Questões de Concursos: Educação Infantil

Prepare-se para a prova com questões de Educação Infantil de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q57547 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

O documento “Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” tem como objetivo central:

2 Q5197 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Hoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é

3 Q5192 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Brincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada.

Deve-se incentivar e organizar a base estrutural da brincadeira na instituição infantil.

Cabe ao auxiliar e ao professor, nessa intervenção intencional,

4 Q4099 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

Para que a instituição de Educação Infantil possa obter elementos sobre o trabalho desenvolvido com as crianças, ela deve organizar estratégias de avaliação que possibilitem:

5 Q5195 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.

6 Q27130 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

Os conteúdos são compreendidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, como instrumentos para analisar a realidade, não se constituindo em fim em si mesmos. Garante que, para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela, os conteúdos devem ser trabalhados:

7 Q5191 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a

8 Q5189 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser

9 Q5193 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Pode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador:

10 Q47842 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao significado do letramento, EXCETO:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.