Questões de Concursos: Design Gráfico

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1 Q918459 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

As ferramentas de texto do Adobe Illustrator 2024 no sistema operacional Windows 10 ajudam a adicionar e editar texto (tipo) no trabalho artístico. Além do texto simples, é possível adicionar texto em um caminho ou em uma área e aplicar os efeitos de texto desejados.
Disponível em: https://helpx.adobe.com/br/illustrator/using/tools-in-illustrator.html. Acesso em: 04 dez. 2024. Adaptado.

A ferramenta que permite mover, dimensionar e girar caracteres individuais de uma palavra é a

2 Q918463 | Design Gráfico, Tipografia, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Associe as fontes às suas respectivas classificações de estilo.

Estilos
1- Serif 2- Sans Serif 3- Script 4- Display
Fontes
( ) Lobster ( ) Helvetica ( ) Comic Sans MS ( ) Times New Roman
A sequência correta é

3 Q918465 | Design Gráfico, Cor em Design Gráfico, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Para compreender melhor o processo de impressão em quadricromia, é importante entender as diferenças entre a síntese aditiva e a síntese subtrativa.

As cores primárias na síntese aditiva são

4 Q918470 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No menu do Adobe InDesign 2024 no sistema operacional Windows 10, o caminho para localizar e alterar texto (seja simples ou formatado) dentro de um documento é

5 Q918458 | Design Gráfico, Processo de Impressão, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Existe um recurso que pode ser usado pela gráfica para melhorar a qualidade dos impressos e, ao mesmo tempo, para aumentar a resistência do suporte. Várias são as suas opções de aplicação que proporcionam a melhoria do aspecto visual do impresso. A mais comum é a aplicação em todo o material, com a secagem por meio de luz ultravioleta. Esse tipo de aplicação se faz com máquinas acopladas ao sistema offset ou outro que permita tal recurso.

COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p.168. Adaptado.

O recurso mencionado acima é o(a)

6 Q918457 | Design Gráfico, Papéis, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A qualidade de um produto gráfico depende diretamente da seleção adequada do papel. Fatores como acabamento, gramatura e estrutura física do papel devem ser considerados para cada tipo de trabalho. Qualquer erro na especificação de uma dessas características pode determinar um resultado abaixo do esperado. E nem sempre é questão de preço; a opção por um papel mais caro pode até mesmo prejudicar um projeto, por distanciá-lo das necessidades do público-alvo.
COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p. 156. Adaptado.

Sobre o papel e suas características, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O papel amarelado e fosco, com textura leve, é mais apropriado para longas sessões de leitura, porém distorce as cores.

( ) O papel branco geralmente é mais barato do que o amarelado, não altera as cores das imagens e proporciona uma leitura mais confortável.

( ) O papel branco e revestido é indicado para livros de imagens, no entanto cansam mais os olhos.

( ) O papel adquirido em folhas no Brasil segue os formatos de padronização ANSI, conhecidos como AA (76 cm x 112 cm) e BB (66 cm x 96 cm).

( ) Os tipos de papel podem ser classificados conforme o peso: suportes com até 120 g/m2 são chamados de ‘papel’, de 120 a 180 g/m2 são denominados ‘cartolina’ e a partir de 180 g/m2 passa a ser chamado de ‘cartão’.


A sequência correta é

7 Q918464 | Design Gráfico, Papéis, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A maioria dos livros é produzida em formatos que se ajustam aos tamanhos de papel padrão e às máquinas de impressão. Os formatos de papel da série A iniciam no tamanho A0. Cada formato subsequente é obtido ao dividir o anterior ao meio, mantendo a proporção.

Com base nesses padrões, o formato que apresenta as dimensões de 105 x 148 mm é o

8 Q918466 | Design Gráfico, Processo de Impressão, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No processo de impressão, é essencial selecionar o equipamento adequado para cada tipo de trabalho, evitando desperdícios econômicos, como utilizar uma impressora de grande porte para produzir uma pequena quantidade de blocos de anotação.
BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. ed. rev. e atual. trad. Aline Grodt. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 84. Adaptado.

O processo de impressão mais indicado para trabalhos de pequena tiragem em preto e branco é a(o)

10 Q918472 | Design Gráfico, História, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O apetite mundial não só pelas revistas, mas também por sua criação, parece ser insaciável e em nenhum lugar isso é mais aparente do que no aumento dos zines (“fanzines” de baixa tiragem para público minoritário) publicados de forma independente e publicações de interesse especial, que atendam nichos de público no mundo inteiro. Essas publicações esperam oferecer aos leitores algo que os títulos tradicionais, com sua busca por um grande volume de circulação, não oferecem.

CALDEWEEL, Cath; ZAPPATERRA, Yolanda. Design editorial. Trad. Edson Furmankiewicz. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014. p. 30.

Diferentemente do zine, NÃO se trata de uma publicação artesanal independente o
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