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Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q379757 | Biologia, Genética, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEDe acordo com pesquisas desenvolvidas no Projeto Genoma Humano, o número total de genes do genoma humano situa-se entre 30 mil a 40 mil, resultado que surpreendeu a comunidade científica, que acreditava ser esse número maior que 100 mil. A próxima meta de pesquisadores, na área da genética humana, é inventariar todos os genes efetivamente transcritos pelas células do organismo humano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) O genoma humano consiste em todo o material genético contido nas células, que está organizado sob a forma de 46 cromossomos no núcleo, além de várias cópias de um cromossomo mitocondrial. Cada célula, individualmente, abriga todo o genoma do organismo que a contém. ✂️ b) O Projeto Genoma Humano trouxe respostas a todas as questões que envolvem o funcionamento do organismo humano. ✂️ c) O seqüenciamento de um gene envolve sua clonagem em um vertebrado e a posterior amplificação em uma reação em cadeia da polimerase. ✂️ d) O seqüenciamento do genoma humano dificultará o desenvolvimento de novos fármacos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q54751 | Biologia, Comunidades e Populações(UECE) A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste, acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em decorrência da caça indiscriminada. A relação do homem com esta ave é: ✂️ a) harmônica, intra-específica e de predação; ✂️ b) desarmônica, intra-específica e de comensalismo; ✂️ c) harmônica, inter-específica e de parasitismo; ✂️ d) desarmônica, inter-específica e de predação. ✂️ e) Nenhuma das alternativas acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q54792 | Biologia, Organização Celular Básica(UECE) A farinha de mandioca, muito usada no cardápio do sertanejo nordestino, é um alimento rico em energia. Entretanto, é pobre em componentes plásticos da alimentação. Quando nos referimos ao componente energético, estamos falando daquela substância que é a reserva energética nos vegetais. Quanto aos componentes plásticos, lembramonos das substâncias químicas que participam da construção do corpo. Tais componentes, energéticos e plásticos, são, respectivamente: ✂️ a) glicogênio e proteína ✂️ b) vitamina e amido ✂️ c) amido e proteína ✂️ d) vitamina e glicogênio ✂️ e) Nenhuma das alternativas acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q54721 | Biologia, Energia no Ecossistema(UFPB) No texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados em biologia. Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância. De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados são: ✂️ a) comunidade – organismo – tecido – tecido – sistema; ✂️ b) comunidade – célula – tecido – tecido – célula; ✂️ c) população – organismo – órgão – célula – tecido; ✂️ d) população – célula –tecido –célula –tecido; ✂️ e) comunidade – organismo – órgão – célula – sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q54729 | Biologia, Energia no Ecossistema(Unifor-CE) Em um aquário com água do mar foi colocada uma pedra contendo 19 cracas, 4 anêmonas-do-mar, 2 caramujos e 5 talos de algas verdes. Além disso, foram colocados 6 paguros e 3 estrelas-do-mar. Esse aquário contém: ✂️ a) uma comunidade e uma população; ✂️ b) uma comunidade e seis populações; ✂️ c) duas comunidades e uma população; ✂️ d) duas comunidades e seis populações; ✂️ e) seis comunidades e seis populações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q381225 | BiologiaO teor de gás carbônico (CO2) atmosférico vem aumentando: em 1850 era de 275 ppm (partes por milhão), 1958 era de 315 ppm e em 1982 era de 340 ppm. Estima-se que, em 2050, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual alternativa aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível conseqüência deste fenômeno? ✂️ a) Destruição da camada de ozônio; aumento da taxa de mutação genética. ✂️ b) Queima de combustíveis fósseis; aumento da temperatura global. ✂️ c) Queimadas na Amazônia; lixiviação e empobrecimento do solo. ✂️ d) Desflorestamento; diminuição da fertilidade do solo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q385744 | Biologia, Genética, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça AranhaNo cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos Aa, espera-se obter: ✂️ a) Apenas indivíduos Aa. ✂️ b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente. ✂️ c) Indivíduos AA e aa, na proporção de 1:1, respectivamente. ✂️ d) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente. ✂️ e) Apenas indivíduos AA. