Questões de Concursos: Engenharia Florestal

Prepare-se para a prova com questões de Engenharia Florestal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q185366 | Engenharia Florestal, Licenciamento Ambiental, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

­Sobre o licenciamento ambiental, é INCORRETO afirmar:

2 Q185446 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

Quanto à dormência apresentada por muitas sementes florestais é incorreto afirmar:

3 Q185551 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Considerando a classificação dos sistemas agroflorestais, avalie as afirmações a seguir.

I. Os sistemas agrossilviculturais são um tipo de agrofloresta onde se combinam somente espécies perenes e culturas não agrícolas.

II. Os sistemas silvipastoris são um tipo de agrofloresta onde se combinam somente espécies perenes e espécie(s) zootécnica(s).

III. Os sistemas agrossilviculturais, silvipastoris e agrossivipastoris são expressões sinônimas que se referem ao consórcio aleatório entre espécies florestais, agrícolas e zootécnicas.

IV. Os sistemas agrosslivipastoris são uma forma de agrofloresta cujo arranjo enquadra espécies perenes, culturas agrícolas e espécie(s) zootécnica(s), com suas respectivas plantas forrageiras.

É correto apenas o que afirma em

4 Q185365 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

Com relação aos incêndios florestais, analise as seguintes sentenças:

I) O fogo tem influência marcante na sucessão de algumas comunidades, como as florestas de coníferas, cerrados e savanas, que apresentam alta inflamabilidade e freqüentes incêndios, podendo ainda influenciar na dinâmica desses ecossistemas.
II) O que efetivamente danifica ou mata a vegetação durante um incêndio é a elevação da temperatura das células vivas a um nível letal em locais críticos da planta, como a base do tronco e a folhagem. A morte do câmbio na base do tronco é a causa principal da morte das árvores por incêndios florestais.
III) Com a queima da matéria orgânica todos os elementos minerais são liberados sendo perdidos pela volatilização juntamente com a fumaça emitida, ficando o solo exposto e sem nutrientes.
IV) A acidez do solo não se altera após a combustão da matéria orgânica, não havendo mudanças do pH em função deste processo com o decorrer do tempo.

Assinale a alternativa correta:

5 Q185434 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

A altura total de uma árvore pode ser obtida por medição ou estimação. É uma variável empregada para estimar o volume do fuste, em equações de volume, bem como para determinar a capacidade produtiva de terrenos florestais. Com relação aos instrumentos para medir a altura de árvores indiretamente (hipsômetros), todos, sem exceção, têm sua construção baseada nos princípios geométricos ou trigonométricos.

MACHADO, S., FIGUEIREDO FILHO, A. Dendrometria. 2 ed. Guarapuava: UNICENTRO, 2009. 316p. (com adaptações)

Sobre os hipsômetros, avalie as afirmações que se seguem. I. Os hipsômetros geométricos são graduados com base em relações angulares de triângulos retângulos.

II. Os hipsômetros trigonométricos são mais precisos do que os construídos com base no princípio geométrico.

III. Os hipsômetros geométricos têm a vantagem de não necessitar de medidas de distâncias do operador à árvore.

IV. Os hipsômetros trigonométricos são graduados com base em relações angulares de triângulos semelhantes.

É correto apenas o que se afirma em

6 Q185325 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

Normalmente, a análise dos dados de um experimento envolve três etapas distintas. Na primeira etapa, a homogeneidade da variância dos tratamentos pode ser testada pelo teste de Bartlett. A segunda etapa consiste na análise de variância dos dados obtidos, enquanto a terceira etapa é a aplicação de um teste de comparação de médias dos tratamentos. Com base, considere as seguintes afirmativas:

1-A análise de variância só deve ser feita se o teste de Bartlett indicar que as variâncias dos tratamentos são homogêneas.
2-A análise de variância é um procedimento que testa a existência ou não do efeito dos tratamentos, representados por suas respectivas médias.
3-A homogeneidade das variâncias dos tratamentos pode se conseguida pelo uso de uma transformação dos dados originais.
4-Os testes de comparação de médias devem ser sempre aplicados e dependem do tipo de delineamento experimental usado.

Assinale a alternativa correta.

7 Q185416 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

Analise as seguintes sentenças:

I) A germinação ocorre numa seqüência de eventos fisiológicos influenciada por fatores externos do ambiente, tais como: luz, temperatura, disponibilidade de água e de oxigênio, e internos, tais como: inibidores e promotores da germinação.
II) A água é o fator de maior influência sobre o processo de germinação. Com a absorção de água, por embebição, ocorre a reidratação dos tecidos e, consequentemente, a intensificação da respiração e de todas as outras atividades metabólicas.
III) A velocidade de absorção de água varia com a espécie, com o número de poros distribuídos sobre a superfície do tegumento, disponibilidade de água, temperatura, pressão hidrostática, área de contato da semente com a água, forças intermoleculares, composição química e qualidade fisiológica da semente.
IV) Entre os gases que influenciam positivamente a germinação estão o CO2 e o SO2. A necessidade de oxigênio para a germinação varia de espécie para espécie, mas as plantas lenhosas que crescem em terra firme necessitam de solo bem aerado com boa disponibilidade de oxigênio.

Assinale a alternativa correta:

8 Q185324 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Para o estabelecimento de plantações florestais com bom padrão silvicultural, é fundamental o uso de mudas bem formadas e vigorosas. Tendo em vista que vários fatores devem ser considerados para a seleção das mudas e para o plantio florestal, avalie as afirmações que se seguem.

I. As mudas com ampla área foliar distribuída em todo o caule e com coleto mais espesso se estabelecem e crescem mais rápido no campo. Essas mudas são formadas sob condições mais adensadas nos canteiros de produção.

II. A rustificação visa conferir maior grau de tolerância à muda diante das condições ambientais adversas no campo. Nas estações chuvosas, as mudas podem apresentar menor grau de rustificação. III. As mudas com maior relação altura/diâmetro do colo, bem acima da média normal, têm, geralmente, melhor qualidade.

IV. As mudas de eucalipto produzidas em sacos plásticos não possuem raiz pivotante devido ao enovelamento de raízes.

V. No Brasil, a maioria das plantações de Pinus é estabelecida com mudas clonais, e as de Eucalyptus, com mudas seminais.

É correto apenas o que se afirma em

9 Q185244 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

A respeito da condução de seiva bruta nas angiospermas, é correto afirmar:

10 Q185457 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

O objetivo geral do uso da dendrometria na engenharia florestal pode ser a determinação do volume das árvores e suas respectivas partes, bem como a existência de madeira numa dada área. Pretende saber também a grandeza e volume dos principais produtos florestais. Em relação à medição das variáveis dendrométricas, é correto afirmar:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.