Questões de Concursos Públicos: Eletroeletrônica

Encontre aqui questões Eletroeletrônica de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Assinale a alternativa que apresenta a funcionalidade de um diodo zener que se encontra na saída de um
retificador e em paralelo com a carga elétrica.
Sobre motores elétricos, são CORRETAS as afirmativas, EXCETO:
Analise as afirmativas sobre os transistores bipolares, marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso. 
( ) A operação do transistor NPN é análoga à do PNP, porém com os papeis desempenhados pelos elétrons e lacunas trocados. 
( ) A camada que corresponde à base, num transistor bipolar, deve ser fortemente dopada para que os portadores minoritários apareçam em número reduzido. 
( ) A região ativa de operação de um transistor bipolar é caracterizada pela existência de duas junções diretamente polarizadas. 
( ) Um transistor bipolar fortemente saturado deverá ser mais facilmente comutado para o corte que um outro fracamente saturado. 
( ) O fator de amplificação, para a configuração emissor comum é representado pelo símbolo ? (BETA), sendo dado por ? = Ic / Ib , com valor sempre maior que 1. 
A sequência correta é:
Texto associado.

O motor de partida ou motor de arranque é um motor elétrico de
corrente contínua que tem a finalidade de girar o motor de
combustão (motor principal) para que ocorram as primeiras
explosões, após as quais o motor de combustão passa a funcionar
por si só. Considerando essas informações, julgue os seguintes
itens.

O giro inicial do motor de combustão ocorre através do acoplamento do motor de arranque ao volante do motor de combustão por meio do deslocamento de um pinhão de engrenagem que se encaixa no volante e transfere o giro do motor de arranque para o motor de explosão.

Texto associado.

O alternador automotivo é um gerador de corrente elétrica que
transforma energia mecânica em elétrica e tem a função de carregar
a bateria automotiva, alimentar os equipamentos elétricos instalados
no veículo, além de alimentar os sistemas de ignição e injeção
eletrônica. De acordo com essas informações, julgue os próximos
itens.

A placa retificadora ou placa de diodos permite transformar corrente alternada produzida pelo alternador automotivo em corrente contínua.

Texto associado.

O motor de partida ou motor de arranque é um motor elétrico de
corrente contínua que tem a finalidade de girar o motor de
combustão (motor principal) para que ocorram as primeiras
explosões, após as quais o motor de combustão passa a funcionar
por si só. Considerando essas informações, julgue os seguintes
itens.

Os motores de arranque têm como componentes: um conjunto do solenoide (solenoide, automático e núcleo de ferro acionador), garfo (alavanca), conjunto do pinhão (bendix), conjunto do comutador, conjunto do estator, rotor (induzido), mancais e carcaça.

Com relação a retificadores trifásicos não controlados de seis pulsos e de três pulsos, avalie as seguintes afirmações. 
I. A frequência de ondulação de um retificador trifásico não controlado de seis pulsos é maior do que a frequência de ondulação de um retificador trifásico não controlado de três pulsos. 
II. A tensão de ondulação de um retificador trifásico não controlado de seis pulsos possui em sua saída uma tensão DC menor que a tensão de ondulação de um retificador trifásico não controlado de três pulsos 
III. O retificador trifásico não controlado de seis pulsos não pode ser ligado diretamente a uma rede trifásica. 
Está correto apenas o que se afirma em 
Dispositivos para medir temperatura são muito importantes em sistemas eletrônicos de controle. Sobre esses sensores e transdutores, que podem ter tecnologias diferentes, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO:
Texto associado.

O alternador automotivo é um gerador de corrente elétrica que
transforma energia mecânica em elétrica e tem a função de carregar
a bateria automotiva, alimentar os equipamentos elétricos instalados
no veículo, além de alimentar os sistemas de ignição e injeção
eletrônica. De acordo com essas informações, julgue os próximos
itens.

Entre os defeitos que ocorrem nos estatores de alternadores, estão os curtos-circuitos entre as bobinas e as lâminas de aço, o que os impede de gerar energia. Geralmente, esses curtos ocorrem por envelhecimento do verniz, falhas na hora da montagem e atritos causados pelo rotor.

Texto associado.

Relés são dispositivos elétricos que abrem ou fecham circuitos
elétricos por meio de um sinal de tensão, e fusíveis são elementos
de proteção dos sistemas elétricos contra uma possível sobrecarga
ou curto-circuito. Com relação a esses dispositivos, julgue os itens
seguintes.

Nos relés, a numeração junto aos bornes designa sua ligação aos componentes. O número 31 indica que o borne a ele correspondente deve ser conectado a um ponto de massa negativo ligado à bateria.