Questões de Concursos: Engenharia Naval

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1 Q790451 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

Sobre as deformações plásticas e as elásticas, determine se as afirmativas são V (verdadeiras) ou F (falsas).

I. A deformação plástica é reversível;

II. A deformação plástica é provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade;

III. A deformação elástica desaparece, quando a tensão é removida;

IV. A deformação elástica procede da deformação plástica.

São verdadeiras:

2 Q249634 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em metrologia, erro sistemático é definido como a(o)

3 Q105540 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIO

Quantos contêineres um navio porta-contêiner, com capacidade de carga igual a 10.000 TEU, pode, teoricamente, transportar?

4 Q790493 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

Leia as informações abaixo e analise se são falsas ou verdadeiras.

I. ( ) Esforços longitudinais - São os esforços de flexão no sentido do comprimento, que tendem a estabelecer no casco as deformações chamadas alquebramento e tosamento.

II. ( ) Esforços transversais - Os efeitos mais importantes são os que provêm da ação dos movimentos oscilatórios transversais em consequência das vagas, ou da ação dos pesos desigualmente distribuídos em uma seção transversal.

III. ( ) Esforços locais - Os esforços locais, propriamente ditos, são os esforços que tendem a deformar uma parte qualquer da estrutura do casco.

A sequência correta é

5 Q249823 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O controle de qualidade do processo incorpora o conceito denominado ciclo PDCA. As fases do controle de qualidade que correspondem a esse ciclo são:

6 Q249907 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Os incêndios são classificados de acordo com os materiais neles envolvidos e com a situação em que se encontram. Com essa classificação, é determinado o agente extintor adequado para o tipo de incêndio específico. Nessa perspectiva, os incêndios da

7 Q790533 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

O aço de baixo teor de carbono usado em estruturas tem um limite de resistência ao cisalhamento da ordem de 3160kgf/cm2. A força necessária, em kgf, para fazer um furo de 2cm de diâmetro numa chapa de 1cm de espessura é de, aproximadamente:

8 Q250355 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em Metrologia, cometem-se erros quando se medem valores das grandezas físicas. Aqueles que aparecem insistentemente em uma série de medidas, que podem ocorrer tanto na construção ou aferição dos instrumentos de medida, como no método de medida utilizado, são os erros considerados

9 Q790529 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio sofreu alterações na geometria do casco, em que sua área de seção mestra aumentou 20%, a boca aumentou 50% e o coeficiente de bloco reduziu 20%. O calado e o comprimento do casco não foram alterados. Com relação ao coeficiente prismático longitudinal, conclui-se que

10 Q105833 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítimo, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à arbitragem, verifica-se que

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