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q54723 | Biologia, Energia no Ecossistema(UEMS) No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de: ✂️ a) consumidores primários; ✂️ b) consumidores secundários; ✂️ c) consumidores terciários; ✂️ d) produtores primários; ✂️ e) decompositores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q54795 | Biologia, Organização Celular Básica(PUC-PR) No início da década de 70, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram definitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo o modelo denominado mosaico-fluído. Neste conceito, todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes: ✂️ a) ácidos nucléicos e proteínas; ✂️ b) ácidos nucléicos e enzimas; ✂️ c) lipídios e enzimas; ✂️ d) enzimas e glicídios; ✂️ e) lipídios e proteínas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q54740 | Biologia, Ciclos Biogeoquímicos(UFRS) A prática de rotação de culturas alterna o uso de gramíneas (arroz, trigo, milho...) e o de leguminosas (soja, feijão...), com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo. Em relação a esta afirmativa, é correto supor que: ✂️ a) as leguminosas melhoram as condições de suprimento de alumínio às gramíneas; ✂️ b) as gramíneas mantêm os nutrientes do solo inalterados; ✂️ c) ambos os grupos vegetais aumentam o teor de fósforo no solo; ✂️ d) as leguminosas aumentam o teor de nitrogênio no solo; ✂️ e) as gramíneas produzem mais potássio do que as leguminosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q54768 | Biologia, Ação Humana Poluição e Controle(U.E. Londrina-PR) Os especialistas têm observado que a temperatura média anual está aumentando. Uma das causas desse aumento é o “efeito estufa”, cuja ocorrência se deve: ✂️ a) ao aumento da concentração de monóxido de carbono na atmosfera; ✂️ b) ao aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera; ✂️ c) ao aumento da concentração de nitrogênio na atmosfera; ✂️ d) à diminuição da concentração de oxigênio na atmosfera; ✂️ e) à diminuição da concentração da camada de ozônio na atmosfera Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q54733 | Biologia, Energia no Ecossistema(Univali-SC) No cerrado brasileiro, há árvores, que nos meses de chuva, ficam rodeadas por vegetação rasteira. Uma dessas árvores é o barbatimão; uma das plantas rasteiras é o capim flechinha. O barbatimão tem raízes longas e ramificações, que penetram no solo, absorvendo água dos lençóis subterrâneos. O capim tem raízes curtas, muito ramificadas, que não alcançam a água subterrânea e absorvem apenas a água da chuva, à medida que esta se infiltra no solo. Os animais que se alimentam e encontram abrigo no capim são diferentes dos que se alimentam e se abrigam no barbatimão. O texto acima exemplifica: ✂️ a) hábitat ✂️ b) nicho ecológico ✂️ c) sucessão ecológica ✂️ d) relação intra-específica ✂️ e) bioma Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q54777 | Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, 2019(PUC-RS) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento médio global cresceu num índice superior às expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu seu recorde de consumo de energia devido às altas temperaturas registradas. O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente não poderia ser explicado: ✂️ a) pelo efeito estufa; ✂️ b) pelo aumento na emissão de CO2; ✂️ c) pela diminuição das reservas de petróleo; ✂️ d) pelas queimadas das áreas vegetais; ✂️ e) pelos buracos na camada de ozônio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q54738 | Biologia, Energia no Ecossistema(Cefet-PR) Em uma floresta nativa há uma espécie de aranha que se alimenta de dípteros. Estes sugam seiva das plantas. Aranhas e dípteros constituem alimentos de um sapo verde que lá vive, e este por sua vez é eventualmente predado por cobras. Assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A cobra ocupa dois níveis tróficos na cadeia proposta. ✂️ b) O sapo ocupa mais de uma ordem como consumidor. ✂️ c) A aranha é consumidora terciária. ✂️ d) O díptero está no segundo nível trófico. ✂️ e) A planta está no primeiro nível trófico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q387081 | Biologia, Evolução, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A teoria do big bang é, até hoje, a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo. De acordo com essa teoria, o universo originou-se a partir ✂️ a) de um adensamento de partículas que sofreram resfriamento dando origem aos planetas e outros corpos celestes. ✂️ b) de uma explosão inicial resultante de ciclos de aquecimento e resfriamento dos quasares. ✂️ c) de uma explosão inicial com grande liberação de energia. ✂️ d) da condensação de prótons e nêutrons que se agruparam dando origem aos planetas. ✂️ e) da fusão de partículas subatômicas já existentes que deu origem aos planetas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q54727 | Biologia, Energia no Ecossistema(FEI-SP) Num ecossistema, um fungo, uma coruja e um coelho podem desempenhar os papéis, respectivamente, de: ✂️ a) decompositor, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem ✂️ b) produtor, consumidor de 1ª ordem e consumidor de 2ª ordem ✂️ c) consumidor de 1ª ordem, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem ✂️ d) consumidor de 2ª ordem, consumidor de 3ª ordem e consumidor de 1ª ordem ✂️ e) decompositor, consumidor de 1ª ordem e decompositor Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q54791 | Biologia, Organização Celular Básica(UEMS) O corpo humano é constituído basicamente de água, sais minerais e macromoléculas como carboidratos, proteínas, lipídeos. Entre as afirmativas abaixo, assinale a que não está relacionada com as propriedades das proteínas: ✂️ a) Colágeno, queratina e actina são exemplos de proteínas com função de constituição e estruturação da matéria viva. ✂️ b) São constituídas por vários aminoácidos unidos por ligações peptídicas. ✂️ c) Quando submetidas a elevadas temperaturas sofrem o processo de desnaturação. ✂️ d) Fornecem energia para as células e constituem os hormônios esteróides. ✂️ e) São catalisadores de reações químicas e participam no processo de defesa como anticorpos contra antígenos específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q54789 | Biologia, Organização Celular Básica(UEMS) Assinale a alternativa correta segundo as proposições apresentadas: I. Celulose, amido e glicogênio são polissacarídeos constituídos por moléculas de glicose unidas por ligações glicosídicas. II. O amido e o glicogênio são açúcares de reserva encontrados em tecidos vegetais e animais, respectivamente, enquanto que a celulose é o elemento estrutural de paredes celulares. III. Embora a celulose seja mais abundante em nosso planeta, apenas algumas espécies de fungos, bactérias e protozoários conseguem digerí-la. ✂️ a) Somente a I está correta. ✂️ b) A I e a II estão corretas. ✂️ c) Somente a II está correta. ✂️ d) A II e a III estão corretas. ✂️ e) Todas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q379462 | Biologia, Educação Ambiental, Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIOA educação ambiental é um componente essencial da educação nacional e sobre ela considere as afirmativas a seguir. I - Um dos eventos importantes para a promoção da educação ambiental em nível mundial foi a “Conferência Intergovernamental de Joanesburgo sobre Educação Ambiental”, organizada pela UNESCO em colaboração com o PNUMA, no ano de 1997. II - A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, de programas e campanhas educativas acerca de temas relacionados ao meio ambiente é um exemplo de educação ambiental não formal. III - A reorientação do ensino no sentido do desenvolvimento sustentável corresponde a uma das áreas de programa estabelecidas na Agenda 21. IV - A educação ambiental em caráter formal é aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas. V - No Brasil, a inexistência de uma lei de política nacional de educação ambiental é um dos entraves para o desenvolvimento das questões ambientais de maneira articulada. Estão corretas APENAS as afirmativas ✂️ a) I e V ✂️ b) I, II e IV ✂️ c) I, III e IV ✂️ d) II, III e IV ✂️ e) II, IV e V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q54722 | Biologia, Energia no Ecossistema(VUNESP) Considere as três cadeias alimentares a seguir. I. vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos. II. vegetação → coelho → gavião. III. fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão. A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará ✂️ a) apenas na cadeia I. ✂️ b) apenas nas cadeias I e III. ✂️ c) apenas na cadeia II. ✂️ d) apenas nas cadeias I e II. ✂️ e) nas cadeias I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q379757 | Biologia, Genética, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEDe acordo com pesquisas desenvolvidas no Projeto Genoma Humano, o número total de genes do genoma humano situa-se entre 30 mil a 40 mil, resultado que surpreendeu a comunidade científica, que acreditava ser esse número maior que 100 mil. A próxima meta de pesquisadores, na área da genética humana, é inventariar todos os genes efetivamente transcritos pelas células do organismo humano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) O genoma humano consiste em todo o material genético contido nas células, que está organizado sob a forma de 46 cromossomos no núcleo, além de várias cópias de um cromossomo mitocondrial. Cada célula, individualmente, abriga todo o genoma do organismo que a contém. ✂️ b) O Projeto Genoma Humano trouxe respostas a todas as questões que envolvem o funcionamento do organismo humano. ✂️ c) O seqüenciamento de um gene envolve sua clonagem em um vertebrado e a posterior amplificação em uma reação em cadeia da polimerase. ✂️ d) O seqüenciamento do genoma humano dificultará o desenvolvimento de novos fármacos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q54751 | Biologia, Comunidades e Populações(UECE) A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste, acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em decorrência da caça indiscriminada. A relação do homem com esta ave é: ✂️ a) harmônica, intra-específica e de predação; ✂️ b) desarmônica, intra-específica e de comensalismo; ✂️ c) harmônica, inter-específica e de parasitismo; ✂️ d) desarmônica, inter-específica e de predação. ✂️ e) Nenhuma das alternativas acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q54792 | Biologia, Organização Celular Básica(UECE) A farinha de mandioca, muito usada no cardápio do sertanejo nordestino, é um alimento rico em energia. Entretanto, é pobre em componentes plásticos da alimentação. Quando nos referimos ao componente energético, estamos falando daquela substância que é a reserva energética nos vegetais. Quanto aos componentes plásticos, lembramonos das substâncias químicas que participam da construção do corpo. Tais componentes, energéticos e plásticos, são, respectivamente: ✂️ a) glicogênio e proteína ✂️ b) vitamina e amido ✂️ c) amido e proteína ✂️ d) vitamina e glicogênio ✂️ e) Nenhuma das alternativas acima. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q54721 | Biologia, Energia no Ecossistema(UFPB) No texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados em biologia. Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância. De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados são: ✂️ a) comunidade – organismo – tecido – tecido – sistema; ✂️ b) comunidade – célula – tecido – tecido – célula; ✂️ c) população – organismo – órgão – célula – tecido; ✂️ d) população – célula –tecido –célula –tecido; ✂️ e) comunidade – organismo – órgão – célula – sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q54729 | Biologia, Energia no Ecossistema(Unifor-CE) Em um aquário com água do mar foi colocada uma pedra contendo 19 cracas, 4 anêmonas-do-mar, 2 caramujos e 5 talos de algas verdes. Além disso, foram colocados 6 paguros e 3 estrelas-do-mar. Esse aquário contém: ✂️ a) uma comunidade e uma população; ✂️ b) uma comunidade e seis populações; ✂️ c) duas comunidades e uma população; ✂️ d) duas comunidades e seis populações; ✂️ e) seis comunidades e seis populações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q381225 | BiologiaO teor de gás carbônico (CO2) atmosférico vem aumentando: em 1850 era de 275 ppm (partes por milhão), 1958 era de 315 ppm e em 1982 era de 340 ppm. Estima-se que, em 2050, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual alternativa aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível conseqüência deste fenômeno? ✂️ a) Destruição da camada de ozônio; aumento da taxa de mutação genética. ✂️ b) Queima de combustíveis fósseis; aumento da temperatura global. ✂️ c) Queimadas na Amazônia; lixiviação e empobrecimento do solo. ✂️ d) Desflorestamento; diminuição da fertilidade do solo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q385744 | Biologia, Genética, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça AranhaNo cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos Aa, espera-se obter: ✂️ a) Apenas indivíduos Aa. ✂️ b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente. ✂️ c) Indivíduos AA e aa, na proporção de 1:1, respectivamente. ✂️ d) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente. ✂️ e) Apenas indivíduos AA. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q54723 | Biologia, Energia no Ecossistema(UEMS) No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de: ✂️ a) consumidores primários; ✂️ b) consumidores secundários; ✂️ c) consumidores terciários; ✂️ d) produtores primários; ✂️ e) decompositores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q54795 | Biologia, Organização Celular Básica(PUC-PR) No início da década de 70, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram definitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo o modelo denominado mosaico-fluído. Neste conceito, todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes: ✂️ a) ácidos nucléicos e proteínas; ✂️ b) ácidos nucléicos e enzimas; ✂️ c) lipídios e enzimas; ✂️ d) enzimas e glicídios; ✂️ e) lipídios e proteínas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q54740 | Biologia, Ciclos Biogeoquímicos(UFRS) A prática de rotação de culturas alterna o uso de gramíneas (arroz, trigo, milho...) e o de leguminosas (soja, feijão...), com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo. Em relação a esta afirmativa, é correto supor que: ✂️ a) as leguminosas melhoram as condições de suprimento de alumínio às gramíneas; ✂️ b) as gramíneas mantêm os nutrientes do solo inalterados; ✂️ c) ambos os grupos vegetais aumentam o teor de fósforo no solo; ✂️ d) as leguminosas aumentam o teor de nitrogênio no solo; ✂️ e) as gramíneas produzem mais potássio do que as leguminosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q54768 | Biologia, Ação Humana Poluição e Controle(U.E. Londrina-PR) Os especialistas têm observado que a temperatura média anual está aumentando. Uma das causas desse aumento é o “efeito estufa”, cuja ocorrência se deve: ✂️ a) ao aumento da concentração de monóxido de carbono na atmosfera; ✂️ b) ao aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera; ✂️ c) ao aumento da concentração de nitrogênio na atmosfera; ✂️ d) à diminuição da concentração de oxigênio na atmosfera; ✂️ e) à diminuição da concentração da camada de ozônio na atmosfera Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q54733 | Biologia, Energia no Ecossistema(Univali-SC) No cerrado brasileiro, há árvores, que nos meses de chuva, ficam rodeadas por vegetação rasteira. Uma dessas árvores é o barbatimão; uma das plantas rasteiras é o capim flechinha. O barbatimão tem raízes longas e ramificações, que penetram no solo, absorvendo água dos lençóis subterrâneos. O capim tem raízes curtas, muito ramificadas, que não alcançam a água subterrânea e absorvem apenas a água da chuva, à medida que esta se infiltra no solo. Os animais que se alimentam e encontram abrigo no capim são diferentes dos que se alimentam e se abrigam no barbatimão. O texto acima exemplifica: ✂️ a) hábitat ✂️ b) nicho ecológico ✂️ c) sucessão ecológica ✂️ d) relação intra-específica ✂️ e) bioma Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q54777 | Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, 2019(PUC-RS) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento médio global cresceu num índice superior às expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu seu recorde de consumo de energia devido às altas temperaturas registradas. O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente não poderia ser explicado: ✂️ a) pelo efeito estufa; ✂️ b) pelo aumento na emissão de CO2; ✂️ c) pela diminuição das reservas de petróleo; ✂️ d) pelas queimadas das áreas vegetais; ✂️ e) pelos buracos na camada de ozônio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q54738 | Biologia, Energia no Ecossistema(Cefet-PR) Em uma floresta nativa há uma espécie de aranha que se alimenta de dípteros. Estes sugam seiva das plantas. Aranhas e dípteros constituem alimentos de um sapo verde que lá vive, e este por sua vez é eventualmente predado por cobras. Assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A