Questões de Concursos: Ciências Prepare-se para a prova com questões de Ciências de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Ciências Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q832165 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021Sobre as características dos planetas e astros do sistema solar, verifique as assertivas e assinale a correta. I. São rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Características: superfície rochosa, alta densidade, relevos bem definidos, próximo ao sol, volume mediano, temperaturas elevadas, também conhecidos por telúricos. II. São gasosos: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris. Características: superfície gasosa, baixa densidade, relevo inconstante, distantes do sol, volume elevado, temperaturas baixas, também conhecidos por Jovianos. III. São anões: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Características: pequena massa e volume, não são dominantes na região onde se encontram, orbitam o sol. a) As assertivas II e III estão corretas. b) As assertivas I e II estão corretas. c) As assertivas I, II e III estão corretas. d) Apenas a assertiva I está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q840096 | Ciências, Ensino de Ciências, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ciências deve promover situações nas quais os alunos possam avaliar informações. Esse processo envolve: a) Validade, coerência e adequação ao problema formulado. b) Representações de sistemas, fluxogramas, mapas conceituais. c) Imagens, esquemas, tabelas, gráficos, quadros, diagramas. d) Informações de forma oral, escrita ou multimodal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q841654 | Ciências, Química, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020Com relação à unidade temática Matéria e Energia, descrita pela BNCC, qual dos objetos de conhecimento, citados nas alternativas, é desenvolvido com os alunos do 5º ano? a) Materiais sintéticos. b) Transformações químicas. c) Ciclo hidrológico. d) Misturas homogêneas e heterogêneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q845194 | Ciências, Química, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020Os elementos químicos são formados por átomos e estão representados na tabela periódica. Conhecer estes elementos químicos é importante já que fazem parte da composição de milhares de substâncias que envolvem nossa vida. Na tabela periódica, a família 1A , representa que elementos? a) Metais alcalinos terrosos b) Halogênios c) Metais alcalinos d) Calcogênios e) Gases nobres Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q845247 | Ciências, Ensino de Ciências, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020Com relação ao ensino das Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, uma das competências específicas apontadas pela BNCC é construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando: a) Os desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. b) A diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza c) Aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias. d) A saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q842551 | Ciências, Química, Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II Ciências, Avança SP, 2020No tocante às misturas homogêneas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - copo de água com açúcar. II - água com óleo. III - ouro e areia. a) Apenas o item I é verdadeiro. b) Apenas o item II é verdadeiro. c) Apenas o item III é verdadeiro. d) Apenas os itens II e III são verdadeiros. e) Todos os itens são verdadeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q859481 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020Considere a seguinte pergunta feita por uma estudante do Ensino Fundamental: Por que Plutão não é mais planeta? Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas. I -Plutão não limpou a vizinhança de sua órbita, não é satélite de nenhum planeta e é classificado como Planeta Anão. por que.. II - para ser considerado Planeta Anão é necessário que o corpo celeste esteja em órbita em torno do Sol; seja arredondado; e que seja dinamicamente dominante na vizinhança de sua órbita. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA. a) As asserções I e II são proposições falsas. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q859236 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020A proliferação das pseudociências nos meios digitais e redes sociais tem causado um grande impacto na percepção das pessoas sobre o mundo e a realidade. Assim, um dos objetivos da divulgação científica deve ser a promoção de uma visão mais adequada da ciência e dos conhecimentos científicos. A partir deste contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de conhecimento científico. a) Nos eclipses lunares, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, é possível ver a sombra projetada pelo planeta no satélite. b) As constelações, tais como o Cruzeiro do Sul, são visíveis a partir de qualquer ponto de observação da Terra. c) A estrela Polar é fixa enquanto as outras giram em torno da Terra, sendo que a maioria delas é ofuscada pela luz solar. d) O Sol e a Lua são atraídos em torno do polo magnético da Terra que está no centro do disco, denominado de Polo Norte. e) A Lua gira em um compasso diferente do Sol e quando ambos se cruzam a lua armazena radiação solar até ficar cheia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q843438 | Ciências, Química, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020Assinale a única alternativa que não é um exemplo de mistura heterogênea: a) Água e óleo b) Granito c) Gelo e água d) Álcool e água e) Água com areia Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q859228 | Ciências, Química, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020Há diversas pesquisas na área de ensino de química que investigam os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de mistura, substância simples, substância composta e elemento químico. Há relatos de confusão conceitual entre substância simples e elemento químico; dificuldade de compreensão dos termos substância e mistura; confusão na distinção entre mistura homogênea e heterogênea; dúvidas sobre a substância como material puro e o conceito químico de pureza; dificuldades na caracterização de uma substância por suas propriedades e por seus constituintes. Analise as explicações abaixo sobre estes problemas. I- A confusão entre misturas homogêneas e heterogêneas por vezes decorre do fato de que a olho nu não se pode perceber mais de uma fase da mistura. Seria necessário, por exemplo, a observação de uma alíquota da mistura entre leite e sangue em microscópio para observar a sua característica heterogênea. II- Para diferenciar os conceitos de substância e mistura podemos adotar a ideia de que a substância pode ser definida como material puro, cuja composição é constante; enquanto a mistura é um material impuro, uma vez que é composta por mais de uma substância. III- Para a compreensão da composição dos materiais é importante o entendimento do papel dos diversos métodos analíticos, tais como: destilação, filtração, sublimação, cristalização, extração, cromatografia e eletroquímica. Estas técnicas podem ser combinadas para que em sucessivas separações os produtos não sejam mais separáveis. O material puro obtido no processo recebe a denominação de substância química. É CORRETO o que se afirma em: a) I e II apenas. b) I apenas. c) I, II e III. d) I e III apenas. e) II e III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q832165 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021Sobre as características dos planetas e astros do sistema solar, verifique as assertivas e assinale a correta. I. São rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Características: superfície rochosa, alta densidade, relevos bem definidos, próximo ao sol, volume mediano, temperaturas elevadas, também conhecidos por telúricos. II. São gasosos: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris. Características: superfície gasosa, baixa densidade, relevo inconstante, distantes do sol, volume elevado, temperaturas baixas, também conhecidos por Jovianos. III. São anões: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Características: pequena massa e volume, não são dominantes na região onde se encontram, orbitam o sol. a) As assertivas II e III estão corretas. b) As assertivas I e II estão corretas. c) As assertivas I, II e III estão corretas. d) Apenas a assertiva I está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q840096 | Ciências, Ensino de Ciências, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ciências deve promover situações nas quais os alunos possam avaliar informações. Esse processo envolve: a) Validade, coerência e adequação ao problema formulado. b) Representações de sistemas, fluxogramas, mapas conceituais. c) Imagens, esquemas, tabelas, gráficos, quadros, diagramas. d) Informações de forma oral, escrita ou multimodal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q841654 | Ciências, Química, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020Com relação à unidade temática Matéria e Energia, descrita pela BNCC, qual dos objetos de conhecimento, citados nas alternativas, é desenvolvido com os alunos do 5º ano? a) Materiais sintéticos. b) Transformações químicas. c) Ciclo hidrológico. d) Misturas homogêneas e heterogêneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q845194 | Ciências, Química, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020Os elementos químicos são formados por átomos e estão representados na tabela periódica. Conhecer estes elementos químicos é importante já que fazem parte da composição de milhares de substâncias que envolvem nossa vida. Na tabela periódica, a família 1A , representa que elementos? a) Metais alcalinos terrosos b) Halogênios c) Metais alcalinos d) Calcogênios e) Gases nobres Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q845247 | Ciências, Ensino de Ciências, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020Com relação ao ensino das Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, uma das competências específicas apontadas pela BNCC é construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando: a) Os desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. b) A diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza c) Aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias. d) A saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q842551 | Ciências, Química, Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II Ciências, Avança SP, 2020No tocante às misturas homogêneas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - copo de água com açúcar. II - água com óleo. III - ouro e areia. a) Apenas o item I é verdadeiro. b) Apenas o item II é verdadeiro. c) Apenas o item III é verdadeiro. d) Apenas os itens II e III são verdadeiros. e) Todos os itens são verdadeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q859481 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020Considere a seguinte pergunta feita por uma estudante do Ensino Fundamental: Por que Plutão não é mais planeta? Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas. I -Plutão não limpou a vizinhança de sua órbita, não é satélite de nenhum planeta e é classificado como Planeta Anão. por que.. II - para ser considerado Planeta Anão é necessário que o corpo celeste esteja em órbita em torno do Sol; seja arredondado; e que seja dinamicamente dominante na vizinhança de sua órbita. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA. a) As asserções I e II são proposições falsas. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q859236 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020A proliferação das pseudociências nos meios digitais e redes sociais tem causado um grande impacto na percepção das pessoas sobre o mundo e a realidade. Assim, um dos objetivos da divulgação científica deve ser a promoção de uma visão mais adequada da ciência e dos conhecimentos científicos. A partir deste contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de conhecimento científico. a) Nos eclipses lunares, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, é possível ver a sombra projetada pelo planeta no satélite. b) As constelações, tais como o Cruzeiro do Sul, são visíveis a partir de qualquer ponto de observação da Terra. c) A estrela Polar é fixa enquanto as outras giram em torno da Terra, sendo que a maioria delas é ofuscada pela luz solar. d) O Sol e a Lua são atraídos em torno do polo magnético da Terra que está no centro do disco, denominado de Polo Norte. e) A Lua gira em um compasso diferente do Sol e quando ambos se cruzam a lua armazena radiação solar até ficar cheia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q843438 | Ciências, Química, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020Assinale a única alternativa que não é um exemplo de mistura heterogênea: a) Água e óleo b) Granito c) Gelo e água d) Álcool e água e) Água com areia Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q859228 | Ciências, Química, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020Há diversas pesquisas na área de ensino de química que investigam os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de mistura, substância simples, substância composta e elemento químico. Há relatos de confusão conceitual entre substância simples e elemento químico; dificuldade de compreensão dos termos substância e mistura; confusão na distinção entre mistura homogênea e heterogênea; dúvidas sobre a substância como material puro e o conceito químico de pureza; dificuldades na caracterização de uma substância por suas propriedades e por seus constituintes. Analise as explicações abaixo sobre estes problemas. I- A confusão entre misturas homogêneas e heterogêneas por vezes decorre do fato de que a olho nu não se pode perceber mais de uma fase da mistura. Seria necessário, por exemplo, a observação de uma alíquota da mistura entre leite e sangue em microscópio para observar a sua característica heterogênea. II- Para diferenciar os conceitos de substância e mistura podemos adotar a ideia de que a substância pode ser definida como material puro, cuja composição é constante; enquanto a mistura é um material impuro, uma vez que é composta por mais de uma substância. III- Para a compreensão da composição dos materiais é importante o entendimento do papel dos diversos métodos analíticos, tais como: destilação, filtração, sublimação, cristalização, extração, cromatografia e eletroquímica. Estas técnicas podem ser combinadas para que em sucessivas separações os produtos não sejam mais separáveis. O material puro obtido no processo recebe a denominação de substância química. É CORRETO o que se afirma em: a) I e II apenas. b) I apenas. c) I, II e III. d) I e III apenas. e) II e III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro