Questões de Concursos: Ciências

Prepare-se para a prova com questões de Ciências de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q832165 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre as características dos planetas e astros do sistema solar, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. São rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Características: superfície rochosa, alta densidade, relevos bem definidos, próximo ao sol, volume mediano, temperaturas elevadas, também conhecidos por telúricos. II. São gasosos: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris. Características: superfície gasosa, baixa densidade, relevo inconstante, distantes do sol, volume elevado, temperaturas baixas, também conhecidos por Jovianos. III. São anões: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Características: pequena massa e volume, não são dominantes na região onde se encontram, orbitam o sol.

2 Q840096 | Ciências, Ensino de Ciências, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ciências deve promover situações nas quais os alunos possam avaliar informações. Esse processo envolve:

3 Q841654 | Ciências, Química, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

Com relação à unidade temática “Matéria e Energia”, descrita pela BNCC, qual dos objetos de conhecimento, citados nas alternativas, é desenvolvido com os alunos do 5º ano?

4 Q845194 | Ciências, Química, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020

Os elementos químicos são formados por átomos e estão representados na tabela periódica. Conhecer estes elementos químicos é importante já que fazem parte da composição de milhares de substâncias que envolvem nossa vida. Na tabela periódica, a família 1A , representa que elementos?

5 Q845247 | Ciências, Ensino de Ciências, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

Com relação ao ensino das Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, uma das competências específicas apontadas pela BNCC é construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando:

6 Q842551 | Ciências, Química, Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II Ciências, Avança SP, 2020

No tocante às misturas homogêneas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - copo de água com açúcar. II - água com óleo. III - ouro e areia.

7 Q859481 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Considere a seguinte pergunta feita por uma estudante do Ensino Fundamental: Por que Plutão não é mais planeta?
Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I -Plutão não limpou a vizinhança de sua órbita, não é satélite de nenhum planeta e é classificado como Planeta Anão.
por que..
II - para ser considerado Planeta Anão é necessário que o corpo celeste esteja em órbita em torno do Sol; seja arredondado; e que seja dinamicamente dominante na vizinhança de sua órbita.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

8 Q859236 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

A proliferação das pseudociências nos meios digitais e redes sociais tem causado um grande impacto na percepção das pessoas sobre o mundo e a realidade. Assim, um dos objetivos da divulgação científica deve ser a promoção de uma visão mais adequada da ciência e dos conhecimentos científicos.
A partir deste contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de conhecimento científico.

10 Q859228 | Ciências, Química, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Há diversas pesquisas na área de ensino de química que investigam os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de mistura, substância simples, substância composta e elemento químico. Há relatos de confusão conceitual entre substância simples e elemento químico; dificuldade de compreensão dos termos substância e mistura; confusão na distinção entre mistura homogênea e heterogênea; dúvidas sobre a substância como material puro e o conceito químico de pureza; dificuldades na caracterização de uma substância por suas propriedades e por seus constituintes.
Analise as explicações abaixo sobre estes problemas.
I- A confusão entre misturas homogêneas e heterogêneas por vezes decorre do fato de que a olho nu não se pode perceber mais de uma fase da mistura. Seria necessário, por exemplo, a observação de uma alíquota da mistura entre leite e sangue em microscópio para observar a sua característica heterogênea. II- Para diferenciar os conceitos de substância e mistura podemos adotar a ideia de que a substância pode ser definida como material puro, cuja composição é constante; enquanto a mistura é um material impuro, uma vez que é composta por mais de uma substância. III- Para a compreensão da composição dos materiais é importante o entendimento do papel dos diversos métodos analíticos, tais como: destilação, filtração, sublimação, cristalização, extração, cromatografia e eletroquímica. Estas técnicas podem ser combinadas para que em sucessivas separações os produtos não sejam mais separáveis. O material puro obtido no processo recebe a denominação de substância química.
É CORRETO o que se afirma em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.