cobra ocupa dois níveis tróficos na cadeia proposta. ✂️ b) O sapo ocupa mais de uma ordem como consumidor. ✂️ c) A aranha é consumidora terciária. ✂️ d) O díptero está no segundo nível trófico. ✂️ e) A planta está no primeiro nível trófico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q387081 | Biologia, Evolução, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A teoria do big bang é, até hoje, a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo. De acordo com essa teoria, o universo originou-se a partir ✂️ a) de um adensamento de partículas que sofreram resfriamento dando origem aos planetas e outros corpos celestes. ✂️ b) de uma explosão inicial resultante de ciclos de aquecimento e resfriamento dos quasares. ✂️ c) de uma explosão inicial com grande liberação de energia. ✂️ d) da condensação de prótons e nêutrons que se agruparam dando origem aos planetas. ✂️ e) da fusão de partículas subatômicas já existentes que deu origem aos planetas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q54727 | Biologia, Energia no Ecossistema(FEI-SP) Num ecossistema, um fungo, uma coruja e um coelho podem desempenhar os papéis, respectivamente, de: ✂️ a) decompositor, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem ✂️ b) produtor, consumidor de 1ª ordem e consumidor de 2ª ordem ✂️ c) consumidor de 1ª ordem, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem ✂️ d) consumidor de 2ª ordem, consumidor de 3ª ordem e consumidor de 1ª ordem ✂️ e) decompositor, consumidor de 1ª ordem e decompositor Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q54791 | Biologia, Organização Celular Básica(UEMS) O corpo humano é constituído basicamente de água, sais minerais e macromoléculas como carboidratos, proteínas, lipídeos. Entre as afirmativas abaixo, assinale a que não está relacionada com as propriedades das proteínas: ✂️ a) Colágeno, queratina e actina são exemplos de proteínas com função de constituição e estruturação da matéria viva. ✂️ b) São constituídas por vários aminoácidos unidos por ligações peptídicas. ✂️ c) Quando submetidas a elevadas temperaturas sofrem o processo de desnaturação. ✂️ d) Fornecem energia para as células e constituem os hormônios esteróides. ✂️ e) São catalisadores de reações químicas e participam no processo de defesa como anticorpos contra antígenos específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q54789 | Biologia, Organização Celular Básica(UEMS) Assinale a alternativa correta segundo as proposições apresentadas: I. Celulose, amido e glicogênio são polissacarídeos constituídos por moléculas de glicose unidas por ligações glicosídicas. II. O amido e o glicogênio são açúcares de reserva encontrados em tecidos vegetais e animais, respectivamente, enquanto que a celulose é o elemento estrutural de paredes celulares. III. Embora a celulose seja mais abundante em nosso planeta, apenas algumas espécies de fungos, bactérias e protozoários conseguem digerí-la. ✂️ a) Somente a I está correta. ✂️ b) A I e a II estão corretas. ✂️ c) Somente a II está correta. ✂️ d) A II e a III estão corretas. ✂️ e) Todas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q379462 | Biologia, Educação Ambiental, Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIOA educação ambiental é um componente essencial da educação nacional e sobre ela considere as afirmativas a seguir. I - Um dos eventos importantes para a promoção da educação ambiental em nível mundial foi a “Conferência Intergovernamental de Joanesburgo sobre Educação Ambiental”, organizada pela UNESCO em colaboração com o PNUMA, no ano de 1997. II - A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, de programas e campanhas educativas acerca de temas relacionados ao meio ambiente é um exemplo de educação ambiental não formal. III - A reorientação do ensino no sentido do desenvolvimento sustentável corresponde a uma das áreas de programa estabelecidas na Agenda 21. IV - A educação ambiental em caráter formal é aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas. V - No Brasil, a inexistência de uma lei de política nacional de educação ambiental é um dos entraves para o desenvolvimento das questões ambientais de maneira articulada. Estão corretas APENAS as afirmativas ✂️ a) I e V ✂️ b) I, II e IV ✂️ c) I, III e IV ✂️ d) II, III e IV ✂️ e) II, IV e V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro