROLeia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. Um vice-diretor, pela primeira vez, ficou encarregado da direção de uma escola na ausência do diretor. Este, por sua vez, resolveu se aprofundar na área de Educação Infantil, pois havia, até então, apenas trabalhado com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como um vice-diretor deve sempre se preocupar com sua formação, pois uma de suas atribuições é lidar com coordenadores e professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre isso a fim de orientar os coordenadores e educandos, e descobriu que, em 1895, surgiu o primeiro _________________________ no Brasil. Antes disso, as crianças ficavam em casa até os _____________. a) jardim de infância público/ 10 anos b) escola de ensino básico pública/ 8 anos c) jardim de infância público/ 7 anos d) escola de ensino básico privada/ 9 anos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10 Q401455 | Direito Administrativo, Sanções Administrativas, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA respeito das formas de utilização dos recursos públicos destinados à educação, que podem ser centralizadas ou descentralizadas, assinale a opção correta. a) A utilização de recursos diretamente pela escola ou por uma unidade executora a ela associada é considerada centralizada. b) A maior parte dos recursos de uma instância administrativa é utilizada de forma centralizada. c) A contratação de serviços de manutenção e compra de materiais de consumo é uma forma de utilização de recursos centralizada. d) A forma de utilização de recursos descentralizada corresponde a tudo aquilo que a escola não compra mas recebe por intermédio do órgão executor. . Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro