Questões de Concursos: Design Gráfico

Prepare-se para a prova com questões de Design Gráfico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q944677 | Design Gráfico, Tipografia, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Ao grupo formado por fontes tipográficas criadas em conjunto e desenhadas a partir dos mesmos parâmetros gráficos e conceitos estéticos denominamos família tipográfica, que pode ser classificada e agrupada com outras de semelhantes características e temática.
As famílias tipográficas “Times” e “Helvética”, por exemplo, apresentam-se formalmente distintas entre si, mas podem ser empregadas em diversas áreas projetuais do design gráfico: sistemas de identidade visual, embalagens, produtos editoriais impressos, sinalização gráfico-ambiental, interfaces digitais, entre outras.
No contexto das famílias tipográficas, avalie as afirmações a seguir.
I. As fontes sem serifa são mais adequadas para a configuração de grandes massas de texto, por facilitar o fluxo de leitura de textos longos impressos.
II. As fontes manuscritas foram desenvolvidas com o objetivo de provocar certa particularização, visto que são embasadas na escrita e na caligrafia do cotidiano.
III. O designer deve observar, nas tipografias institucionais, se as famílias tipográficas escolhidas possuem variações adequadas às diversas aplicações possíveis em um sistema de identidade visual.

É correto o que se afirma em

2 Q944679 | Design Gráfico, Mensagem Visual, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Considere que uma agência de design digital tenha sido contratada para desenvolver um aplicativo para uma empresa presente há anos no mercado, mas que agora esteja buscando por novas plataformas para atender seus clientes.
Em relação ao desenvolvimento do aplicativo e aos pontos de atenção por parte do designer gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. A escolha da tipografia no desenvolvimento do aplicativo deve considerar aspectos relativos à legibilidade em mídias digitais. II. As figuras da lupa e do carrinho de compras são exemplos de modelos convencionados de ícones para interfaces digitais. III. As soluções gráficas desenvolvidas devem estabelecer relações com a identidade visual da empresa.
É correto o que se afirma em

3 Q944683 | Design Gráfico, Linguagem, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

A psicologia da forma, conhecida como Gestalt, provoca grande atração em profissionais de design, principalmente naqueles que atuam na área de design gráfico, os quais utilizam a forma e a cor como meio de expressão e representação visual, e centralizam seus esforços no conhecimento da funcionalidade de elementos estruturais.
WACHOWICZ, L. A.; ARBIGAUS, M. L. G. Aprendizagem por meio da Gestalt na formação de competências do profissional de Desenho Industrial. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.9, p. 91-104, maio/ago. 2003 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As teorias elaboradas pela Gestalt introduziram conceitos que criaram condições favoráveis para a racionalização na construção de projetos.
PORQUE
II. As teorias da Gestalt reforçam a ideia de que o todo é maior que a soma das partes que compõem um projeto gráfico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

4 Q918458 | Design Gráfico, Processo de Impressão, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Existe um recurso que pode ser usado pela gráfica para melhorar a qualidade dos impressos e, ao mesmo tempo, para aumentar a resistência do suporte. Várias são as suas opções de aplicação que proporcionam a melhoria do aspecto visual do impresso. A mais comum é a aplicação em todo o material, com a secagem por meio de luz ultravioleta. Esse tipo de aplicação se faz com máquinas acopladas ao sistema offset ou outro que permita tal recurso.

COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p.168. Adaptado.

O recurso mencionado acima é o(a)

5 Q918470 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No menu do Adobe InDesign 2024 no sistema operacional Windows 10, o caminho para localizar e alterar texto (seja simples ou formatado) dentro de um documento é

6 Q944675 | Design Gráfico, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Definido no sentido mais global como concepção e planejamento de todos os produtos feitos pelo homem, em princípio o design pode ser visto como um instrumento para melhorar nossa qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o interesse dos negócios em criar produtos competitivos o conduziu à evolução e à diversidade.
LANDIM, P. C. Design, empresa, sociedade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A pluralidade do design se fortalece com as alterações dos padrões socioculturais de consumo, com sua posição dentro da história das transformações tecnológicas e também com o que ele influencia e pelo que ele é influenciado.
PORQUE
II. As novas tecnologias e os novos processos industriais têm afetado os estudos, as pesquisas e a aplicação do design, tornando-nos mais interconectados e criando uma exigência adicional sobre o profissional designer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

7 Q918459 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

As ferramentas de texto do Adobe Illustrator 2024 no sistema operacional Windows 10 ajudam a adicionar e editar texto (tipo) no trabalho artístico. Além do texto simples, é possível adicionar texto em um caminho ou em uma área e aplicar os efeitos de texto desejados.
Disponível em: https://helpx.adobe.com/br/illustrator/using/tools-in-illustrator.html. Acesso em: 04 dez. 2024. Adaptado.

A ferramenta que permite mover, dimensionar e girar caracteres individuais de uma palavra é a

8 Q918463 | Design Gráfico, Tipografia, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Associe as fontes às suas respectivas classificações de estilo.

Estilos
1- Serif 2- Sans Serif 3- Script 4- Display
Fontes
( ) Lobster ( ) Helvetica ( ) Comic Sans MS ( ) Times New Roman
A sequência correta é

9 Q918465 | Design Gráfico, Cor em Design Gráfico, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Para compreender melhor o processo de impressão em quadricromia, é importante entender as diferenças entre a síntese aditiva e a síntese subtrativa.

As cores primárias na síntese aditiva são

10 Q944673 | Design Gráfico, Identidade Visual em Design Gráfico, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

O processo metodológico de criação de identidade visual de uma empresa pode ser dividido, basicamente, em três fases de desenvolvimento: compreensão, proposição e finalização. Na fase de compreensão, são realizadas a pesquisa e a análise da história da empresa, a exploração do problema, a análise de semelhantes, a estimativa de mercado etc.; na fase de proposição, são efetuadas a estruturação de elementos conceituais, a geração de alternativas etc.; já na fase de finalização, são feitas a apresentação e a aplicação da marca a variados segmentos de divulgação.
Considerando o texto apresentado e as especificidades metodológicas descritas, avalie as afirmações a seguir, acerca da fase de proposição.
I. Na fase de proposição, também conhecida como conceituação, o designer cria esboços e modelos visando encontrar a alternativa mais promissora.
II. A fase de proposição é proveniente da compreensão, pois a busca por elementos conceituais eficazes depende do problema explorado.
III. A análise de informações relevantes de empresas similares, ou seja, a relação de pontos fracos e pontos fortes dos semelhantes, acontece dentro da fase de proposição.

É correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.