Questões de Concursos Públicos: Eapanhol

Resolva online questões de Eapanhol para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q474835 | Eapanhol, Interpretação de Texto, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

O texto a seguir é um trecho de uma entrevista concedida por Janet M. Paterson à revista Aletria.

Aletria — Vários críticos, tais como Lacan, Derrida, Levinas, Deleuze, Lévi-Strauss, Bhabha e Spivak, têm discutido a questão da alteridade e as implicações das teorizações baseadas nas percepções do outro. Quais são as bases teóricas de sua pesquisa sobre figurações da alteridade?

Janet M. Paterson — O trabalho do sociossemioticista francês Eric Landowski forneceu o arcabouço conceitual de meu livro. Em Présences de l’Autre: essais de socio-sémiotique, Landowski estuda casos reais de alteridade em Paris, tais como os moradores de rua ou os artistas da região do Centre Pompidou. Isso lhe permitiu elaborar uma metodologia extremamente requintada e precisa que me pareceu muito útil. Mencionarei alguns de seus principais conceitos: a distinção entre diferença e alteridade (distinção que permite a Landowski conceituar alteridade); a necessidade de um grupo de referência (um grupo social dominante) para a existência de qualquer forma de alteridade; e a complexidade dos vários tipos de relações estabelecidas com o outro. Acima de tudo, eu era continuamente lembrada de que na literatura, assim como na sociedade, a alteridade é sempre uma construção.

Na teoria literária, a emergência da noção de alteridade vincula-se teoricamente de modo mais expressivo aos textos produzidos no

2 Q474641 | Eapanhol, Literatura, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Assinale a opção que apresenta corretamente duas tendências da literatura contemporânea.

3 Q474655 | Eapanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, Ensino Médio

Qual a alternativa correta quanto ao uso do verbo gustar?

4 Q474650 | Eapanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, Ensino Médio

Dadas as seguintes frases,

- Llevo cinco años estudiando literatura comparada.

- Estuve tres meses viviendo en España.

- ¿Por qué andas saliendo con esas chicas?

- Mi madre está preparando nuestra cena.

é correto afirmar que todas são perífrases verbais de

5 Q474790 | Eapanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, Ensino Médio

O imperativo afirmativo é usado para:

I. dar instruções;

II. responder a pedidos;

III. dar ordens;

IV. fazer elogios.

Das afirmativas,

verifica-se que estão corretas apenas

6 Q474806 | Eapanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, Ensino Médio

Qual alternativa apresenta apenas verbos irregulares no futuro simples do indicativo?

8 Q474889 | Eapanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, Ensino Médio

Qual alternativa apresenta lo como artigo neutro?

9 Q474899 | Eapanhol, Língua Espanhola e Educação, Professor de Língua Espanhola, IDECAN, Ensino Médio

Lea atentamente las características de una metodología de aprendizaje presentada abajo.

 La lengua es un conjunto de reglas;

 El modelo de lengua está en los textos literarios;

El aprendizaje es deductivo y ocurre a partir del análisis y memorización de los contenidos;

 Los contenidos son estudiados a partir de las reglas y normas gramaticales, morfosintaxis y vocabulario;

El objetivo principal es adquirir la competencia de leer y escribir en la lengua aprendida; y,

 El profesor es la autoridad superior de la clase, organiza y dirige a los alumnos.

Los aspectos presentados arriba se refieren al método:

10 Q474880 | Eapanhol, Gramática, Professor, SEDUC PE, IPAD, Ensino Médio

La tilde diacrítica de las palabras sólo, aún, más y permite afirmar que las mismas pertenecen a la categoría de