A qualidade de um produto gráfico depende diretamente da seleção adequada do papel. Fatores
como acabamento, gramatura e estrutura física do papel devem ser considerados para cada tipo
de trabalho. Qualquer erro na especificação de uma dessas características pode determinar um
resultado abaixo do esperado. E nem sempre é questão de preço; a opção por um papel mais caro
pode até mesmo prejudicar um projeto, por distanciá-lo das necessidades do público-alvo.
COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p. 156. Adaptado.
Sobre o papel e suas características, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O papel amarelado e fosco, com textura leve, é mais apropriado para longas sessões de leitura,
porém distorce as cores.
( ) O papel branco geralmente é mais barato do que o amarelado, não altera as cores das imagens
e proporciona uma leitura mais confortável.
( ) O papel branco e revestido é indicado para livros de imagens, no entanto cansam mais os olhos.
( ) O papel adquirido em folhas no Brasil segue os formatos de padronização ANSI, conhecidos
como AA (76 cm x 112 cm) e BB (66 cm x 96 cm).
( ) Os tipos de papel podem ser classificados conforme o peso: suportes com até 120 g/m2 são
chamados de ‘papel’, de 120 a 180 g/m2 são denominados ‘cartolina’ e a partir de 180 g/m2
passa a ser chamado de ‘cartão’.
A sequência correta é
a) V, F, V, F, V.
b) F, V, V, V, F.
c) V, F, V, F, F.
d) V, V, V, F, V.
e) F, V, V, F, V.