Questões de Concursos: Atendimento ao Público

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1 Q918892 | Atendimento ao Público, Relacionamento Interpessoal, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Sobre a percepção interpessoal, quais das alternativas abaixo descrevem corretamente um fator que pode influenciar a forma como percebemos os outros?

2 Q918896 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Analise as afirmações a seguir sobre atendimento telefônico. Marque V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__)No atendimento telefônico, é fundamental identificar e ouvir o cliente com atenção, para entender a solicitação antes de fornecer qualquer resposta.
(__)Utilizar uma linguagem técnica e formal, sem considerar o nível de compreensão do cliente, é a melhor maneira de demonstrar profissionalismo.
(__)Se a questão apresentada pelo cliente não puder ser resolvida imediatamente, é importante transferir a ligação para o setor adequado ou agendar um retorno com a solução.
(__)Para agilizar o atendimento, o atendente deve evitar fazer perguntas e buscar a conexão o mais rápido possível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

3 Q918900 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Em um atendimento telefônico, é importante adotar práticas que garantam a qualidade do serviço prestado ao cliente. Qual das alternativas abaixo melhor descreve uma conduta adequada para um atendimento telefônico eficiente?

4 Q917785 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Monitor Social, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Sobre as normas de conduta socialmente adequadas no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta:

5 Q916575 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Gari, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

João trabalha como atendente em um órgão público. Ele recebe frequentemente reclamações de cidadãos insatisfeitos com o tempo de espera. Apesar disso, ele sempre tenta ser educado, mas não consegue resolver todas as questões dos cidadãos no momento do atendimento.
Assinale a alternativa que possui a atitude adequada que João deveria adotar para melhorar o atendimento ao público?

6 Q918902 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

O sigilo profissional é uma responsabilidade crucial para um recepcionista, pois garante a privacidade e a confiança dos clientes e da organização. Avalie as alternativas abaixo sobre a importância do sigilo profissional para o recepcionista:

I.O sigilo profissional permite que o recepcionista compartilhe informações privilegiadas com colegas de outros departamentos, desde que a conversa ocorra fora do ambiente de trabalho.
II.O sigilo profissional é relevante para proteger a privacidade dos clientes e informações confidenciais da empresa, mantendo a confiança dos clientes e a integridade da organização.
III.O sigilo profissional é uma preocupação apenas para as áreas de segurança e recursos humanos, não afetando diretamente a função do recepcionista.

Está correto o que se afirma em:

7 Q916907 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

A etiqueta no atendimento telefônico é fundamental para garantir uma comunicação eficaz e profissional, além de proporcionar uma experiência agradável ao cliente. A forma como a empresa se comunica ao telefone reflete sua cultura e valores, e um atendimento educado e focado fortalece a imagem positiva da organização, melhorando o relacionamento com o público. Indique a alternativa com o procedimento correto de etiqueta no atendimento telefônico.

8 Q916577 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Gari, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Um servidor público responsável por um atendimento que envolve informações técnicas. Durante uma consulta, o cidadão demonstra confusão sobre a explicação que foi dada. Qual é a melhor forma de proceder para garantir que o atendimento seja eficaz e o cidadão se sinta bem atendido?

9 Q917116 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Um assistente administrativo deve possuir competências-chave para desempenhar suas funções de forma eficiente e ética. Além disso, “[...] o profissionalismo do serviço público é mais do que o exercício talentoso de uma função. Há valores em jogo e uma conduta adequada a seguir. Para além do compromisso ético com o bem comum, uma atitude profissional exige [...] qualidades”.

Adaptado de Escola Nacional de Administração Pública (2016). Ética e serviço público. Brasília (Módulo 3 - A Conduta no Serviço Público).

Sobre as funções desempenhadas por esse profissional e as características necessárias para realizá-las, analise as situações a seguir:

I - A comunicação com o público deve ser objetiva e respeitosa e as respostas às reclamações devem ser íntegras e profissionais, sem envolvimento pessoal.
II - A realização de tarefas e projetos com excelência exige cumprimento dos prazos estabelecidos, organização e gestão de tempo.
III - A mediação justa e construtiva de possíveis conflitos no ambiente de trabalho promove um ambiente cooperativo, harmonioso e ético.

A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:

10 Q918917 | Atendimento ao Público, Ética e Postura do Servidor, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

A ética profissional é fundamental para garantir a integridade e a confiança em qualquer ambiente de trabalho. Qual das alternativas abaixo descreve melhor um comportamento ético adequado para um Recepcionista?
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