Questões de Concursos: Visitadora Social

Prepare-se para a prova com questões de Visitadora Social de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q916733 | Serviço Social, Estudo Social, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O visitador social foi designado a acompanhar um grupo de famílias, de acordo com as diretrizes do programa em que está inserido. Seu objetivo inicial com a visita domiciliar é conhecer a família para poder, então, estabelecer o plano de acompanhamento e apoio às ações socioeducativas. Ao chegar a residência para a realização de seu trabalho, sua primeira ação deve ser de:

2 Q916740 | Serviço Social, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O trabalho realizado com grupos traz o sentido de aperfeiçoar as habilidades de relacionamentos, de aprendizagem, num exercício de convivência uns com os outros. O grupo construído sob o enfoque da transdisciplinaridade considera que a aprendizagem é:

3 Q916739 | Serviço Social, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A construção de um planejamento é realizada com a definição de diversos elementos norteadores. Na fase em que o profissional deixa claro, em seu plano, qual é o seu propósito, ou seja, o que quer alcançar no trabalho proposto, ele está delimitando a (o):

4 Q916732 | Direito Processual Penal, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Dona Regina recebeu o visitador social Daniel para acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e sua rotina. Durante a entrevista relatou que não poderia fazer compras sem permissão, pois, estava sem seu cartão de banco, que foi arbitrariamente retirado por seu marido. O visitador social reportou o ocorrido ao técnico responsável, uma vez que, segundo a Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, dona Regina está vivenciando uma situação de violência:

5 Q916735 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Daniel, durante a visita domiciliar, conheceu os três filhos de dona Regina: Matheus de 9 anos, Gabriel de 7 anos e a pequena Júlia de 5 anos. Muito orgulhosa, informou que os meninos estavam indo muito bem na escola, mas a caçula ainda não havia sido matriculada. Em relação à Júlia, Daniel explicou à Regina que, de acordo com a LDB, Lei 9.394/1996, a educação básica é obrigatória a partir da idade, em anos, de:

6 Q916736 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O conceito de infância é construído sócio-historicamente. Nos dias atuais a infância é protegida no Brasil por várias legislações. O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/1990, define criança como a pessoa com idade até:

7 Q916737 | Serviço Social, Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O território é o lugar de atuação dos visitadores sociais, sendo primordial compreendê-lo. O conceito de território absorvido pelas políticas sociais atuais leva em consideração, além do espaço físico, o conjunto das:

10 Q916734 | Serviço Social, Visitadora Social, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Joana em suas entrevistas combina perguntas fechadas, ou seja, aquelas elaboradas a partir de um questionário, com perguntas abertas, em que o entrevistado pode discorrer sobre o tema em questão sem se prender à indagação inicial. Esse tipo de pesquisa utilizada por Joana é classificada como:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.